



(BI e Big Data)
apoiar a tomada de decisão e a inteligência de negócio. É um curso orientado
ao mercado, com 100% das aulas em laboratórios, onde o aluno desenvolve
suas habilidades para extração, análise, manipulação e gerenciamento de
bancos de dados, com foco em Business Intelligence e Big Data.


PROCESSO SELETIVO
Para ingressar no curso, você precisa participar de um processo seletivo obrigatório.
fundamentos DO curso
CERTIFICAÇÕES ABORDADAS

C100DBA: MongoDB Certified DBA Associate

Oracle Database 12c: SQL Fundamentals
Oracle Database 12c Administration

Linux LPIC-1 (Linux Professional Institute Certification Level 1)

70-767: Implementing a SQL Data Warehouse
As mensalidades do curso não dão direito a exames de certificação gratuitos, mas em alguns casos é possível o estudante conseguir descontos de até 50% na aquisição de vouchers no centro de exames do Instituto Infnet.
metodologia DE ENSINO
O QUE É PBL?
É um método de ensino alternativo às aulas expositivas tradicionais, e que resulta em um entendimento mais profundo dos conteúdos, uma melhoria nas competências interpessoais e no desenvolvimento da criatividade. O método oferece a oportunidade do aluno explorar desafios aplicáveis ao mundo real, similares aos que ele encontrará no mercado de trabalho, aumentando a retenção das competências e conceitos aprendidos. PBL pode significar Project Based Learning ou Portfólio Based Learning. São elementos-chave do processo:
MAIS PRÁTICA, MENOS TEORIA – ao invés de ensinar aos alunos um monte de teoria e, de vez em quando, aplicar uma fração dela através de um trabalho, fazemos o exato oposto: oferecemos desafios cada vez mais difíceis para os alunos resolverem, com a apresentação de alguns conceitos para apoiá-los. Consequentemente, os alunos procuram a teoria e as ferramentas que precisam, aplicam, trabalham juntos e se ajudam. É uma abordagem muito mais parecida com o que acontece na vida real, em uma empresa ou organização.
PROJETOS DESAFIADORES OU INTERDISCIPLINARES – cada projeto oferece um problema significativo para o aluno resolver, de dificuldade compatível com os desafios reais da profissão. Através dos projetos, é possível integrar conhecimentos que no modelo tradicional são tratados apenas isoladamente.
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS – os projetos são focados nos objetivos de aprendizado dos alunos, mas também incluem o desenvolvimento de competências transversais ao conteúdo, como análise crítica, solução de problemas e conflitos, colaboração, autogestão e gestão de projetos.
CONTEXTO – os projetos são desafios similares aos encontrados no mundo real, tendo assim significado concreto para os alunos e criando engajamento e entusiasmo no aprendizado.
REFLEXÃO E FEEDBACK – os alunos refletem sobre o aprendizado, a efetividade da coleta de
informações, a qualidade do trabalho e os obstáculos encontrados, além de darem e receberem feedback como parte de seu aprendizado. Estudos da ciência da educação mostram que praticando e tendo feedbacks sistemáticos, os alunos aprendem mais e fixam melhor os conteúdos. No método, são trabalhadas competências tidas como necessárias para o mercado de hoje, como o pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para a realização de uma tarefa.
Ficha TÉCNICA
NOME DO CURSO
Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados.
FOCO
Business Intelligence e Big Data.
DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO
Voltado para a formação de profissionais envolvidos
na inteligência do negócio, como Cientistas de Dados
ou Arquitetos de Dados.
TIPO DO DIPLOMA
Graduação. Habilita para o exercício profissional
como DBA, Cientista ou Arquiteto de Dados e
permite continuação dos estudos em Pós-Graduação,
MBA, Mestrado e Doutorado, e a
participação em concursos públicos.
CARGA HORÁRIA
2.697 horas, incluindo disciplinas obrigatórias, estágio, atividades
complementares e disciplinas optativas.
DURAÇÃO
Estimada em 3 anos.
MEC
Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial
pela portaria nº600 de 29 de outubro de 2014.
SALAS DE AULA
100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial.
CERTIFICAÇÕES
Ajuda na preparação para as certificações: Linux LPIC-1, Oracle, MongoDB e SQL Data Warehouse.
*Não inclui os vouchers para exames.
CORPO DOCENTE
Professores com experiência prática de mercado,
usualmente em grandes empresas multinacionais.
DESTAQUES
O curso aborda alguns dos bancos de dados mais utilizados no mercado nacional e mundial —Oracle, SQL Server, MongoDB— e prepara o aluno para ir além do papel de um administrador de banco de dados, dando-lhe familiaridade com todos os aspectos do Big Data, o que inclui abordagens da ciência de dados e do aprendizado de máquina ou machine learning.
PRINCIPAIS CARGOS
Engenheiro de Dados, Administrador de Bancos de
Dados (DBA), Cientista de Dados, Arquiteto de Dados, Arquiteto da
Informação, Administrador de Servidores,
Consultor de Bancos de Dados, Analista de Dados,
Projetista de Bancos de Dados, Gerente de Sistemas.
CURRÍCULO
Referenciais de acordo com o Catálogo Nacional de
Cursos Superiores de Tecnologia (MEC/SETEC) e da
ACM (Association for Computing Machinery), a
referência mundial para estudos da TI.
MODALIDADE
Presencial: regime intensivo trimestral.
INFRAESTRUTURA
Para um bom desempenho na utilização dos softwares utilizados no curso, é necessário que você possua um computador com CPU Intel i5 ou superior, com pelo menos 8 gigabytes de memória, 500 gigabytes livres de espaço em disco e possibilidade de executar o Windows em ambiente virtualizado.
Informações Adicionais: clique aqui.