Vestibular 2022

GRADUAÇÃO EM

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

A graduação em Engenharia de Computação forma engenheiros de alto nível capazes de projetar e desenvolver soluções computacionais complexas, incluindo o planejamento e construção de computadores, periféricos e sistemas que realizem a integração entre hardware e software.

CONHEÇA TUDO
SOBRE A GRADUAÇÃO

A ÁREA DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

PROCESSO SELETIVO

PARA INGRESSAR NO CURSO, VOCÊ PRECISA PARTICIPAR DE UM PROCESSO SELETIVO OBRIGATÓRIO.
VEJA AS FORMAS DE INGRESSO DISPONÍVEIS

Vestibular

Inscreva-se, realize sua prova online e concorra a bolsas exclusivas para os primeiros colocados.

Nota do ENEM

Utilize seu resultado do ENEM para ingressar diretamente no curso e usufruir de bolsas, dependendo da sua pontuação.

Transferência ou Portador de Diploma

Para quem já está na faculdade ou já se formou em outro curso. A seleção envolve entrevista, análise documental e curricular.

Esta Graduação é Oferecida na Modalidade Presencial

Esse é formato clássico das graduações! Você tem aulas presenciais com um corpo docente reconhecido com nota máxima pelo MEC. Suas aulas são na sede da Escola Superior da Tecnologia da Informação (ESTI), com acesso a laboratórios de ponta, uma super biblioteca focada em tecnologia e salas de estudo dedicadas aos alunos. Além disso, tem um computador só para você em todas as aulas para, na hora, colocar em prática o que aprendeu. A ESTI está praticamente em frente à estação de metrô da Carioca e a três quadras da estação de barcas da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.

Duração

Estima em cerca de cinco anos, divididos em 21 trimestres letivos.

Carga Horária

4.297 horas totais (3.570 horas em disciplinas obrigatórias / 400 horas de estágio supervisionado + 300 horas de atividades complementares / 27 horas em disciplinas optativas).

Início e horário

Janeiro de 2022, diariamente, no turno da manhã ou da tarde.

FUNDAMENTOS DO CURSO

100% em Laboratório

Computadores são ferramentas do dia a dia dos engenheiros. Se no seu trabalho você usa um micro para ajudá-lo nas tarefas diárias, por que não faria o mesmo em sala de aula? No Instituto, as aulas são em laboratório, com uma workstation por aluno. O Infnet inova e estabelece um novo padrão de qualidade, oferecendo o único curso de Engenharia da Computação 100% hands-on.

Orientação ao Mercado

O Engenheiro de Computação é frequentemente solicitado para administrar e desenvolver soluções integradas de hardware e software que contribuam para o processo industrial. Ele também costuma trabalhar na criação de tecnologias para smartphones, tablets e computadores. Quando formado no Instituto Infnet, tem como diferencial o domínio completo da engenharia de software, desde a concepção, passando pela análise, desenho da solução, implementação, testes e segurança. Ele atende à demanda por profissionais de sólida formação conceitual em hardware e software, mas com foco principal no mercado de trabalho e não na pesquisa acadêmica.

Software + Hardware

A graduação em engenharia da computação oferece uma sólida formação em planejamento e construção de computadores, periféricos e integração entre hardware e software, especialmente relacionadas à automação, incluindo assuntos atuais relacionadas a drones, inteligência artificial, machine learning, iOT, Big Data e Wearables. Ao final de sua graduação, o aluno pode também obter o diploma de Engenheiro de Software com um ano adicional de estudos.

Tecnologias de Ponta

O currículo cobre assuntos de ponta, exigidos pelo mercado, como as plataformas Java e .NET, além dos conteúdos de base, como Teoria da Computação, engenharia e arquitetura de software. Com isso, o aluno pode ingressar imediatamente no mercado de trabalho em posições valorizadas, mesmo sem experiência prévia.

CERTIFICAÇÕES ABORDADAS

70-486 Developing ASP.NET MVC Web Applications

70-480 [Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3]

OMG Certified UML Professional

70-487 Developing Microsoft Azure and Web Services

1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer

Metodologia de ensino

O que é PBL?

Durante a faculdade, você aprende o tempo todo realizando projetos. Praticamos o Aprendizado Baseado em Projetos, do inglês Project Based Learning (PBL). Trata-se de uma metodologia inovadora, cada vez mais usada no mundo. Ela dá ao aluno autonomia, na medida em que aprende desenvolvendo seu projeto. Também orienta o aprendizado para a construção, para o desenvolvimento, para a criação de soluções, tornando-o mais prático.  Trabalhando em projetos você também desenvolve competências interpessoais e a criatividade. Oferece a oportunidade de aprender com desafios do mundo real, similares aos que ele encontrará no mercado de trabalho, aumentando a retenção das competências e conceitos aprendidos.

Elementos-chave do processo

O QUE É CBL?

