ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Como conciliar o sono com os estudos?

Como conciliar muitos estudos, trabalho e sono suficiente? Parece impossível, mas quem tem disciplina e organização consegue.

Erick Rocha é um exemplo. Aluno de Engenharia de Software na modalidade Live, trabalha diariamente em uma pizzaria até às 00h30. Sabe quando ele estuda? Das 2:00 às 4:00 da manhã, e depois das 13:00 às 17:00.

“Quando tenho que fazer outras atividades, deixo para os dias em que não estudo durante a tarde, que são terças, quintas e nos finais de semana”, conta.

Para aguentar essa rotina, Erick dorme oito horas por dia, em horário bem planejado. Por isso é importante saber de quantas horas de sono o seu corpo necessita.

“Se está cansado e precisa estudar, durma primeiro”, orienta Luana Zanelli, psicóloga do Infnet.

Outra dica da Luana é que “o cérebro entende que não consegue dar conta de três horas de estudo direto. O método Pomodoro vale para qualquer atividade”.

E o que é o método Pomodoro?

É fracionar o tempo. Primeiro liste as tarefas, depois ajuste o cronômetro para 25 minutos. A partir da contagem, foque na atividade!

Quando o alarme tocar, faça uma pausa de até cinco minutos e repita o processo. Depois de quatro pausas, tire um intervalo mais longo, entre 15 a 30 minutos, antes de dar continuidade.

Sabe o que é melhor? Dá para fazer isso por esse site.

Com essas dicas dá para se organizar e conseguir um rendimento melhor das horas de estudo.

Se você for aluno do Infnet e precisar de ajuda para sua rotina de estudos, pode entrar em contato com nossa psicóloga Luana Zanelli pelo e-mail coaching@infnet.edu.br.