Faculdade de Gestão da TI

Gestão de Projetos e Programas

de Segurança da Informação

Entregável do Bloco:
Desenvolvimento de um projeto de consultoria em segurança de informação para uma organização baseado nas melhores práticas do gerenciamento de projetos e do gerenciamento da segurança da informação. O entregável deve contemplar: diagnóstico de segurança da informação de uma organização real; elaboração de um Programa de Segurança da Informação em resposta ao disgnóstico, trazendo uma visão da governança da segurança, análise e estratégias para avaliação e gerenciamento de risco e estratégias para o gerenciamento de incidentes; Plano de projeto para implantação do Programa de Segurança da Informação e artefatos previstos no PMBOK, tais como: termo de abertura de projetos, cronograma, EAP, análise de riscos entre outros. A norma ISO 27000 é empregada como linha de base para que o aluno posso conhecer os principais controles que devem ser aplicados em ambientes computacionais de diversos portes.
Projeto em Gestão de Projetos e Programas de Segurança da Informação
1 – Analisar casos de problemas de segurança da informação de organizações.
2 – Fazer análises de causa e propostas de contramedidas e planos de ação para correção das não conformidades de segurança da informação detectados.
3 – Portar-se de forma profissional com clientes no papel de consultor, com especial preocupação em relação à contextualização e compreensão das necessidades do cliente, cordialidade, expressão oral e escrita, apresentação de trabalhos e textos, apresentação pessoal e exercício ético da atividade.
4 – Elaborar um Programa de Política de Segurança da Informação e Plano de Gerenciamento de Projetos para a sua implementação para um cliente real.
Segurança da Informação
1 – Explicar a importância e os principais conceitos relacionados à segurança da informação.
2 – Explicar a importância e os principais aspectos das normas ISO 27.001 e 27.002.
3 – Avaliar o estágio atual da segurança da informação em diferentes organizações.
4 – Explicar as questões legais relacionadas à segurança da informação.
5 – Elaborar estratégias para o gerenciamento de risco de informação e conformidade.
Início e Planejamento de Projetos
1 – Compreender a teoria sobre o início e o planejamento de projetos de acordo com o PMBOK.
2 – Iniciar projetos.
3 – Planejar projetos.
Programa e Política de Segurança de Informação
1 – Explicar em profundidade a importância e as diversas naturezas de medidas de segurança da informação.
2 – Desenvolver programas de segurança da informação alinhados a diferentes organizações e contextos.
3 – Garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, por meio da aplicação de princípios de segurança da informação.
4 – Planejar a implantação de programas de segurança da informação.
5 – Analisar criticamente programas de segurança e estratégias de gestão de incidentes.
Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento de Projetos
1 – Compreender a teoria sobre a execução, o monitoramento, o controle e o encerramento de projetos de acordo com o PMBOK.
2 – Executar projetos.
3 – Monitorar projetos.
4 – Controlar projetos.
5 – Encerrar projetos.
Certificações do Bloco:
O bloco apoia na preparação para as certificações CAPM/ PMP, do PMI e para certificação ISO 27000 Foundation, do Exin. A certificação PMP, do PMI, exige experiência prévia do estudante em gerenciamento de projetos.

precisa de mais informações?

SAIBA MAIS SOBRE O DIA A DIA

Isto é tudo, obrigado! 😀