Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão de Projetos e Programas de Segurança da Informação
Detalhamento do projeto e das competências que você aprende nas disciplinas do bloco.

Entregável do Bloco:
Desenvolvimento de um projeto de consultoria em segurança de informação para uma organização baseado nas melhores práticas do gerenciamento de projetos e do gerenciamento da segurança da informação. O entregável deve contemplar: diagnóstico de segurança da informação de uma organização real; elaboração de um Programa de Segurança da Informação em resposta ao disgnóstico, trazendo uma visão da governança da segurança, análise e estratégias para avaliação e gerenciamento de risco e estratégias para o gerenciamento de incidentes; Plano de projeto para implantação do Programa de Segurança da Informação e artefatos previstos no PMBOK, tais como: termo de abertura de projetos, cronograma, EAP, análise de riscos entre outros. A norma ISO 27000 é empregada como linha de base para que o aluno posso conhecer os principais controles que devem ser aplicados em ambientes computacionais de diversos portes.
Projeto em Gestão de Projetos e Programas de Segurança da Informação
1 - Analisar casos de problemas de segurança da informação de organizações.
2 - Fazer análises de causa e propostas de contramedidas e planos de ação para correção das não conformidades de segurança da informação detectados.
3 - Portar-se de forma profissional com clientes no papel de consultor, com especial preocupação em relação à contextualização e compreensão das necessidades do cliente, cordialidade, expressão oral e escrita, apresentação de trabalhos e textos, apresentação pessoal e exercício ético da atividade.
4 - Elaborar um Programa de Política de Segurança da Informação e Plano de Gerenciamento de Projetos para a sua implementação para um cliente real.
Segurança da Informação
1 - Explicar a importância e os principais conceitos relacionados à segurança da informação.
2 - Explicar a importância e os principais aspectos das normas ISO 27.001 e 27.002.
3 - Avaliar o estágio atual da segurança da informação em diferentes organizações.
4 - Explicar as questões legais relacionadas à segurança da informação.
5 - Elaborar estratégias para o gerenciamento de risco de informação e conformidade.
Início e Planejamento de Projetos
1 - Compreender a teoria sobre o início e o planejamento de projetos de acordo com o PMBOK.
2 - Iniciar projetos.
3 - Planejar projetos.
Programa e Política de Segurança de Informação
1 - Explicar em profundidade a importância e as diversas naturezas de medidas de segurança da informação.
2 - Desenvolver programas de segurança da informação alinhados a diferentes organizações e contextos.
3 - Garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, por meio da aplicação de princípios de segurança da informação.
4 - Planejar a implantação de programas de segurança da informação.
5 - Analisar criticamente programas de segurança e estratégias de gestão de incidentes.
Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento de Projetos
1 - Compreender a teoria sobre a execução, o monitoramento, o controle e o encerramento de projetos de acordo com o PMBOK.
2 - Executar projetos.
3 - Monitorar projetos.
4 - Controlar projetos.
5 - Encerrar projetos.
Certificações do Bloco:
O bloco apoia na preparação para as certificações CAPM/ PMP, do PMI e para certificação ISO 27000 Foundation, do Exin. A certificação PMP, do PMI, exige experiência prévia do estudante em gerenciamento de projetos.

Converse conosco sobre este bloco
Assinar
Notificar de

Entregável

O entregável do projeto de bloco é o produto final que você produz ao longo do semestre, seguindo uma sequência de desafios ao longo da qual recebe feedbacks e orientações de seu professor. Depois de produzir seu projeto, você o apresenta para seus professores, usando o que aprendeu para justificar suas escolhas. Você terá sucesso em seu projeto pois as competências que você aprende em todas as disciplinas são direcionadas por ele.

Competências

Competências são as demandas que o mercado pede de um profissional da área do curso. É o que você vai aprender em cada disciplina. Você também aplica suas competências enquanto desenvolve seu projeto de bloco, simulando uma situação que enfrentará no mercado de trabalho.

Bloco

Um bloco é um conjunto de 5 disciplinas que você cursa ao longo de um semestre. Estas disciplinas são relacionadas, para que você aprenda o necessário para desenvolver um projeto similar ao que terá que criar na vida real. Com o aprendizado baseado em projetos e competências, você já monta seu portfólio ao longo da faculdade e aprende o que é demandado pelo mercado de trabalho.

Precisa de mais informações?
Entre em contato conosco!
Assinar
Notificar de