ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Quais são as tendências para a Cloud em 2020

Um assunto que está em alta é cloud. Por isso, separamos algumas previsões de como as coisas podem evoluir ainda esse ano.

“Estamos na época de transformação digital, na qual as empresas passam de bem de consumo para serviços”, comenta nosso prof. Rafael Cruz. “E esse processo está muito interligado com a Cloud.”

Então bora para as previsões!

Uma delas é de que a automação dominará a próxima fase da multicloud híbrida. A outra prevê que centros de comando de segurança vai proliferar como parte das estratégias de nuvem híbrida. Por fim, tem a ideia de que as ferramentas de código aberto continuarão a ser disseminadas para facilitar a adoção de Kubernetes.

O resultado é o seguinte: quanto mais agilidade tiver, menos burocracia para desenvolver um serviço melhor. Isso tudo sem perder de vista a redução de custos, o aumento da produtividade e evitar estarem limitadas a um único provedor.

Para implementar essas previsões, a galera de DevOps vai ser a mais importante, segundo o prof. Rafael. Ele explica: “É uma cultura adotada pelas empresas para se chegar mais rápido à produção de qualidade. Isso porque ela visa encurtar o tempo e também a distância entre o pessoal de desenvolvimento e o de operações”.

Gostou das dicas? Aqui tem o link para uma matéria que fala sobre essas previsões!