ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Como foi o 2º Geek Power: workshop on-line de programação do Infnet

Em agosto de 2021, a ESTI – Escola Superior da Tecnologia da Informação do Infnet – realizou o 2º Geek Power, um workshop de programação on-line, voltado exclusivamente para os estudantes do Ensino Médio.

O evento, que foi conduzido pela Beatriz Abreu – colaboradora que atua no setor pedagógico do Infnet – foi apresentado pelo Gustavo de Miranda, professor e engenheiro de software com quase 20 anos de experiência no mercado, contando com a participação do prof. Carlos Pivotto, coordenador dos cursos de graduação da ESTI.

É importante destacar que o Geek Power contou também com a participação dos monitores Kim Carvalho e Alice Fantoni, estudantes do Ensino Médio que participaram da primeira edição do evento, realizado em 2020.

“Quando participei do Geek Power no ano passado, eu estava começando a programar e foi muito bom para mim. Teve muita coisa que eu não fazia ideia e aprendi [no evento]. Depois foi muito mais fácil montar os meus projetos sozinho e aprender novas linguagens de programação. Então foi um ótimo início para mim.” contou Kim Carvalho.

Alice Fantoni também reforçou a importância de ter participado da primeira edição do Geek Power:

“O evento me ajudou bastante na programação. Principalmente para aprender uma nova linguagem que foi o Python, que tem me ajudado muito atualmente também.”

Como escolher uma graduação para ingressar na área de tecnologia?

Logo no início da atividade, o professor Carlos Pivotto ressaltou a importância que a programação passou a ter nos últimos tempos no mercado – e que certamente terá ainda mais nos próximos anos – chegando provavelmente a se tornar uma disciplina obrigatória nas escolas, já que é considerada um dos idiomas do futuro.

Na sequência, o prof. Carlos abordou uma questão muito recorrente para grande parte dos estudantes do Ensino Médio: como escolher uma graduação para ingressar na área de tecnologia?

Segundo Carlos Pivotto, o primeiro ponto a ser definido é saber qual carreira o estudante pretende atuar no mercado de trabalho. Porém, caso a escolha ainda não esteja muito clara no momento, isso não configura exatamente um problema.

Já que, ao cursar uma graduação, o aluno terá acesso a um conhecimento amplo na área de tecnologia, que o tornará capaz de atuar em diversas carreiras, possibilitando, durante o seu curso, que ele possa decidir melhor em qual área pretende desenvolver o seu trabalho.

Professor Carlos Pivotto

Conceitos básicos sobre tecnologia e programação

Na abertura da sua apresentação, o professor Gustavo de Miranda destacou um aspecto importante do mercado, afirmando que todas as empresas são de tecnologia, já que de alguma forma elas apresentam uma relação com o assunto.

Portanto, independentemente da área de atuação predominante nas empresas, os profissionais relacionados com a tecnologia, poderão ter a oportunidade de desenvolver trabalhos em diversos nichos do mercado.

Um dos primeiros assuntos abordados também pelo prof. Gustavo foi no sentido de esclarecer que a programação tem como objetivo oferecer soluções para os problemas do cotidiano de uma maneira prática. Durante essa passagem, também foi esclarecido o conceito de algoritmo para os alunos.

Na sequência, Gustavo de Miranda falou a respeito dos diversos tipos de linguagem de programação, como o Python e o C#, por exemplo, mas fez questão de deixar claro que a lógica é mais importante do que a escolha sobre qual delas será aplicada em um determinado projeto.

Falando mais especificamente sobre o futuro do mercado de trabalho, o professor destacou que a tecnologia vem se desenvolvendo dia a dia e, dessa forma, vem tomando cada vez mais o espaço de uma mão-de-obra que não é devidamente qualificada.

Portanto, diante desse cenário, para garantir boas oportunidades no mercado de trabalho hoje em dia – e daqui pra frente também – é muito importante que o profissional esteja adaptado com a área de tecnologia, estudando, por exemplo, as linguagens de programação.

Nos últimos anos, o mercado tem oferecido diversas vagas com uma boa remuneração, inclusive para profissionais menos experientes, já que as empresas têm encontrado muita dificuldade para preencher os seus cargos.

Até mesmo fora do país, existem diversas oportunidades no mercado, que oferecem inclusive a possibilidade de serem exercidas através do trabalho remoto, como é o caso do professor Gustavo de Miranda, que trabalha para uma empresa do Canadá. 

Professor Gustavo de Miranda iniciando a sua apresentação

Atividade prática de Python com os alunos

Como o Python é uma das linguagens de programação mais requisitadas do mercado, conforme o próprio professor Gustavo demonstrou diretamente em sites de busca de emprego e no LinkedIn, a atividade desenvolvida com os alunos foi realizada utilizando a mesma, através da plataforma Replit.

Em seguida, foram enviados outros exercícios em pdf para os alunos – também utilizando a mesma linguagem – para que eles pudessem praticar e reforçar o conhecimento em casa depois da aula.

Professor Gustavo de Miranda fazendo uma demonstração de Python

Ao final da apresentação, o professor Gustavo convidou os monitores Kim Carvalho e Alice Fantoni para realizarem uma pequena apresentação dos seus projetos pessoais de programação – desenvolvidos através do Python – que foram muito bem recebidos e elogiados pelos professores.

Kim Carvalho apresentou diversos modelos de pirâmide (comum, de números e árvore de natal) e Alice Fantoni demonstrou como criou uma agenda de contatos.

Projeto em Python apresentado pelos monitores

Enfim, essa foi a segunda edição do Geek Power: o workshop de programação on-line do Infnet, voltado exclusivamente para os estudantes do Ensino Médio.

Agradecemos muito a participação de todos, que mais uma vez fizeram com que o evento fosse um momento importante para despertar o interesse dos jovens pela área de tecnologia e novas engenharias (computação e software).

Para saber mais sobre a área de tecnologia, conheçam os nossos cursos de Engenharia da Computação e de Engenharia de Software. Fiquem de olho nas nossas redes sociais – Facebook, Instagram e LinkedIn – e não percam os próximos eventos da nossa escola. Até breve!