» A Escola

Notícias

ZUCKENBERG APOSTA EM FATURAMENTO COM VÍDEOS NO FACEBOOK

Tamanho do texto
Aqueles que produzem vídeos e publicam no Youtube sentem falta de uma política de remuneração de seus vídeos no Facebook. E não é por menos, já que muitos assistem e compartilham vídeos via Facebook e não visitam os canais dos mesmos produtores no Youtube. Mas agora chega uma boa notícia: "o Facebook estuda uma forma de permitir que os donos de vídeos possam receber dinheiro pelo seu material", diz o portal TECHTUDO.COM.BR (ver em https://goo.gl/ZWTdvQ ).
 
A ideia do Facebook é gerar receita a partir da exibição de publicidade e dividi-la entre a plataforma e o criador do vídeo. Isso lembra o modelo já realizado pelo site de vídeos do Google. Ainda em testes e sem data para iniciar, a novidade já gerou discussões na rede social. A monetização idealizada pelo Facebook mostra que a rede social valoriza mais o tempo de exibição dos vídeos e não o número de conteúdos assistidos. Veja:
 
A receita deve ser repartida: 55% para os produtores;
Os novos anúncios devem ser para vídeos com, pelo menos, 90 segundos de duração;
Os anúncios só devem ser exibidos para quem assistir 20 segundos do vídeo, no mínimo.
 
Outra conclusão dos analistas é que essa é uma forma de incentivar os produtores a criarem vídeos longos. A rede aposta, então, em uma política bem diferente da adotada nas métricas atuais, em que um vídeo no Facebook é considerado assistido se for visualizado por brevíssimos três segundos, o que faz com que o recurso autoplay aumente consideravelmente a performance nos indicadores. Esse assunto é tão polêmico que o próprio Mark Zuckenberg, CEO do Facebook, proibiu que se exibisse propagandas ao início de cada vídeo.
 
Como se vê, cada vez mais regras de negócios entram na rede e permitem que as organizações modulem diferentes estratégias de marketing online. O conhecimento do profissional de marketing é cada vez mais exigido e seu domínio das melhores ferramentas para gestão de marcas e produtos no ambiente digital é fundamental para que ele seja capaz de pôr em prática um planejamento completo de marketing para o ambiente digital. O MBA em Marketing Digital da Escola de Negócios do Instituto Infnet é o melhor curso para desenvolver essas habilidades tão exigidas pelo mercado.