ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Converta um código Java para Kotlin

Duas das linguagens de programação em alta nos últimos anos são o Java e o Kotlin.

Criado pela JetBrains em 2010, o Kotlin tem como premissa ser conciso e seguro para o desenvolvimento web, mobile e desktop, com fácil usabilidade. Além disso, é a linguagem oficial para desenvolvimento Android. 

Dependendo do objetivo do seu projeto, você pode precisar ou querer converter um código Java para Kotlin. Mas as sintaxes e as formas de resolução de problemas são diferentes. Como fazer, então?

Agora há um Codelab Android que ensina a converter  de Java para Kotlin! E o melhor: inteiramente em português. São abordados os tópicos de nulidade, classe de dados, strings, desestruturação, coleções, funções, e muitos outros.

Mas para acompanhar e pôr a mão na massa, você já deve ter familiaridade com Java e ter instaladas uma das seguintes plataformas: Android Studio 4.0 ou o IntelliJ IDEA

Citando o próprio tutorial: “Um dos benefícios do Kotlin é que ele é 100% interoperável com a linguagem de programação Java. Chame código Java a partir do Kotlin ou vice-versa. Você pode ter pouco ou muito código Kotlin no seu projeto.”

O link para o codelab está nos comentários.

Bons estudos!