Quanto ganha um estagiário?

Sua empresa oferece bolsas atrativas? Quais empresas pagam as bolsas mais altas?

Ter dados é essencial na elaboração de uma política atrativa, que traga novos talentos para sua organização. Basear-se em dados de mercado é passo fundamental para atrair os estagiários certos e garantir uma equipe competitiva no longo prazo.

Nos próximos parágrafos, você conhecerá a situação atual do mercado do Rio de Janeiro, com base em 533 contratos de estágio firmados em 2017 e 2018.

Qual o valor das bolsas?

Na média das graduações em tecnologia da informação – que inclui os cursos de redes, desenvolvimento, bancos de dados e sistemas – os alunos recebem uma bolsa de R$1.165,59.

Nessa área, 21,17% das bolsas são de R$1.500,00 ou mais, e apenas 1% são sem remuneração.

Nos cursos de administração e marketing, a média é de R$1.026,94.

Nas graduações relacionadas à indústria criativa, como design, cinema e publicidade, o valor médio da bolsa estágio é de R$825,28.

Não houve mudança significativa entre os anos analisados, permanecendo as bolsas com valores aproximadamente iguais.

Quais os benefícios oferecidos?

Além da bolsa auxílio, 71% das empresas oferecem Vale Transporte para os estudantes. Mas este é o único benefício amplamente disponível. Menos de 3% oferecem assistência médica e vale alimentação. Assistência odontológica, seguro de vida e participação em resultados, menos de 2% das empresas oferecem.

Quais empresas oferecem as maiores bolsas?

Dentre as empresas que contrataram estagiários do Instituto Infnet neste período, destacam-se as seguintes como as que oferecem as maiores bolsas, todas acima de R$2 mil mensais: Bradesco, Buy4, COPPETEC, M4, Maksen Consulting, V-INFO, SENAC e SPX. Cito-as nominalmente para valorizá-las, da mesma forma que valorizaram nossos alunos.

O mercado usa agentes integradores?

Agentes integradores auxiliam no recrutamento dos estagiários, assim como na relação posterior com os estudantes. Mas não são obrigatórios: as empresas podem fazer um convênio com a instituição de ensino e contratar os estagiários diretamente.

Cerca da metade (51%) das empresas não usam os serviços de agentes integradores. As demais utilizam algum integrador. Os integradores com mais contratos no Instituto Infnet foram o CIEE (com 48% dos contratos com agente integrador), a Mudes (13%), a DSRH (6%), o Provedor de Talentos (5%), a Super Estágios (5%), o Instituto Capacitare (5%), a NUBE (4%), a TI RIO RH – SEPRORJ (4%) e a Assespro (2%).

Por Andre Kischinevsky

Este artigo reflete os dados de 2017 e 2018 dos contratos de estágio dos alunos do Instituto Infnet, no Rio de Janeiro.

Sou Pró-Reitor da instituição e é minha intenção, com a divulgação destas informações, ajudar empresas na elaboração de suas políticas de estágio e alunos na comparação de seus estágios com o mercado.