EAD ou modalidade Live? Descubra o melhor ensino à distância para você

O ensino não presencial, fora das salas de aula, está sendo mais importante do que nunca nesta época de pandemia. E a modalidade que os alunos parecem gostar mais não é o tradicional EAD, mas algo novo. Nós chamamos de Live, algumas instituições chamam de aulas remotas e outras de aulas “presenciais” assistidas por tecnologia

O aluno ainda busca por EAD, ou ensino à distância, no Google. Mas ele deve ficar cada vez mais atento para qual tipo de ensino está sendo oferecido: se é o tradicional EAD ou as novas modalidade de ensino à distância, com aulas iguais às salas de aula presenciais, mas transmitidas para onde ele estiver.

Entenda mais sobre o “novo EAD” a seguir!

Aumento na busca pela palavra-chave EAD

Na quarentena, um levantamento do Google mostrou que a procura por EAD teve um salto de 130% nas buscas da plataforma, como vemos nesta matéria do O Globo.

Além disso, segundo reportagem da EBC, o Censo da Educação Superior indica que as matrículas em graduação e pós-graduação à distância crescem mais de 5% ao ano desde 2016. Já as inscrições nos cursos presenciais não acompanham esse crescimento.

Assim, os ensinos não presencial e híbrido são o futuro no setor de educação. E o Infnet oferece a modalidade Live, tanto para cursos de graduação e quanto para pós-graduação, que é essa evolução do EAD tradicional. É ensino igual ao presencial, mas pela internet.

Diferenças entre EAD tradicional e Live
EAD TRADICIONALLIVE
Videoaula gravadaAula transmitida ao vivo
Interação com o professor via fórumInteração com o professor durante a aula e por ferramentas redes sociais exclusivas
Aulas mais genéricas, pré-gravadas para várias turmasAulas gravadas especialmente para cada classe
É um tutor que tira dúvidas dos alunos, em vez de professorO professor é quem ministra as aulas e tira as dúvidas

É legal ficar atento às diferenças para não se confundir no momento de escolher um curso.

A modalidade Live tem um tremendo diferencial, que são aulas iguais às de uma sala de aula presencial, mas usando a tecnologia para cada um estar em sua casa. Ou seja, o professor está ao vivo dando aula e interagindo com a classe, que tem alunos de qualquer lugar.

No EAD tradicional, as videoaulas são gravadas e não ao vivo, com o professor dissertando sobre o assunto sozinho ou para uma turma anterior, sem a possibilidade de tirar dúvidas.

Esse método adotado pela maior parte dos cursos de ensino à distância em EAD tradicional é menos eficaz, já que dúvidas surgem de acordo com cada turma e o material não é feito para cada uma delas.

Na modalidade Live, as aulas gravadas são exclusivas para cada classe, gravadas ao vivo com a turma. A videoaula de uma turma é gravada e disponibilizada para os alunos somente daquela classe assistirem depois, se quiserem fixar a matéria ou tiverem perdido a aula.

Mais vantagens da modalidade Live em relação ao EAD

Em alguns cursos de graduação ou pós-graduação no formato do EAD tradicional, há a presença de tutor para auxiliar nos estudos assíncronos, mas sem grandes aprofundamentos ou interação com os alunos.

Na modalidade Live, a instituição tem profissionais dedicados a acompanhar os alunos de perto e proporcionar a melhor experiência e aproveitamento a cada um. É a área de Coaching e Psicopedagogia.

O acompanhamento na modalidade Live se dá pelo monitoramento dos seguintes tópicos:

• Frequência dos alunos às aulas ao vivo;
  • Entrega e prazo dos trabalhos;
  • Gestão do tempo de estudo;
  • Criação de agenda/cronograma de estudos individual.

A modalidade Live combina um conjunto de ferramentas integradas, que permitem compartilhamento de conteúdos, comunidade no formato de rede social para networking entre alunos e professores, e uma plataforma de bibliotecas virtuais. Nada disso existe na maioria dos modelos tradicionais de EAD.

Novidades na área!

O Infnet é conhecido pela excelência de ensino tanto à distância quanto presencial. Na modalidade Live, o MEC reconheceu o Instituto com nota máxima. Você pode ver os últimos relatórios aqui

Em 2020, passamos a oferecer cinco cursos de pós-graduação à distância. São esses os programas de pós disponíveis na modalidade Live para o Brasil todo: MBA em Data Science, MBA em Gerência de Projetos e Processos, MIT em Engenharia de Banco de Dados, MBA em UX Design e MFA em Design Digital.

Esclarecemos suas dúvidas? Então está esperando o quê? Matricule-se já!
Siga as nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) para atualizações constantes e não hesite em nos mandar uma mensagem caso queira conhecer mais sobre os nossos cursos.