ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Usos e importância de um banco de dados

A responsabilidade dos profissionais de banco de dados com os dados é grande.

“Dados errados ou manipulados podem induzir a tomada de decisões erradas ou podem até causar caos, destruir pessoas, ideias e até afetar a saúde de toda uma população”, comenta o professor Robson Combat.

Por isso, o Robson separou dois conteúdos bastante interessantes. Um é da Oracle, explicando o que é um banco de dados, afinal. Clique aqui para ler.

Já o segundo, aborda a questão de como o uso dos dados pode mudar o curso da história. O link é este.

Ainda nesse assunto, outro tópico relevante é a LGPD, que visa regular as atividades de tratamento de dados pessoais pelas empresas. A vigência, até então, está prevista para agosto de 2020. Mas devido ao cenário do Covid-19, talvez a data seja adiada.

De qualquer forma, é bom já ir estudando e implementando, aos poucos, no dia a dia das empresas. E a nossa aluna Carolina Braga vai ministrar um webinar sobre LGPD e órgãos públicos, nesta quinta-feira. Se inscreva aqui.“A LGPD apresenta peculiaridades para setores do mercado distintos”, diz. “Dentre esses, o setor público se destaca com diretrizes e regras próprias. Neste webinar vamos nos entender essas diferenças.”

E vocês, como usam os seus dados? Têm alguma dica para compartilhar? Nos diga qual!