ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Cache com Redis desmistificado

Estamos na última semana do trimestre e projetos bem legais já estão surgindo.

Como o da grupo do Tadeu Rangel, Thays Maia e a Viviane Marques, alunos do MIT em Big Data. O bloco que terminou tratou de armazenamento. 

O foco do projeto, segundo o grupo, foi mostrar como se faz e armazena o cache com o Redis.

“É um projeto didático. O Redis monta a estrutura e técnica que pode ser aplicada para a maioria dos contextos de cache de uma aplicação”, explica Tadeu. “Mas para a estrutura funcionar, ele faz um intermédio com a API do Spotify, por exemplo, e cria uma lista de recomendação de artista e coloca essa informação em cache.”

E o projeto foi tão legal que o prof. Eduardo Morelli sugeriu que o grupo compartilhasse nas redes. Foi assim que o Tadeu montou um vídeo bem bacana no YouTube explicando o tema e o processo de como utilizar cache com Redis no Node.js.

Com esse resultado positivo, o grupo espera que mais pessoas conheçam e se beneficiem com a ferramenta. Tadeu conclui: “Pro futuro, penso em criar exemplos novos, para conseguir explorar as demais utilizações do Redis, sempre contextualizando o uso pro dia a dia”.

Sucesso a todos!

Ah, e o projeto está no GitHub também.

Braslight
Andre Kischinevsky

Professor Nota 10!

Prof. Allan Bessa começou a vida montando computadores. Estudou em colégio técnico, fez cursos livres de programação e entrou na área. Nessa época, morava em Del Castilho

Leia mais »