Infnet marca um golaço na live da graduação em Ciência de Dados

A última edição das série de Lives de divulgação da graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial foi um gol de placa!

Nosso coordenador, prof. Fernando Ferreira, recebeu o professor Anderson Cordeiro. Num bate-papo super animado, Anderson falou sobre sua formação, experiência profissional e é claro, seu trabalho como Cientista de Dados no Gato Mestre, projeto que analisa os dados e oferece melhores informações na hora de escalar os times no jogo. Super legal!

Mas o trabalho do Anderson não é apenas no esporte, ele também integra um projeto muito bacana chamado “Fakepedia”. Trata-se de uma plataforma colaborativa para verificar a veracidade de conteúdos compartilhados na internet e combater a desinformação.

No tópico sobre grandes empresas e compartilhamento dos dados, Anderson afirmou que o Mercado se preocupa com a privacidade dos dados. Ele acredita que já não há mais um controle, as informações já estão na internet. Mas estamos aprendendo a não colocar nossas informações nas redes sociais ou em nuvens. Talvez produtos gerados com dados sigilosos, ou de direitos autorais, podem ter sua privacidade preservada a partir dessas mudanças.

Das dicas oferecidas para quem quer se tornar um cientista de dados, parece que estatística é um tema universal entre todos os professores que conversaram com a gente. Desenvolver suas habilidades criativas também é importante. Outra dica é não se preocupar com ferramentas e tecnologias pois elas mudam com o tempo, mas entender o método científico é de extrema importância.

Para quem quer começar na área, Anderson mandou a dica: aprenda a programar. O data scientist irá lidar com tecnologia e que para justificar suas escolhas, além de ter que fazer pesquisas e toda a parte científica, utilizará matemática e estatística. Mas até começar a justificar suas decisões, a parte de programação é muito forte. A indicação de linguagem? Python!

Esse papo foi muito divertido, tirou várias dúvidas e você vai cometer uma penalidade máxima se não conferir ele na íntegra! Confira aqui:

Nosso último encontro de fevereiro ocorrerá quarta-feira, 23, às 19h no canal do Infnet no Youtube! Ative a notificação, siga a gente nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!