Notícias

Alunos do Infnet participam do HackPUC e desenvolvem aplicativo de leilão em 36 horas

De 21 a 30 de julho ocorreu o “HackPUC”, evento de cultura digital para os amantes de tecnologia e inovação.

Uma das etapas do evento foi o “Hackathon”, uma maratona de desenvolvimento em que os programadores tem como objetivo entregar um aplicativo construído com base em um tema pré definido.

O tema deste ano foi Fintech (tecnologia aplicada a serviços financeiros), e ao longo de 36 horas corridas cerca de 150 estudantes tiveram como objetivo desenvolver uma solução baseada nesse ambiente.

Nesta edição o Instituto Infnet foi representado pelos alunos da turma de Engenharia de Software Guilherme Jardim, Leonardo Cabral, Tiago Poleze e Yuri Mello, que desenvolveram um aplicativo móvel para a plataforma Android com foco em redução de custos por meio de um sistema de “leilão” e análise dos dados gerados pelos processos de compra e venda.

O sistema funciona em duas partes, a primeira é um leilão invertido em que os lojistas podem criar uma lista de compras com intuito de publicar e exibir para os fornecedores dos produtos solicitados. Após essa etapa, o sistema permite que os fornecedores enviem propostas visando o melhor custo benefício para o comprador. Além disso, enquanto os compradores não fecharem o negócio, os fornecedores podem reavaliar e editar suas propostas, bem como acompanhar as ofertas enviadas pela concorrência.

A segunda parte é a análise dos dados gerados por meio desse fluxo de compra e venda. Com a obtenção dos dados de custos, produtos, taxa de quantitativo de venda mediante sazonalidade, preço médio de produto por região e outras informações, é possível gerar análises gráficas baseadas nessas informações, aumentando a base de conhecimento de ambos os lojistas sobre suas compras, vendas e concorrência.

Guilherme Jardim
https://www.linkedin.com/in/guilherme-jardim-278240100/

Leonardo Cabral
https://www.linkedin.com/in/leonardo-cabral-968555120

Tiago Ferreira
https://www.linkedin.com/in/tiago-ferreira-52513394/

Yuri Mello
https://www.linkedin.com/in/yuri-mello-6ba968b3/