GRADUAÇÃO

FACULDADE DE
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

A graduação em Engenharia de Computação forma engenheiros de alto nível capazes de projetar e desenvolver soluções computacionais complexas, incluindo o planejamento e construção de computadores, periféricos e sistemas que realizem a integração entre hardware e software.

Últimas vagas: Comece sua faculdade em 26/02

Esta página é para modalidade presencial, conheça nossa oferta na modalidade Live (EAD). 

A ÁREA DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

PROCESSO SELETIVO

Para ingressar no curso de Engenharia de Software você precisa participar de um processo seletivo obrigatório.

VEJA AS FORMAS DE INGRESSO DISPONÍVEIS

INFORMAÇÕES DO CURSO

Próxima turma

19/08/2024 no turno da manhã, com aulas diárias.

Duração

Cinco anos, divididos em dez projetos semestrais.

Mensalidade

R$ 4.470,00
Bolsas de até 60% via Vestibular ou ENEM.

Local

R. São José, 90 - Centro,
Rio de Janeiro.

FUNDAMENTOS DO CURSO

100% em Laboratório

Em uma workstation por aluno, suas aulas serão práticas, de qualidade e com os melhores softwares do mercado.

Certificações

A graduação ajuda na preparação para certificações válidas internacionalmente, de empresas como a Microsoft e a Oracle.

Software + Hardware

Aprenda desde o planejamento e construção de computadores até a integração entre hardware e software, com foco em automação, IA, Machine Learning, iOT, Big Data e Wearables. Torne-se também um Engº de Software adicionando um ano de estudo após sua formação!

Projetos de Mercado

O aprendizado é construído ao redor de dez grandes projetos reais, baseados nos desafios iguais aos do mercado de trabalho. Você desenvolve uma sólida formação multidisciplinar em hardware e software, podendo trabalhar em diversas áreas.

Tecnologias de Ponta

Aprendendo as tecnologias mais desejadas do mercado, como Python, SQL, APIs, Data Science, HDL, entre outras, você se qualifica para ocupar vagas no Brasil e no Exterior.

Alta Empregabilidade

Com um mercado em expansão, a área de Computação oferece cargos bem remunerados para profissionais bem qualificados.

Professores de Mercado

Você tem aulas com gente que desenvolve, empreende e além disso tem excelente formação acadêmica.

Conecte-se

Estude e conviva presencialmente com profissionais de alto nível. Crie uma rede de contatos com professores e colegas que irão te auxiliar pelo resto da vida.

CERTIFICAÇÕES ABORDADAS

Microsoft Academy Program

70-480 [Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3]

Microsoft Academy Program

70-486 Developing ASP.NET MVC Web Applications

Microsoft Academy Program

70-487 Developing Microsoft Azure and Web Services

Object Management Group

OMG Certified UML Professional

Oracle Academy

1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer

METODOLOGIA DE ENSINO

Desenvolvemos uma metodologia de ensino baseada na utilização de projetos e competências. A combinação do Project Based Learning com o Competency Based Learning fornece um diferencial à nossa faculdade, permitindo cursos que engajam mais, pois você aprende construindo projetos e desenvolvendo as competências que realmente precisa para o mercado de trabalho

É uma forma de aprender inovadora e moderna, alinhada com o que é feito em várias escolas de tecnologia internacionais.

MATRIZ CURRICULAR

Faça o download do livreto
e conheça todas as nossas graduações.

Download

MATRIZ CURRICULAR

  • Programação Web com HTML5 e CSS3.
  • Programação Web com JavaScript I.
  • Interatividade em Páginas Web.
  • Programação Web com JavaScript II.
  • Projeto de Bloco: Fundamentos do Desenvolvimento de Software

          Veja o conteúdo detalhado

  • Visualização de Dados e Introdução a SQL
  • Fundamentos de Programação com Python
  • Fundamentos de Modelagem Relacional e SQL
  • Fundamentos de Programação com Python II
  • Projeto de bloco: Processamento de Dados

            Veja o conteúdo detalhado

  • Mobile-first UI com React.
  • Fundamentos de React.
  • Desenvolvimento Mobile com React Native.
  • Desenvolvimento Web com React.
  • Projeto de Bloco: Desenvolvimento Front-end com Frameworks

          Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos de Desenvolvimento com C#.
  • Fundamentos de Desenvolvimento com Java.
  • Desenvolvimento de aplicações MVC com C#.
  • Desenvolvimento de Serviços Web com Java.
  • Projeto de Bloco: Desenvolvimento Back-end

            Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos para Análise de Dados.
  • Internet of Things.
  • Data Science.
  • Análise de Dados Aumentados para IoT.
  • Projeto de Bloco: IOT, Data Science e Machine Learning

          Veja o conteúdo detalhado

  • Introdução à Matemática para Processamento Digital de Sinais.
  • Introdução ao Processamento Digital de Sinais.
  • Matemática para Processamento Digital de Sinais.
  • Processamento Digital de Sinais.
  • Projeto de Bloco: Processamento Digital de Sinais

          Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos de Eletrônica Digital.
  • Fundamentos do Desenvolvimento Assembly para ARM: Simuladores.
  • Sistemas Embarcados com FPGA.
  • Desenvolvimento Assembly para ARM: Wearables & IoT.
  • Projeto de Bloco: Sistemas Digitais Embarcados

          Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos de Sistemas Robóticos com ROS.
  • Fundamentos de Visão Computacional.
  • Aplicações Robóticas com ROS.
  • Veículos Autônomos.
  • Projeto de Bloco: Sistemas Robóticos

          Veja o conteúdo detalhado

  • Desenvolvimento de Software Ágil e Escalável com Microsserviços.
  • Algoritmos Avançados.
  • Melhores Práticas em DevOps.
  • Segurança no Processo e Desenvolvimento de Software
  • Projeto de Bloco: Engenharia de Softwares Escaláveis

          Veja o conteúdo detalhado

  • Estrutura de Dados e Algorítmos Avançados I
  • Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
  • Arquitetura e Redes de Computadores.
  • Arquitetura de Redes de Computadores
  • Projeto de Bloco: Ciência da Computação

          Veja o conteúdo detalhado

FICHA TÉCNICA ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

NOME DO CURSO

Engenharia de Computação

FOCO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Plataforma Java para aplicações. Cloud Computing, Inteligência Artificial, Circuitos Digitais, IoT, Data Science, Robótica e Automação.

DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO

Voltado para a formação de alta empregabilidade
nas áreas de engenharia de software e de hardware,
com tecnologias de uso corrente pelo mercado.

TIPO DO DIPLOMA

Graduação. Habilita para o exercício profissional
como Engenheiro de Software ou Engenheiro de
Computação e permite continuação dos estudos em
PósGraduação, MBA, Mestrado e Doutorado, e a
participação em concursos públicos

CARGA HORÁRIA

4.297 horas totais (3.570 horas em disciplinas obrigatórias / 400 horas de estágio supervisionado + 300 horas de atividades complementares / 27 horas em disciplinas optativas).

DURAÇÃO

Estimada em cerca de 5 anos.

O aluno que completar o curso de Engenharia de Computação e desejar obter também o diploma em Engenharia de Software deverá cursar um bloco da graduação de Engenharia de Software. Ou seja, o aluno pode obter ambos os diplomas em 23 trimestres letivos (cerca de 6 anos).

MEC

Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial
pela portaria nº1398 de 18 de setembro de 2009.

SALAS DE AULA

100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial. Nota
4,2 em 5 pelo MEC em infraestrutura, no
reconhecimento.

CERTIFICAÇÕES

Ajuda na preparação para as certificações: Oracle Java Programmer, OMG Certified UML Professional, Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3, Microsoft Web Applications, Microsoft Web Services.

CORPO DOCENTE

Reconhecido pelo MEC com nota 4,8 em 5,0

DESTAQUES

Forma profissionais prontos para trabalhar com
software, hardware e sistemas embarcados. O setor
de software no Brasil é um segmento de salários
altos e vagas sobrando. O salário médio de um
gerente de sistemas é de R$10 a 20 mil. Mesmo
estagiários ganham bolsas significativas: a bolsa
média de estágio em engenheria no Brasil é de
R$2.008,00 para alunos do último ano
(fonte: Exame/Robert Half)

PRINCIPAIS CARGOS

Engenheiro de Software, Desenvolvedor de
Sistemas Embarcados, Projetista de Hardware,
Analista de Sistemas, Arquiteto de Software, Analista
de Qualidade de Software, Gerente de Projeto de Sistemas,
Gerente de Sistemas, Projetista de
Sistemas de Software e Projetista de Testes.

CURRÍCULO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Referenciais da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC); Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Engenharias (MEC/CNE); Referenciais Curriculares
para Bacharelado e Licenciatura (MEC/SESu) e
Association for Computing Machinery (ACM), a
referência mundial para estudos da TI.

MODALIDADE

Presencial: regime intensivo trimestral.

OBSERVAÇÕES

É importante lembrar que a Instituição pode alterar a oferta de classes e horários em razão da disponibilidade de infraestrutura e demanda.

EMPREGADORES DOS NOSSOS ALUNOS

Estas são algumas das empresas em que alunos formados nas nossas graduações trabalham ou trabalharam

rede-globo-logo-1.png
Stone_pagamentos.png
Logo_VIVO.svg.png
wilson-sons.png
LOreal-Logo.png
logo-lojas-americanas-2048-removebg-preview.png
800px-Cisco_logo_blue_2016.svg.png
Equinix_logo.png
logo-ifood-1024.png
1280px-Banco_Bradesco_logo_horizontal.png
IBM_logo.svg-1.png
radix-logo-completo.png
images-removebg-preview.png
logo-olist-site.png
37ec5ed0-b726-11eb-bfbf-1b2c749437e1-removebg-preview.png
TIM_logo_2016.svg.png

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?

depoimento de aluno