vestibular 2021 INSCREVA-SE
Engenharia de Software
Engenharia Disciplinada de Softwares
Detalhamento do projeto e das competências que você aprende nas disciplinas do bloco.

Entregável do Bloco:
Um software complexo escrito em Java ou .NET C#, utilizando a metodologias ágeis DAD (Disciplined Agile) e Unified Process, acompanhado de relatório com artefatos de modelagem de objetos e de engenharia de software demonstrando a execução de pelo menos três iterações.
Projeto de Bloco: Engenharia Disciplinada de Softwares
1 - Explicar o Disciplined Agile Delivery e sua relação com o Unified Process e outras metodologias de engenharia de software
2 - Conceber um projeto de software
3 - Levantar requisitos, escrever e testar casos de uso
4 - Usar modelagem ágil
5 - Implementar sucessivas iterações no desenvolvimento de um software
6 - Aplicar design patterns no desenvolvimento de um sistema
Análise, Projeto e Construção Disciplinada de Softwares I
1 - Explicar a engenharia de software ágil, iterativa e evolutiva
2 - Conceber um projeto de software: visão, escopo e requisitos iniciais
3 - Projetar um software: modelagem de domínio e projeto de objetos
4 - Implementar um software a partir de um projeto
5 - Refinar um software em sucessivas iterações, aplicando design patterns
Melhores Práticas de Codificação
1 - Debugar software
2 - Explicar os melhores princípios, padrões e práticas de leitura, crítica e escrita de código limpo.
3 - Melhorar um código com refinamento sucessivo
4 - Melhorar o código de um framework público
Análise, Projeto e Construção Disciplinada de Softwares II
1 - Aplicar princípios de responsabilidade e padrões de projeto GoF na evolução de um software
2 - Refinar o projeto e modelagem de um software
3 - Aplicar mais padrões e um framework de persistência com padrões em um projeto de software
Refatoração
1 - Explicar o que é refatoração, suas as limitações e alcance em casos avançados
2 - Explicar os princípios e heurísticas do código bom e da suspeição de código ruim
3 - Construir testes sólidos
4 - Aplicar refatorações no desenho de métodos, objetos, dados, expressões condicionais, chamadas de métodos e orientação a objetos
Certificações do Bloco:
O bloco não tem foco no apoio à preparação para certificações profissionais.

Converse conosco sobre este bloco
Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Entregável

O entregável do projeto de bloco é o produto final que você produz ao longo do semestre, seguindo uma sequência de desafios ao longo da qual recebe feedbacks e orientações de seu professor. Depois de produzir seu projeto, você o apresenta para seus professores, usando o que aprendeu para justificar suas escolhas. Você terá sucesso em seu projeto pois as competências que você aprende em todas as disciplinas são direcionadas por ele.

Competências

Competências são as demandas que o mercado pede de um profissional da área do curso. É o que você vai aprender em cada disciplina. Você também aplica suas competências enquanto desenvolve seu projeto de bloco, simulando uma situação que enfrentará no mercado de trabalho.

Bloco

Um bloco é um conjunto de 5 disciplinas que você cursa ao longo de um semestre. Estas disciplinas são relacionadas, para que você aprenda o necessário para desenvolver um projeto similar ao que terá que criar na vida real. Com o aprendizado baseado em projetos e competências, você já monta seu portfólio ao longo da faculdade e aprende o que é demandado pelo mercado de trabalho.

Precisa de mais informações?
Entre em contato conosco!
Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Menu