Ex-aluno da pós-graduação em Big Data conquista carreira de sucesso nos Estados Unidos

Rodrigo Souza está de férias do Havaí, mas trabalha em Seattle: de DBA para líder de Data Engineering, e aí para Big Data e Data Science… foi evoluindo até ir parar nos headquarters da Microsoft.

Em fins de 2017, foi para os EUA ensinar IA (Inteligência Artificial) para os gringos.

Rodrigo começou sua carreira como DBA, mas sempre fugiu do trivial: percebeu que teria mais valor para as empresas se fosse capaz de entender e modelar negócios. E aí focou em levar inovação para a área operacional.

Passou por empresas grandes, mas quando foi picado pela mosca da inovação optou por investir alguns anos desenvolvendo data warehouses em startups. Pelo meio do caminho, fez várias certificações em Microsoft, IBM e Sybase.

Em 2015, veio estudar Big Data na pós-graduação do Instituto Infnet. Trouxe quatro amigos para o curso e levou dois colegas para a Microsoft.

Formou-se na semana em que foi chamado para trabalhar nos EUA. Timing perfeito, pois com a pós pisou nos EUA com o título de ‘graduate’ e não ‘undergraduate’.

Nas palavras dele: “Fui um dos primeiros inscritos na turma inicial da Pós-Graduação MIT em Big Data. O Infnet foi precursor nessa área bem na época em que eu estava buscando educação formal sobre o tema. Foram dois anos de muito estudo e aprendizado teórico e prático que me ajudam no dia a dia da profissão. Tivemos contato com as mais modernas tecnologias de Big Data e com desafios práticos que nos levaram a um nível muito acima do mercado. Também é oportuno destacar a importância da rede de contatos. Impressiona a quantidade de oportunidades compartilhadas entre nós, alunos.”

Para completar, tive o prazer de ter o Rodrigo como meu colega de graduação, no P-15, há 27 anos.

Sucesso na carreira norte americana, Rodrigo! Mande lembranças para nossos amigos da Microsoft nos EUA, como a Luciane Galuppo!