Vestibular 2022

GRADUAÇÃO EM

ENGENHARIA DE SOFTWARE

A graduação em Engenharia de Software forma engenheiros de alto nível para uma demanda concreta do mercado: profissionais capazes de projetar e desenvolver soluções computacionais complexas.

CONHEÇA TUDO
SOBRE A GRADUAÇÃO

Esta página é para modalidade presencial, conheça nossa oferta na modalidade Live (EAD). 

A ÁREA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

PROCESSO SELETIVO

PARA INGRESSAR NO CURSO, VOCÊ PRECISA PARTICIPAR DE UM PROCESSO SELETIVO OBRIGATÓRIO.
VEJA AS FORMAS DE INGRESSO DISPONÍVEIS

Vestibular

Inscreva-se, realize sua prova online e concorra a bolsas exclusivas para os primeiros colocados.

Nota do ENEM

Utilize seu resultado do ENEM para ingressar diretamente no curso e usufruir de bolsas, dependendo da sua pontuação.

Transferência ou Portador de Diploma

Para quem já está na faculdade ou já se formou em outro curso. A seleção envolve entrevista, análise documental e curricular.

Esta Graduação é Oferecida na Modalidade Presencial

Esse é formato clássico das graduações! Você tem aulas presenciais com um corpo docente reconhecido com nota máxima pelo MEC. Suas aulas são na sede da Escola Superior da Tecnologia da Informação (ESTI), com acesso a laboratórios de ponta, uma super biblioteca focada em tecnologia e salas de estudo dedicadas aos alunos. Além disso, tem um computador só para você em todas as aulas para, na hora, colocar em prática o que aprendeu. A ESTI está praticamente em frente à estação de metrô da Carioca e a três quadras da estação de barcas da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.

Duração

Quatro anos, divididos em 16 trimestres letivos.

Carga Horária

3.300 horas (2.168 horas/aula + 400 horas de estágio supervisionado + 200 horas de atividades complementares + 162 horas optativas de Inglês + 27 horas optativas de Libras).

Início e horário

Janeiro de 2022, diariamente, no turno da manhã, tarde ou da noite.

FUNDAMENTOS DO CURSO

100% em Laboratório

Computadores são as ferramentas do dia a dia dos desenvolvedores. Por que não usá-los da mesma forma, durante a graduação? No Instituto, todas as aulas da Engenharia de Software são em laboratório, com uma workstation por aluno. O Infnet inova e estabelece um novo padrão de qualidade, oferecendo a única graduação 100% prática do estado.

Orientação ao Mercado

O curso de engenharia de software atende à demanda por profissionais de sólida formação conceitual, mas com foco principal no mercado de trabalho e não na pesquisa acadêmica. A maior parte das graduações de alto nível em Engenharia de Software são mais voltadas para a pesquisa acadêmica do que para os métodos e tecnologias usadas no mercado. O curso, assim, contribui para o desenvolvimento da indústria de software no Brasil, e oferece uma oportunidade ímpar de carreira para seus alunos.

Visão Sistêmica

A graduação forma engenheiros de software com uma visão sistêmica das fases do processo de desenvolvimento de software, desde a concepção, passando pela análise, desenho da solução, implementação, testes e segurança.

Tecnologias de Ponta

O currículo cobre assuntos de ponta, exigidos pelo mercado, como as plataformas Java e .NET, além dos conteúdos de base, como Teoria da Computação, Engenharia e Arquitetura de Software. Com isso, o aluno pode ingressar imediatamente no mercado de trabalho em posições valorizadas, mesmo sem experiência prévia.

CERTIFICAÇÕES ABORDADAS

70-486 Developing ASP.NET MVC Web Applications

70-480 [Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3]

OMG Certified UML Professional

70-487 Developing Microsoft Azure and Web Services

1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer

Metodologia de ensino

O que é PBL?

Durante a faculdade, você aprende o tempo todo realizando projetos. Praticamos o Aprendizado Baseado em Projetos, do inglês Project Based Learning (PBL). Trata-se de uma metodologia inovadora, cada vez mais usada no mundo. Ela dá ao aluno autonomia, na medida em que aprende desenvolvendo seu projeto. Também orienta o aprendizado para a construção, para o desenvolvimento, para a criação de soluções, tornando-o mais prático.  Trabalhando em projetos você também desenvolve competências interpessoais e a criatividade. Oferece a oportunidade de aprender com desafios do mundo real, similares aos que ele encontrará no mercado de trabalho, aumentando a retenção das competências e conceitos aprendidos.

Elementos-chave do processo

O QUE É CBL?

