» A Escola

Notícias

Coordenador do Infnet obtém nova certificação profissional CBPP

Tamanho do texto

Paulo Tostes, nosso coordenador pedagógico e professor de vários MBAs e 15 anos de experiência em gestão de equipes, acumulou mais uma certificação, a CBPP. E agora nos ajuda a entender essa importante certificação:

A quem se destina a certificação CBPP?
A profissionais que trabalham com gerenciamento de processos de negócio como sua ocupação principal ou que possuam longa experiência na área de processos.

Como a certificação CBPP pode ser obtida?
O exame foi criado com calibrações e análise psicométrica para assegurar que um profissional certificado CBPP é capaz de demonstrar conhecimento e experiência, e não que simplesmente leu um livro. Primeiramente, o candidato ao exame de certificação CBPP deverá ingressar com seu histórico profissional e acadêmico no LinkedIn (www.linkedin.com) que será a base sobre a qual os avaliadores da ABPMP conduzirão análise curricular. Em seguida, o candidato deverá se submeter a um rigoroso exame que avaliará o conhecimento nas nove áreas do BPM CBOK.

Qual experiência profissional é requerida?
São requeridos 4 anos de experiência profissional em gerenciamento, controle, transformação, melhoria, análise, desenho, modelagem ou automação de processos(independentemente do cargo assumido).

E se o candidato possuir conhecimento teórico em gerenciamento de processos de negócio, mas tiver pouca ou nenhuma experiência prática, ele pode se tornar um CBPP?
Se não possuir a experiência prática exigida, então não é elegível ao exame. Um profissional certificado CBPP deve possuir experiência prática e conhecimento técnico atualizado. O caminho natural para a certificação é começar a atuar na área de processos e adquirir habilidade para articular princípios e práticas definidos no BPM CBOK.

Que dicas você dá para quem quer tirar essa certificação?
É preciso muito preparo e dedicação, além de experiência na área. Ler e resumir o CBOK, destacando os pontos chave. Acho importante também praticar com simulados e separar tempo para estudar. É uma prova cara e os cursos preparatórios, apesar de valer o investimento, também não são baratos. O candidato não deve se dar o luxo de fazer a prova se tem dúvidas do seu preparo, pois pode estar desperdiçando um bom valor em termos de recursos financeiros. Acho bacana trocar experiência com pessoas da área que já possuam esta certificação também.

Temos algum curso que prepara para essa certificação?
Não temos cursos específicos para essa certificação. Para os alunos que estão no início de carreira estamos preparando para a certificação da OCEB, OMG-Certified in BPMN 2, no no curso da Graduação em Sistemas de Informação, no qual eu dou aulas regulares.