Trata-se do Aprendizado Baseado  em Competências, do inglês Competency Based Learning (CBL). É trocar as tradicionais grades de disciplinas, centradas nos conteúdos que o aluno deve aprender, pelas competências que o aluno deve desenvolver para exercer sua profissão no mercado de trabalho. O aprendizado durante o curso é orientado para o desenvolvimento de cada uma dessas competências. E no Instituto Infnet, essas competências são sempre trabalhadas dentro de projetos, o que as torna ainda mais reais e aplicadas.

Quando um curso no modelo CBL é desenvolvido, os educadores não começam a preparar um plano de aula baseado na escolha de conteúdos e leituras. Em vez disso, começam por identificar as competências necessárias para a atuação do profissional e, em seguida, selecionam os materiais e atividades para apoiar o aprendizado dos alunos em cada uma delas. No caso do Instituto Infnet, que usa paralelamente o método de aprendizado por projetos, normalmente esses materiais são atividades práticas, e não apenas leituras e vídeos.

O aluno progride no curso na medida em que adquire novas competências e torna-se apto para se formar quando domina todo o conjunto de competências necessárias para a nova profissão. Esse modelo é muito mais alinhado com o mercado de trabalho, pois as empresas podem ter certeza de quais competências o profissional formado domina.

PONTOS ESSENCIAIS DO CBL:

matriz curricular

Faça o download do livreto e conheça
todas as nossas graduações.

Download

Ficha TÉCNICA ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

NOME DO CURSO

Engenharia de Computação

FOCO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Plataformas Java e .NET para aplicações. Cloud Computing, inteligência artificial, circuitos digitais, IoT, Data Science, Robótica e Automação.

DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO

Voltado para a formação de alta empregabilidade
nas áreas de engenharia de software e de hardware,
com tecnologias de uso corrente pelo mercado.

TIPO DO DIPLOMA

Graduação. Habilita para o exercício profissional
como Engenheiro de Software ou Engenheiro de
Computação e permite continuação dos estudos em
PósGraduação, MBA, Mestrado e Doutorado, e a
participação em concursos públicos

CARGA HORÁRIA

4.297 horas totais (3.570 horas em disciplinas obrigatórias / 400 horas de estágio supervisionado + 300 horas de atividades complementares / 27 horas em disciplinas optativas).

DURAÇÃO

Estimada em cerca de 5 anos.

O aluno que completar o curso de Engenharia de Computação e desejar obter também o diploma em Engenharia de Software deverá cursar um bloco da graduação de Engenharia de Software. Ou seja, o aluno pode obter ambos os diplomas em 23 trimestres letivos (cerca de 6 anos).

MEC

Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial
pela portaria nº1398 de 18 de setembro de 2009.

SALAS DE AULA

100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial. Nota
4,2 em 5 pelo MEC em infraestrutura, no
reconhecimento.

CERTIFICAÇÕES

Ajuda na preparação para as certificações: Oracle Java Programmer, OMG Certified UML Professional, Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3, Microsoft Web Applications, Microsoft Web Services.

CORPO DOCENTE

Reconhecido pelo MEC com nota 4,8 em 5,0

DESTAQUES

Forma profissionais prontos para trabalhar com
software, hardware e sistemas embarcados. O setor
de software no Brasil é um segmento de salários
altos e vagas sobrando. O salário médio de um
gerente de sistemas é de R$10 a 20 mil. Mesmo
estagiários ganham bolsas significativas: a bolsa
média de estágio em engenheria no Brasil é de
R$2.008,00 para alunos do último ano
(fonte: Exame/Robert Half)

PRINCIPAIS CARGOS

Engenheiro de Software, Desenvolvedor de
Sistemas Embarcados, Projetista de Hardware,
Analista de Sistemas, Arquiteto de Software, Analista
de Qualidade de Software, Gerente de Projeto de Sistemas,
Gerente de Sistemas, Projetista de
Sistemas de Software e Projetista de Testes.

CURRÍCULO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Referenciais da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC); Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Engenharias (MEC/CNE); Referenciais Curriculares
para Bacharelado e Licenciatura (MEC/SESu) e
Association for Computing Machinery (ACM), a
referência mundial para estudos da TI.

MODALIDADE

Presencial: regime intensivo trimestral.

OBSERVAÇÕES

Os blocos finais de graduação em Engenharia de Computação (últimos 3 anos do programa), em razão de suas características específicas necessárias para o aprofundamento dos temas tratados e da necessidade dos alunos de participarem de programas de estágio, são agendados apena no turnos Manhã 1 (7:00 às 9:30), iniciando sempre em abril e em outubro, não sendo oferecidos no turno da tarde. É importante lembrar que a Instituição pode alterar a oferta de classes em razão da disponibilidade de infraestrutura e demanda.

Informações Adicionais do curso presencial: clique aqui.

precisa de mais informações?

SAIBA MAIS SOBRE O DIA A DIA