ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Para pôr a solidariedade em prática

É sempre bacana ver projetos de alunos com potencial de trazer mudanças.

O desafio da vez foi criar uma solução para os problemas enfrentados nos meios de transporte por pessoas com deficiência física (PcD). Foi o projeto da disciplina de Interação Humano-Computador.

Mas o Gabriel Vianna foi além e pensou também em como uma PcD pode encontrar dificuldades na hora de desembarcar em local sem rampa ou dar de cara com uma rua sem pavimentação. 

Foi assim que nasceu a ideia do app Tamo Junto, que propõe “conectar pessoas que precisam de ajuda com quem quer ajudar”, conforme explica Gabriel. A ajuda pode ser voluntária ou motivada por campanhas de empresas que venham a apoiar a causa, gerando cupons e vouchers. 

Na foto está ilustrado todo o processo de entrar no app, se cadastrar e solicitar um help. Mas você tem também a opção de se cadastrar como um Acompanhante, mostrando que você está acompanhando uma PcD, mas ainda precisa de ajuda em algumas situações; ou como Parça, indicando que você não é PcD e deseja ajudar ao próximo.

“Vendo agora que o projeto já está bem mapeado, penso em colocá-lo nas lojas de apps”, planeja Gabriel. “Sendo um produto de valor para PcDs, a própria comunidade pode adotá-lo e difundi-lo.”

Sucesso!

dicas
Andre Kischinevsky

Você se importa com o QI?

Quem acha que não consegue emprego porque falta QI – “Quem Indica”, na linguagem popular – está se iludindo. É confortável consolar-se no imaginário brasileiro

Leia mais »