Linguagens de programação com destaque em 2021

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso estar preparado para conquistar o seu espaço. E, conforme temos visto nos últimos tempos, desenvolver habilidades e conhecimentos relacionados com a área de tecnologia tem se tornado cada vez mais importante.

Dentro dessa perspectiva, a área de programação vem surgindo como uma das mais promissoras. Porém, apesar do crescimento do número de vagas no mercado de trabalho, o programador precisa ter uma boa qualificação para encarar os seus desafios.

Portanto, como as linguagens de programação estão sempre evoluindo e apresentando diversas novidades, o profissional precisa estar se atualizando constantemente, fazendo valer o conceito de lifelong learning.

Enfim, para finalizar a questão, temos que deixar bem claro: se você pretende conquistar boas oportunidades no mercado não apenas agora, mas também no futuro, é preciso investir bastante na sua formação.

A seguir, listamos algumas das principais linguagens de programação que foram usadas em 2021 no mercado de trabalho.

Python

Criado em 1991 por Guido van Rossum, o Python é uma linguagem de programação open source que tem como um dos seus maiores diferenciais a facilidade no aprendizado.

Geralmente, com pouco tempo de estudo, o profissional já se sente familiarizado com a sintaxe e as suas principais funções, tornando-se apto para desenvolver alguns projetos.

É importante destacar que o Python é considerado uma linguagem versátil, podendo ser utilizada em diversas áreas para resolver várias questões.

Java

Criada em 1995 na Sun Microsystems, o Java é uma linguagem que tem o seu nome reconhecido até mesmo por quem não é da área de tecnologia. Hoje em dia, ela é uma das mais utilizadas dentro do ambiente corporativo.

O Java tem como principal foco a orientação a objetos, tornando a tecnologia robusta e muito versátil.

As aplicações escritas em Java são capazes de rodar em qualquer plataforma, bastando apenas que o sistema tenha alguma implementação da Máquina Virtual Java instalada.

C++ e C

As linguagens C e C++ são opções robustas e extremamente poderosas, que com certeza podem fazer uma boa diferença no currículo de um programador.

Apesar da semelhança no nome, elas são linguagens diferentes, mas apresentam também alguns pontos em comum.

Apesar da semelhança com o nome de uma das linguagens anteriores, o JavaScript é considerado uma tecnologia mais moderna e tem como foco áreas como desenvolvimento web, criação de jogos e aplicativo para dispositivos móveis.

Ela geralmente é executada no navegador, o que facilita um pouco o estudo e possibilita uma interface bastante responsiva para rodar os códigos.

FONTE: TecMundo