ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Fies 2021 e ProUni: saiba tudo para conquistar a vaga dos sonhos!

Além da seleção pelo Sisu no caso de universidades públicas, quem busca uma graduação pode ingressar pelo ProUni ou Fies 2021. Você sabe a diferença entre os programas? Confira com a gente e faça a melhor escolha para começar os estudos com o pé direito.

UM POUCO MAIS SOBRE O FIES 2021:

Os estudantes que optarem pelo financiamento pelo Fies 2021 têm seus estudos parcialmente financiados pelo Governo Federal em instituições de ensino privadas, em cursos presenciais.

No entanto, é necessário que o estudante tenha participado do ENEM e obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação que não seja zero.

Continue lendo para entender melhor como funciona.

COMO SE INSCREVER NO FIES 2021?

A inscrição deverá ser realizada pela internet, neste site. Para saber se foi selecionado, o interessado deve consultar a chamada regular e a lista de espera disponíveis no site Fies Seleção

Esse acompanhamento é bastante importante! Isso porque se os prazos não forem obedecidos, a inscrição é cancelada e a oportunidade reaberta aos candidatos da lista de espera.

Caso seja selecionado, o estudante deve complementar suas informações no próprio site do Fies Seleção. Mas atenção! Antes de entrar em contato e se inscrever pelo Fies, consulte nossa Central de Matrículas pelo e-mail atendimento.matriculas@infnet.edu.br; ou pelo WhatsApp; ou nos mande uma mensagem nas redes sociais.

Em seguida, ele tem até cinco dias para levar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino que escolheu os documentos dispostos aqui, a partir da página 13 do arquivo. 

Depois da checagem das informações, o aluno receberá o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). Em dez dias, ele deve procurar um banco para contratar o financiamento, levando este documento, para contratar seu Fies 2021. 

A modalidade tradicional do Fies 2021 engloba os estudantes com renda familiar de até três salários mínimos e nesse caso o financiamento pode ser feito pela Caixa Econômica Federal, mesmo sem ter uma conta no banco.

Há também uma nova modalidade de financiamento na área: a P-Fies. Essa opção é destinada aos estudantes com renda mensal familiar de três a cinco salários mínimos. Com a P-Fies, em 2021, o financiamento pode ser feito através de bancos privados. 

FIES E CAIXA: QUAL É A RELAÇÃO?

Atualmente, a Caixa oferece um período de carência. Ou seja, após a conclusão do curso, se o estudante não tiver uma renda fixa, o saldo devedor do financiamento é cobrado em prestações mensais de até R$ 150. Esse período dura até 18 meses.

Para quem for estudar no Infnet, a recomendação é que o financiamento de 2021 seja feito na agência Caixa mais próxima do Centro do Rio. Ou então a unidade no Largo da Carioca! Essas agências sabem operar com o Fies 2021. 

E também são próximas do Infnet, o que vai ser uma mão na roda. Isso porque o aluno deverá passar por um procedimento semestral obrigatório para a renovação do Fies 2021, chamado de aditamento. Em alguns casos, é preciso comparecer à agência da Caixa onde foi assinado o contrato do Fies 2021.

Os boletos do Fies 2021 pela Caixa são geridos online, conforme as instruções do site do banco.

COMO EFETUAR O FINANCIAMENTO?

Para efetuar o financiamento do Fies 2021, é exigida a apresentação de um agente fiador. Nesse caso, existem dois tipos de fiança: a convencional e a solidária.

A fiança convencional é representada por um ou dois fiadores, escolhidos pelo futuro aluno. Já a fiança solidária é feita através de estudantes financiados pelo Fies 2021 reunidos em grupo de três a cinco participantes. Cada um deles se compromete como fiador solidário do valor total e individual dos demais.

Caso o aluno tenha renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio, ele pode recorrer ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC). Basta optar por essa modalidade na hora da inscrição na plataforma do Fies Seleção. Com essa opção, fica dispensada a exigência de fiador.

E O PAGAMENTO? COMO SERÁ FEITO?

Durante o curso, mensalmente, o estudante deve pagar a parcela restante dos encargos educacionais da instituição, referente aos serviços educacionais que serão prestados. 

Vale lembrar que o Fies 2021 não tem um percentual de financiamento máximo. O valor é calculado de acordo com algumas variáveis da renda familiar mensal bruta per capita do aluno e os encargos educacionais cobrados pela instituição.

Após o término da graduação, caso o aluno tenha renda fixa, entra em vigor o prazo de amortização. Ou seja, é o pagamento do saldo devedor, nos valores e quantidades de parcelas acordadas com o banco. 

Lembrando que o pagamento do financiamento pelo Fies 2021 deve ser quitado em até catorze anos, em alguns casos sem juros!. 

Para estudantes da modalidade Fies, a taxa de juros é zero. Já para estudantes na modalidade P-Fies, os juros serão de acordo com os do banco escolhido para o financiamento. 

Por exemplo, um contrato pelo Itaú custa o valor da parcela mais 2,43% ao mês de juros sobre esse valor, pelos valores de hoje. É possível acompanhar as mudanças por este link.

Caso o aluno não tenha renda fixa, entra em vigor o período de carência, conforme explicado anteriormente.

Para mais detalhes, acesse esse link no site do Infnet. Ou entre em contato com o nosso e-mail: atendimento.fies@infnet.edu.br.

AGORA O QUE É O PROUNI?

Já o ProUni é a chance de ingressar em uma graduação com bolsa de até 100%, dependendo do desempenho no último ENEM. Para concorrer, o estudante também deve seguir os requisitos similares aos do FIES 2021, de ter pontuado 450 na média das provas do ENEM e não ter zerado a redação. 

Além disso, para pedir uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa do grupo familiar, de até um salário mínimo e meio. No caso de bolsa parcial (50%), a renda média de cada integrante do grupo familiar deverá ser de até três salários mínimos. 

Será preciso, também, atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Em alguns semestres, pode haver a possibilidade do Instituto Infnet não ofertar vagas para ingresso por meio do programa ProUni. Nesses casos, o motivo é porque todas as cotas de bolsas já foram preenchidas.

COMO SE INSCREVER NO PROUNI?

As inscrições no ProUni também são gratuitas e deverão ser feitas no site htttp://prouniportal.mec.gov.br/.

Também é importante acompanhar a chamada regular e a lista de espera disponíveis no site do ProUni para saber se foi selecionado. Assim como no Fies 2021, o não cumprimento dos prazos implica a perda da vaga. 

Caso tenha sido aprovado, o estudante deve apresentar à instituição os comprovantes das informações oferecidas. No portal do MEC, há a relação com a documentação necessária para cada caso.

Quaisquer dúvidas sobre o ProUni no Infnet podem ser comunicadas através do e-mail: colap@infnet.edu.br

E então? Já decidiu qual é o melhor caminho para você? 

Acesse o site da Escola Superior da Tecnologia da Informação e da Escola de Negócios para saber mais sobre os nossos cursos. E siga as nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) para atualizações constantes e não hesite em nos mandar uma mensagem caso queira esclarecer mais dúvidas.