ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Pesquisadora brasileira projeta Internet mais rápida do mundo

Sua Internet é rápida?

Agora imagina um projeto de transmissão de internet por fibra óptica com uma velocidade de 178 terabits por segundo! Esse estudo foi liderado por uma pesquisadora brasileira, professora de engenharia da Universidade College London (UCL). 

Para conseguirem o feito, o grupo de pesquisadores usou amplificadores e otimizadores de sinal. Essa infraestrutura testada gerou uma transferência de dados três vezes maior que o projeto Faster do Google, um cabo de fibra óptica que liga o Japão à costa oeste dos EUA. 

De acordo com eles, o projeto é todo comercialmente viável caso seja usado um backbone e estruturas de rede já existentes, como torres de transmissão 4G ou 5G ou a instalação de novos data centers.

A importância desse estudo é que “permite ampliar as oportunidades que a gente já tem, principalmente na necessidade de uma alta taxa de disponibilidade e velocidade de rede para poder produzir e prover novos serviços”, comenta o prof. Cidcley Schmitt.

“O aumento de velocidade e disponibilidade da internet precisam ser estudados. Agora temos um consumo interno ampliado, consumindo a rede em si, de maneiras que antes a gente não dava muita atenção antes”, conclui.

Aqui está o link para a matéria completa.

Braslight
Andre Kischinevsky

Professor Nota 10!

Prof. Allan Bessa começou a vida montando computadores. Estudou em colégio técnico, fez cursos livres de programação e entrou na área. Nessa época, morava em Del Castilho

Leia mais »