ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Como transformar um Android em servidor DNS

O Flávio Thomaz Júnior, nosso aluno de Gestão da TI, conseguiu transformar um Android antigo e sem utilidade em um servidor DNS. 

“A atividade de transformar um celular android em um servidor de DNS Pi hole surgiu há tempos atrás, quando descobri esse sistema no reddit”, conta. 

O recomendado foi que ele usasse um aparelho específico para fazer essa configuração, mas Flávio acabou adaptando para a própria realidade e usou um dispositivo que estava parado em casa.

E como o Flávio fez?

Ele usou o Linux deploy, criou uma máquina virtual Ubuntu e instalou o Pi Hole (um código aberto de servidor DNS para bloqueio de anúncios). Na foto, você vê etapas do processo, que foi uma atividade de interesse pessoal dele.

“Tenho um apreço muito grande por privacidade de dados e anonimidade, e sempre recorro a fóruns, vídeos e tutoriais para aprender e entender de que maneira os dados pessoais são coletados, armazenados e vendidos”, explica. “Como isso é algo que me incomoda bastante, customizo toda a minha rede e meu browser para bloquear todo o tipo de artifício que pode ser usado para rastrear minha atividade na web.”

desenvolvimento mobile: a profissão para quem quer desenvolver aplicativos para celular
Desenvolvimento Mobile
rafaelasilva

Desenvolvimento Mobile: a profissão do momento

Desenvolvimento Mobile é uma das carreiras com maior perspectiva para o ano de 2019. Neste post falamos os principais nichos da profissão, os conhecimentos que são pré-requisitos para se especializar na área e as oportunidades de emprego no mercado.

Leia mais »