Vida na Escola

Os palestrantes debateram sobre as iniciativas tecnológicas que podem ajudar no controle social.

Iniciativas tecnológicas podem auxiliar no Controle Social

O que é Controle Social?

No município, há o controle interno, feito pela Controladoria, e o controle externo, feito pelo poder legislativo e pela população.

Esse controle exercido pela população é o Controle Social. O cidadão consegue identificar melhor as deficiências próximas, seja ao avaliar o andamento de uma obra no trajeto para o trabalho ou na utilização dos serviços públicos, como hospitais e escolas.

Apesar de ser um direito solicitar informações e cobrar do poder público, há dificuldades para seu exercício pleno: a forma apresentada das respostas e dados solicitados são muitas vezes insuficientes e propositadamente confusas.

O engenheiro pelo IME e doutorando pelo IMPA Leandro Lyra, atualmente vereador do Rio, e nosso excelente professor e coordenador Hallison Paz, ex-colega dele no IME, ministraram ontem uma palestra sobre o assunto no Instituto Infnet.

Na palestra, explicaram como iniciativas tecnológicas podem ajudar no controle social, como no caso do Raio-X do Orçamento. Vale assistir e o link para a palestra está disponível em: https://youtu.be/aKvjn4LrHdA.

, , ,

Deixe sua opinião