



DE SOFTWARE


PROCESSO SELETIVO
Para ingressar no curso, você precisa participar de um processo seletivo obrigatório.
fundamentos do curso
CERTIFICAÇÕES ABORDADAS

70-486 Developing ASP.NET MVC Web Applications

70-487 Developing Microsoft Azure and Web Services

70-480 [Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3]

1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer

OMG Certified UML Professional
metodologia DE ENSINO
O QUE É PBL?
É um método de ensino alternativo às aulas expositivas tradicionais, e que resulta em um entendimento mais profundo dos conteúdos, uma melhoria nas competências interpessoais e no desenvolvimento da criatividade. O método oferece a oportunidade do aluno explorar desafios aplicáveis ao mundo real, similares aos que ele encontrará no mercado de trabalho, aumentando a retenção das competências e conceitos aprendidos. PBL pode significar Project Based Learning ou Portfólio Based Learning. São elementos-chave do processo:
MAIS PRÁTICA, MENOS TEORIA – ao invés de ensinar aos alunos um monte de teoria e, de vez em quando, aplicar uma fração dela através de um trabalho, fazemos o exato oposto: oferecemos desafios cada vez mais difíceis para os alunos resolverem, com a apresentação de alguns conceitos para apoiá-los. Consequentemente, os alunos procuram a teoria e as ferramentas que precisam, aplicam, trabalham juntos e se ajudam. É uma abordagem muito mais parecida com o que acontece na vida real, em uma empresa ou organização.
PROJETOS DESAFIADORES OU INTERDISCIPLINARES – cada projeto oferece um problema significativo para o aluno resolver, de dificuldade compatível com os desafios reais da profissão. Através dos projetos, é possível integrar conhecimentos que no modelo tradicional são tratados apenas isoladamente.
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS – os projetos são focados nos objetivos de aprendizado dos alunos, mas também incluem o desenvolvimento de competências transversais ao conteúdo, como análise crítica, solução de problemas e conflitos, colaboração, autogestão e gestão de projetos.
CONTEXTO – os projetos são desafios similares aos encontrados no mundo real, tendo assim significado concreto para os alunos e criando engajamento e entusiasmo no aprendizado.
REFLEXÃO E FEEDBACK – os alunos refletem sobre o aprendizado, a efetividade da coleta de
informações, a qualidade do trabalho e os obstáculos encontrados, além de darem e receberem feedback como parte de seu aprendizado. Estudos da ciência da educação mostram que praticando e tendo feedbacks sistemáticos, os alunos aprendem mais e fixam melhor os conteúdos. No método, são trabalhadas competências tidas como necessárias para o mercado de hoje, como o pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para a realização de uma tarefa.
Ficha TÉCNICA
NOME DO CURSO
Engenharia de Software
FOCO
Plataformas Java, .NET para aplicações, Cloud
Computing, fábricas de software e
inteligência artificial.
DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO
Voltado para a formação de alta empregabilidade na
área de engenharia de software, com tecnologias de
uso corrente pelo mercado.
TIPO DO DIPLOMA
Graduação. Habilita para o exercício profissional
como Engenheiro de Software e permite
continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA,
Mestrado e Doutorado, e a participação
em concursos públicos.
CARGA HORÁRIA
3.349 horas, incluindo aulas, estágio, atividades
complementares e optativas.
DURAÇÃO
Estimada em 4 anos.
MEC
Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial
pela portaria nº 611 de 30 de novembro de 2014.
SALAS DE AULA
100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial.
Nota 4,5 em 5 pelo MEC em infraestrutura.
CERTIFICAÇÕES
Ajuda na preparação para as certificações: Oracle Java Programmer*, OMG Certified UML Professional, Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3*, Microsoft Web Applications*, Microsoft Web Services*.
*Vouchers para os exames de certificação Oracle Java Programmer, Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3, Microsoft Web Applications, Microsoft Web Services incluídos na mensalidade apenas da modalidade presencial.
CERTIFICAÇÕES
Prepara para 4 certificações oficiais dos principais
players de tecnologia.
CORPO DOCENTE
Professores com experiência prática de mercado.
DESTAQUES
Forma os profissionais mais valorizados do setor de
software, um segmento de salários altos e vagas
sobrando. O salário médio de um gerente de
sistemas é de R$10 a 20 mil. Mesmo estagiários
ganham bolsas significativas: a bolsa média de estágio
em engenharia no Brasil é de R$2.008,00 para alunos
do último ano (fonte: Exame/Robert Half).
PRINCIPAIS CARGOS
Engenheiro de Software, Analista de Sistemas,
Arquiteto de Software, Analista de Qualidade de
Software, Gerente de Projeto de Sistemas, Gerente
de Sistemas, Projetista de Sistemas de Software
e Projetista de Testes.
CURRÍCULO
Referenciais da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC); Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Engenharias (MEC/CNE); Referenciais Curriculares
para Bacharelado e Lincenciatura (MEC/SESu) e
Association for Computing Machinery (ACM), a
referência mundial para estudos da TI.
MODALIDADE
Presencial: regime intensivo trimestral.
OBSERVAÇÕES
Os blocos finais de graduação em Engenharia de Software (últimos 1,5 anos do programa), em razão de suas características específicas necessárias para o aprofundamento dos temas tratados e da necessidade dos alunos de participarem de programas de estágio, são agendados apenas nos turnos Manhã 1 (7:00 às 9:30, iniciando sempre em abril e em outubro) e Noite 2 (19:40 às 22:10, iniciando sempre em janeiro e em julho), não sendo oferecidos no turno da tarde. É importante lembrar que a Instituição pode alterar a oferta de classes em razão da disponibilidade de infraestrutura e demanda.
Informações adicionais: clique aqui.