Trata-se do Aprendizado Baseado  em Competências, do inglês Competency Based Learning (CBL). É trocar as tradicionais grades de disciplinas, centradas nos conteúdos que o aluno deve aprender, pelas competências que o aluno deve desenvolver para exercer sua profissão no mercado de trabalho. O aprendizado durante o curso é orientado para o desenvolvimento de cada uma dessas competências. E no Instituto Infnet, essas competências são sempre trabalhadas dentro de projetos, o que as torna ainda mais reais e aplicadas.

Quando um curso no modelo CBL é desenvolvido, os educadores não começam a preparar um plano de aula baseado na escolha de conteúdos e leituras. Em vez disso, começam por identificar as competências necessárias para a atuação do profissional e, em seguida, selecionam os materiais e atividades para apoiar o aprendizado dos alunos em cada uma delas. No caso do Instituto Infnet, que usa paralelamente o método de aprendizado por projetos, normalmente esses materiais são atividades práticas, e não apenas leituras e vídeos.

O aluno progride no curso na medida em que adquire novas competências e torna-se apto para se formar quando domina todo o conjunto de competências necessárias para a nova profissão. Esse modelo é muito mais alinhado com o mercado de trabalho, pois as empresas podem ter certeza de quais competências o profissional formado domina.

PONTOS ESSENCIAIS DO CBL:

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE SOFTWARE

Faça o download do livreto e conheça
todas as nossas graduações.

Download

FICHA TÉCNICA ENGENHARIA DE SOFTWARE

NOME DO CURSO

Engenharia de Software

FOCO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Plataformas Java e .NET para aplicações, Cloud Computing, fábrica de software, arquitetura de software, softwares escaláveis, softwares seguros, softwares de alto desempenho, inteligência artificial.

DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO

Voltado para a formação de alta empregabilidade na
área de engenharia de software, com tecnologias de
uso corrente pelo mercado.

TIPO DO DIPLOMA

Graduação. Habilita para o exercício profissional
como Engenheiro de Software e permite
continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA,
Mestrado e Doutorado, e a participação
em concursos públicos.

CARGA HORÁRIA

3.349 horas, incluindo aulas, estágio, atividades
complementares e optativas.

DURAÇÃO

Estimada em 4 anos.

MEC

Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial
pela portaria nº 611 de 30 de novembro de 2014.

SALAS DE AULA

100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial.
Nota 4,5 em 5 pelo MEC em infraestrutura.

CERTIFICAÇÕES

Ajuda na preparação para as certificações: Oracle Java Programmer, OMG Certified UML Professional, Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3, Microsoft Web Applications, Microsoft Web Services.

CERTIFICAÇÕES

Prepara para 4 certificações oficiais dos principais
players de tecnologia.

CORPO DOCENTE

Professores com experiência prática de mercado.

DESTAQUES

Forma os profissionais mais valorizados do setor de
software, um segmento de salários altos e vagas
sobrando. O salário médio de um gerente de
sistemas é de R$10 a 20 mil. Mesmo estagiários
ganham bolsas significativas: a bolsa média de estágio
em engenharia no Brasil é de R$2.008,00 para alunos
do último ano (fonte: Exame/Robert Half).

PRINCIPAIS CARGOS

Engenheiro de Software, Analista de Sistemas,
Arquiteto de Software, Analista de Qualidade de
Software, Gerente de Projeto de Sistemas, Gerente
de Sistemas, Projetista de Sistemas de Software
e Projetista de Testes.

CURRÍCULO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Referenciais da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC); Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Engenharias (MEC/CNE); Referenciais Curriculares
para Bacharelado e Lincenciatura (MEC/SESu) e
Association for Computing Machinery (ACM), a
referência mundial para estudos da TI.

MODALIDADE

Presencial: regime intensivo trimestral.

OBSERVAÇÕES

Os blocos finais de graduação em Engenharia de Software (últimos 1,5 anos do programa), em razão de suas características específicas necessárias para o aprofundamento dos temas tratados e da necessidade dos alunos de participarem de programas de estágio, são agendados apenas nos turnos Manhã 1 (7:00 às 9:30, iniciando sempre em abril e em outubro) e Noite 2 (19:40 às 22:10, iniciando sempre em janeiro e em julho), não sendo oferecidos no turno da tarde. É importante lembrar que a Instituição pode alterar a oferta de classes em razão da disponibilidade de infraestrutura e demanda.

Informações Adicionais do curso presencial: clique aqui.

precisa de mais informações?

SAIBA MAIS SOBRE O DIA A DIA

Isto é tudo, obrigado! 😀