» A Escola

Notícias

Projeto integrado de alunos da Escola de Negócios supera expectativas!

Tamanho do texto

Os alunos Alexandre, Darlene, Juliana, Ricardo e Vitor, após muitas reuniões, debates, troca de ideias e trabalho em equipe, apresentaram o seu primeiro projeto integrado. A ideia era produzir algo que gerasse impactos no mercado, que pudesse ser aplicado no dia a dia, facilitando, através da automação dos processos, as atividades daqueles que trabalham no ramo alimentício.

A apresentação foi um sucesso! Valeu a pena o esforço, a dedicação e o empenho. O grupo demonstrou que “com força de vontade, ótimas instruções e uma estrutura adequada é possível ir além das expectativas”.

Os alunos reconhecem, ainda, que a união do grupo e o apoio do professor foram fundamentais para que os objetivos fossem atingidos. E parece que esse é só o começo de um projeto que pode ser aprimorado a partir dos próximos ciclos.

Como diz o próprio professor Paulo Tostes, “eles superaram, em muito, minhas expectativas”! O grupo se envolveu efetivamente com a proposta e demonstrou o que ainda está por vir, a partir da aprendizagem contínua e da vivencia com situações muito próximas ao que vão encontrar no mercado, o que muito tem a ver com a filosofia do Instituto.

Parabéns a todos os envolvidos e muito sucesso nesta caminhada!

Na íntegra, o depoimento dos alunos envolvidos no projeto.

Alexandre
“Parafraseando Leonardo da Vinci e Saramago, ‘todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos’. Dessa forma, ‘o conhecimento une cada um consigo mesmo e todos com todos’. Obrigado a Deus por existir, à minha Família, aos Colegas de Turma, aos Professores e ao INFNET, por me propiciar participar de um Projeto Acadêmico inovador que tem tudo para se tornar Empresarial, sentindo e acreditando que aprender é possível a qualquer tempo”.

 

 

 

Darlene 
“Tive dois sentimentos ao me deparar com este projeto, que foi proposto logo no primeiro ciclo. O primeiro foi a insegurança, o medo de não conseguir e o segundo o desafio, a vontade de fazer o meu melhor. Realizar esse projeto foi uma experiência muito gratificante e intensa. Muito empenho e dedicação foram exigidos, e a recompensa veio com o reconhecimento do professor e dos colegas de classe. Durante esse processo tive a certeza de que, com força de vontade, ótimas instruções e uma estrutura adequada, somos capazes de ir além das nossas expectativas. Estou empolgada para os próximos desafios”.

 

 

Juliana
“Fazer esse trabalho relacionado ao gap identificado no mercado foi muito gratificante. Foram as duas semanas mais árduas de todo o período. Algumas noites sem dormir pensando em como o projeto ficaria ao ser finalizado, se atenderia às necessidades do mercado. E, também, pensar em todos os problemas que o cliente poderia encontrar. Não queríamos deixar nenhuma dúvida ao terminar a apresentação. E foi realmente o que aconteceu. Acho que ter todo o nosso esforço reconhecido pelo nosso professor e pela turma é a melhor recompensa que o grupo poderia receber”.

 

 

Ricardo
"Graças aos meus amigos, adquiridos no Instituto, e à equipe docente, tive a possibilidade de fazer parte da concepção de um projeto bastante ambicioso. O Infnet abriu essa porta para mim e para meus amigos nesta etapa tão importante”.

 

 

 

 

Vitor
“Vivenciar o meu primeiro projeto foi uma grande experiência. O trabalho com meus colegas e o apoio do professor Tostes, sem dúvida, me deram forças para fazer o meu melhor. Após debates, conseguimos identificar uma necessidade e um produto para responder à demanda. Foram dias seguidos de trabalho e, no final, tudo foi extremamente recompensador. O reconhecimento do professor tem nos dado forças para continuar nessa caminhada”.

 

 

SOBRE A DISCIPLINA DE PROJETO

Perguntamos ao Professor Paulo Tostes, o motivo pelo qual ele considera que o projeto dos alunos Alexandre, Darlene, Juliana, Ricardo e Vitor chamou tanto atenção. Para entender melhor o tamanho do desafio. Eis o depoimento do professor, que explica um pouco mais sobre este desafio:

 Prof. Paulo Tostes
“Para nós docentes a disciplina de Projeto representa um desafio muito grande, considerando que não adotamos uma abordagem comodista. O aluno desde o início é desafiado a fazer já nos primeiros dias algo de concreto, uma solução para um problema empresarial que poderia ser adotada em uma situação real ou muito próxima da realidade. Não se trata de nenhum problema impossível, mas muitas vezes isso gera tensão nos alunos. Sabemos no entanto, que é também uma atividade altamente interessante, temos o relato de alunos que por iniciativa própria se entregam fervorosamente aos seus projetos. Este grupo me chamou atenção pela postura ativa e pelo profissionalismo que encararam o desafio. Acho que talvez seja por isso que escutei de uma consultoria muito famosa que eles estavam tranquilos, que sabiam que o aluno ser oriundo do Infnet fazia muita diferença na hora de selecionar. Acredito que se os alunos seguirem com essa postura obterão muito sucesso em suas vidas profissionais. Desejo ao grupo sucesso! Saibam que estaremos monitorando alunos de alto potencial como vocês. Aos futuros alunos indico que leiam atentamente o site da Escola de Negócios e entendam melhor porque a grade curricular de nossos cursos é tão inovadora e alinhada com o que o mercado deseja.”