ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Elasticsearch e observabilidade: entenda mais a funcionalidade

Você está familiarizado com a Elastic e seus produtos, como o Elasticsearch, Kibana e Logstash?

“O Elasticsearch é um search engine que permite armazenar informações e realizar buscas muito rapidamente”, explica o nosso professor Gustavo de Miranda, que ganhou o prêmio de Elastic Bronze Contributor este ano. “Já o Logstash possibilita alimentar o Elasticsearch com dados de log e observabilidade enquanto o Kibana permite explorar as informações armazenadas.”

O Gustavo explica o que é observabilidade: “É a capacidade de saber a saúde interna de um sistema através das respostas do mesmo. Por exemplo, quando você tem uma loja virtual e quer saber se o serviço que efetua pagamentos está com problemas de performance ou se determinada forma de pagamento não está disponível.”

Além dessas ferramentas, a Elastic possui produtos específicos para observabilidade: Metrics/Metricbeat (adiciona métricas e correlaciona a logs), APM (verifica onde a aplicação está gastando tempo para corrigir problemas) e Uptime/Heartbeat (identifica problemas de disponibilidade nos serviços).

Agora, que tal ver mais sobre observabilidade com especialistas da Elastic? É amanhã, totalmente online, às 14h! Para se inscrever, acesse este link. E parabéns ao prof. Gustavo pela conquista!

Braslight
Andre Kischinevsky

Professor Nota 10!

Prof. Allan Bessa começou a vida montando computadores. Estudou em colégio técnico, fez cursos livres de programação e entrou na área. Nessa época, morava em Del Castilho

Leia mais »