ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Faculdade de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Aprendizagem de Máquina

Não-Supervisionada

Entregável do Bloco:
Aplicações de modelagem de fenômenos por meio de aprendizagem de máquina para agrupamentos de observações similares, como segmentos de clientes e grupos de risco similar
Projeto de Bloco: Aprendizagem de Máquina Não Supervisionada
1 – Discutir as questões éticas e as limitações relacionadas à utilização da aprendizagem de máquina não supervisionada;
2 – Elaborar um projeto de análise de dados baseado em aprendizagem de máquina não supervisionada;
3 – Realizar a modelagem de fenômenos por meio de aprendizagem de máquina não supervisionada;
4 – Escrever um relatório de projeto utilizando aprendizagem de máquina não supervisionada.
Algoritmos para Clusterização de Dados I
1 – Explicar a motivação de usar algoritmos não-supervisionadas
2 – Explicar diferentes tipos de algoritmos de clusterização
3 – Escolher a técnica mais adequada de clusterização para diferentes problemas
4 – Aplicar os algoritmos de K-Means e HCluster em dados reais
5 – Aplicar o algoritmo de DBScan em dados reais.
Visualização de Dados para Análise e Modelagem
1 – Compreender as medidas de distâncias: Euclideana, Cosseno e Manhantan;
2 – Compreender a distância baseada na Correlação de Pearson;
3 – Aplicar distâncias inter-clusters e intra-clusters;
4 – Aplicar a medida de silhueta para problemas complexos usando a implementação de Scikit-Learn;
5 – Entender as limitações da medida de silhueta;
6 – Utilizar o algoritmo de vizinhos mais próximos (KNN) em Python para avaliação de clusters.
Algoritmos para Clusterização de Dados II
1 – Produzir um relatório utilizando R Markdown;
2 – Criar uma apresentação utilizando R Markdown;
3 – Publicar um relatório gerado em R Markdown em ambiente online;
4 – Criar gráficos de segmentação;
5 – Segmentar uma base de clientes de uma loja online;
6 – Segmentar uma base de dados georreferenciada.
Separação Cega de Fontes
1 – Explicar o Teorema Central do Limite;
2 – Realizar a análise de componentes esparsos;
3 – Separar bases sonoras, como o experimento da orquestra;
4 – Separar imagens baseados em misturas;
5 – Agrupar textos por conteúdo semântico.

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Isto é tudo, obrigado! 😀