ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Faculdade de Design de Games

Gamificação e Serious Games

Entregável do Bloco:
Um projeto de jogo detalhado, construído utilizando ferramentas de design thinking, com protótipo criado em formato digital ou não digital (de tabuleiro, cartas etc.) com fins prioritariamente sérios (educação, motivação, comportamento etc.) e ligados às temáticas da acessibilidade, dos direitos humanos, da sustentabilidade ambiental ou da questão racial, com ampla documentação do projeto por meio de um GDD (Game Design Document) detalhado.
Projeto de Bloco em Jogos Sérios
1 – Analisar jogos sérios sob os principais aspectos da estética, linguagem e produção
2 – Aplicar as técnicas do Design Thinking ao Design de um jogo sério
3 – Prototipar e aprimorar um jogo sério
4 – Organizar detalhadamente o GDD de um jogo sério
Fundamentos do Design Thinking em jogos
1 – Compreender os fenômenos envolvidos na metodologia de trabalho do designer
2 – Identificar oportunidades de uso de métodos do Design Thinking para o desenvolvimento de jogos
3 – Conhecer as principais ferramentas do Design Thinking
4 – Redesenhar jogos utilizando ferramentas do design thinking
Fundamentos do Design de Jogos Sérios
1 – Compreender os fundamentos do design de jogos sérios e sua aplicação na sociedade
2 – Avaliar mecânicas de jogos sérios quanto ao engajamento
3 – Aplicar a teoria de level design e balanceamento em jogos sérios
4 – Elaborar o design de um jogo sério
Técnicas de Imersão, Cocriação e Ética Profissional no Design de Jogos Sérios
1 – Reconhecer os fundamentos da ética profissional
2 – Relacionar condutas profissionais em design de jogos a escolhas éticas
3 – Utilizar os princípios da acessibilidade em projetos de design de jogos.
4 – Relacionar a responsabilidade profissional e social do design de jogos em relação à questão racial, ambiental e dos direitos humanos.
5 – Relacionar-se profissionalmente com clientes
Prototipação e Teste de Resultado no Design de Jogos Sérios
1 – Analisar a viabilidade de ideias no design de um jogo
2 – Prototipar ideias no design de um jogo
3 – Utilizar ferramentas de pesquisa para testar protótipos
4 – Testar o jogo e melhorar design do jogo

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