• Atendimento
Como é o dia a dia de um manipulador da área publicitária? Como o fotógrafo realiza seu trabalho, desde a fotografia, tratamento e entrega ao cliente? É fácil começar a trabalhar com manipulação de imagens e fotografia? Quais programas são utilizados no dia a dia do fotógrafo e que fazem a diferença no trabalho?
 
São muitas as dúvidas de quem se interessa por trabalhar com fotografia. Essas questões não estão perto de serem respondidas em definitivo, ao contrário, há profissionais que repensam suas respostas constantemente. Por isso, o CHOCOLADESIGN.com entrevistou o manipulador de imagens MARCELO DANTAS, fotógrafo com muitos anos de experiência e que trabalha atualmente como freelancer para grandes clientes no Brasil e mantém um curso online (veja o curso em www.pszh.com.br ). Marcelo parte de uma rápida descrição de sua caminhada e responde de forma bem objetiva às perguntas que dão uma ótima orientação para quem pensa em seguir a vida como fotógrafo profissional ou, mesmo, ter como hobby essa atividade. Os ensinamentos são motivadores, veja:
 
Nada de rotinas
"Posso te dizer que (o dia a dia de um manipulador da área publicitária) nunca é igual ao anterior rs, nessa profissão, o que posso afirmar é que não existe monotonia, cada dia é um novo desafio aonde é necessário criar uma nova solução."
 
Sinergia entre conhecimentos
"Quando estamos fazendo o briefing  já consigo saber se aquela iluminação vai funcionar ou não para a composição do trabalho ou se vai ser preciso criar alternativas para resolvermos os desafios do trabalho."
 
Sobre ser profissional de verdade
"É como em qualquer outra profissão, é preciso se preparar, estudar, praticar e ir atrás da oportunidade."
 
Sobre os prazeres e os "ossos" do ofício de quem trabalha como fotógrafo por conta própria
"Você não tem só que se preocupar em executar o serviço, você tem que se preocupar com a administração do negócio, contabilidade, venda do seu negócio. Fiz alguns cursos de gestão de negócio para entender essa parte administrativa."
 
Leia a entrevista (em https://goo.gl/6Jf7xM ) e visite o site da Graduação em Fotografia da Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet (ECDD). Você se surpreenderá com um programa que prepara você para um mercado fascinante e realizador. O programa da Graduação em Fotografia do Infnet você encontra em http://www.infnet.edu.br/ecdd/proposta-graduacao-fotografia-digital