ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Lista de APIs para treinar desenvolvimento front-end

“API é um conjunto de rotinas de programação que são compartilhados para outros desenvolvedores ou sistemas”, explica o nosso prof. Rafael Cruz. “Uma das API mais conhecidas é o Google Maps comumente utilizados em Aplicativos como Uber, 99 e afins.”

Outros exemplos são sites que requerem um login e você tem a opção de conectar com o Google, Facebook ou outra rede. Essa opção é justamente uma API e tendo o acesso a algumas APIs prontas, dá para fazer um ótimo exercício de desenvolvimento front-end.

O treino vale tanto para implementar a API sem se preocupar com a construção do zero de um banco de dados quanto para montar um projeto completamente novo tendo essas APIs como ponto de partida principal.

Por isso, fizemos uma listinha com os links de algumas sugestões. Tem de vários temas, como previsão do tempo, histórias em quadrinho, maquiagem, jogos, filmes, séries, e mais. Sinta-se à vontade para acrescentar mais opções!

A seleção teve como referência este artigo feito pelo Anderson Nascimento, desenvolvedor web: “Essas são APIs gratuitas para exercitarmos requests, promises, listagens, e mais, para montar aquele front-end maneiro”.

Bons treinos!