Vida na Escola

Um de nossos alunos transformou um Android em um servidor DNS. Confira como!

Como transformar um Android em servidor DNS

O Flávio Thomaz Júnior, nosso aluno de Gestão da TI, conseguiu transformar um Android antigo e sem utilidade em um servidor DNS. 

“A atividade de transformar um celular android em um servidor de DNS Pi hole surgiu há tempos atrás, quando descobri esse sistema no reddit”, conta. 

O recomendado foi que ele usasse um aparelho específico para fazer essa configuração, mas Flávio acabou adaptando para a própria realidade e usou um dispositivo que estava parado em casa.

E como o Flávio fez?

Ele usou o Linux deploy, criou uma máquina virtual Ubuntu e instalou o Pi Hole (um código aberto de servidor DNS para bloqueio de anúncios). Na foto, você vê etapas do processo, que foi uma atividade de interesse pessoal dele.

“Tenho um apreço muito grande por privacidade de dados e anonimidade, e sempre recorro a fóruns, vídeos e tutoriais para aprender e entender de que maneira os dados pessoais são coletados, armazenados e vendidos”, explica. “Como isso é algo que me incomoda bastante, customizo toda a minha rede e meu browser para bloquear todo o tipo de artifício que pode ser usado para rastrear minha atividade na web.”

, , ,

Deixe sua opinião

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigo
mais recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Willian
Willian
5 meses atrás

Seria bom um tutorial assim como a manchete sugere.

LEIA TAMBÉM

Menu