Faculdade a distância vale a pena?

Se você já pensou em cursar o ensino superior, com certeza passou pela sua cabeça se faculdade a distancia vale a pena. É mais fácil? Dá para realmente aprender pelo computador? Como são as provas? O diploma é diferente da graduação presencial? Quanto custa?

Muitas dúvidas, né? Mas relaxa que você não está sozinho. Atualmente, mais de 1,5 milhão de pessoas cursam graduação a distância no Brasil, então estamos aqui para te ajudar.

EAD é ideal para quem mora longe, deseja fazer um curso que não está disponível em sua cidade ou já está trabalhando, como é o caso do Gustavo:

O horário do meu trabalho batia com a faculdade, então estava sempre correndo e não assistia às aulas integralmente. Estudando a distancia, consegui dar um foco bem grande no meu crescimento profissional, equilibrado com as entregas da faculdade. Desde que comecei a estudar Análise de Sistemas no Infnet não parei, hoje, com 4 anos de experiência, sou Desenvolvedor Pleno.

Gustavo Loures, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Primeiramente, é bem mais fácil que um curso presencial, certo?

Errado. No Ensino a Distancia (EAD), a carga horária é a mesma e as competências exigidas nas provas também. Trata-se apenas de uma metodologia diferente, que tem um baita benefício: flexibilidade de horário, ou seja, você é o dono do seu tempo.

Portanto, é preciso disciplina para assistir às aulas, organizar a rotina de estudos e fazer os trabalhos. Se você tem um lugar adequado para se concentrar em casa, gosta de fazer a sua própria agenda, é disciplinado e interessado, a faculdade a distância pode ser uma boa escolha. Mas os dados de maior evasão nos cursos online reafirma que você precisa mesmo ter disciplina para conseguir ir até o fim.

A faculdade a distância é totalmente online?

Apesar do conteúdo ser disponibilizado online, o MEC estabeleceu que vários dos cursos podem ter até 40% da carga horária presencial. Assim, esse percentual pode ser usado para aulas presenciais, provas e apresentação de trabalhos, dependendo da metodologia de cada instituição.

O diploma EAD vale menos?

Não. Uma vez reconhecido pelo MEC, o diploma EAD tem a mesma validade daquele emitido num curso presencial. E para evitar possíveis preconceitos, nele não consta nenhuma informação sobre modalidade que você escolheu. Além disso, ter estudado a distância pode ser sinal de proatividade e comprometimento, habilidades que o mercado de trabalho procura num profissional.

E cursos mais longos como Engenharias?

Existem faculdades a distância para todas as áreas, inclusive Engenharia, que é uma das mais valorizadas do país. O Hugo mora em Minas Gerais e faz Engenharia de Computação, porque já sentiu que a tecnologia vem dominando tudo por aí. E sendo antenado como é, descobriu que aprende melhor na modalidade a distância.

Sempre fiz cursos EAD pela internet e acho muito melhor para aprender se comparado à sala de aula, porque não há distrações nem conversas, além de ter mais tempo para assimilar o conteúdo.

Hugo Ferreira, aluno de Engenharia de Computação

Qual o preço para fazer uma faculdade a distância que vale a pena?

Cursar o ensino superior a distância é mais barato que fazer uma faculdade presencial. Além disso, rola uma economia com transporte e alimentação.

Você ainda pode usar sua nota do Enem para obter descontos, mas vale lembrar que o financiamento pelo Fies é válido apenas para a modalidade presencial.

Dicas para te ajudar a escolher um curso EAD:

• Consulte se a faculdade a distância é reconhecida pelo MEC, clicando aqui.
  • Pesquise bem a metodologia de ensino da instituição em que pretende se matricular.
  • Verifique se eles possuem uma boa biblioteca digital para seus estudos.
  • Dê uma olhada na ementa do curso para não ter surpresas futuras.

De olho no Enade

Outro indício de que a graduação é boa pode ser sua nota no Enade, que você verifica aqui. O Jorge, lá em Fortaleza, fez o dever de casa e com a pesquisa ampliou suas opções.

Eu descobri o Infnet ao consultar o site do MEC e ver a nota de alguns cursos no ENADE. Me chamou atenção por ser maior que de muitas universidades, como por exemplo a própria Federal do Rio de Janeiro.

Jorge Medeiros, aluno do Instituto Infnet

E aí, será que te ajudamos a decidir se a faculdade a distância vale a pena?
Dá uma olhada nos cursos que oferecemos, por exemplo, e compare as modalidades, presencial e Live (que é como chamamos nosso EAD, porque ele inclui aulas ao vivo). Além de ter uma noção de como funciona na prática essas diferenças, ainda pode achar um curso que tenha super a ver com você.