Converta um código Java para Kotlin

Duas das linguagens de programação em alta nos últimos anos são o Java e o Kotlin.

Criado pela JetBrains em 2010, o Kotlin tem como premissa ser conciso e seguro para o desenvolvimento web, mobile e desktop, com fácil usabilidade. Além disso, é a linguagem oficial para desenvolvimento Android.

Dependendo do objetivo do seu projeto, você pode precisar ou querer converter um código Java para Kotlin. Mas as sintaxes e as formas de resolução de problemas são diferentes. Como fazer, então?

Agora há um Codelab Android que ensina a converter  de Java para Kotlin! E o melhor: inteiramente em português. São abordados os tópicos de nulidade, classe de dados, strings, desestruturação, coleções, funções, e muitos outros.

Mas para acompanhar e pôr a mão na massa, você já deve ter familiaridade com Java e ter instaladas uma das seguintes plataformas: Android Studio 4.0 ou o IntelliJ IDEA

Citando o próprio tutorial: “Um dos benefícios do Kotlin é que ele é 100% interoperável com a linguagem de programação Java. Chame código Java a partir do Kotlin ou vice-versa. Você pode ter pouco ou muito código Kotlin no seu projeto.”

O link para o codelab está nos comentários.

Bons estudos!