





PROCESSO SELETIVO
Para ingressar no curso, você precisa participar de um processo seletivo obrigatório.
metodologia DE ENSINO
O QUE É PBL?
É um método de ensino alternativo às aulas expositivas tradicionais, e que resulta em um entendimento mais profundo dos conteúdos, uma melhoria nas competências interpessoais e no desenvolvimento da criatividade. O método oferece a oportunidade do aluno explorar desafios aplicáveis ao mundo real, similares aos que ele encontrará no mercado de trabalho, aumentando a retenção das competências e conceitos aprendidos. PBL pode significar Project Based Learning ou Portfólio Based Learning. São elementos-chave do processo:
MAIS PRÁTICA, MENOS TEORIA – ao invés de ensinar aos alunos um monte de teoria e, de vez em quando, aplicar uma fração dela através de um trabalho, fazemos o exato oposto: oferecemos desafios cada vez mais difíceis para os alunos resolverem, com a apresentação de alguns conceitos para apoiá-los. Consequentemente, os alunos procuram a teoria e as ferramentas que precisam, aplicam, trabalham juntos e se ajudam. É uma abordagem muito mais parecida com o que acontece na vida real, em uma empresa ou organização.
PROJETOS DESAFIADORES OU INTERDISCIPLINARES – cada projeto oferece um problema significativo para o aluno resolver, de dificuldade compatível com os desafios reais da profissão. Através dos projetos, é possível integrar conhecimentos que no modelo tradicional são tratados apenas isoladamente.
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS – os projetos são focados nos objetivos de aprendizado dos alunos, mas também incluem o desenvolvimento de competências transversais ao conteúdo, como análise crítica, solução de problemas e conflitos, colaboração, autogestão e gestão de projetos.
PORTFÓLIO – na indústria criativa, o método leva à formação de portfólio durante a formação do aluno, algo especialmente valorizado pelo mercado de trabalho.
CONTEXTO – os projetos são desafios similares aos encontrados no mundo real, tendo assim significado concreto para os alunos e criando engajamento e entusiasmo no aprendizado.
REFLEXÃO E FEEDBACK – os alunos refletem sobre o aprendizado, a efetividade da coleta de
informações, a qualidade do trabalho e os obstáculos encontrados, além de darem e receberem feedback como parte de seu aprendizado. Estudos da ciência da educação mostram que praticando e tendo feedbacks sistemáticos, os alunos aprendem mais e fixam melhor os conteúdos. No método, são trabalhadas competências tidas como necessárias para o mercado de hoje, como o pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para a realização de uma tarefa.
Ficha TÉCNICA
NOME DO CURSO
Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais.
FOCO
Game Design, isto é, o projeto do jogo.
DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO
Voltado para a formação de game designers no
sentido estrito do termo: os profissionais capazes de
planejar, roteirizar e produzir jogos de qualidade em
plataformas diversas.
TIPO DO DIPLOMA
Graduação. Habilita para o exercício profissional
como designer de jogos digitais e permite
continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA,
Mestrado e Doutorado, e a participação em
concursos públicos.
TIPO DO DIPLOMA
Graduação. Habilita para o exercício profissional
como desenvolvedor ou analista de sistemas e
permite continuação dos estudos em Pós-Graduação,
MBA, Mestrado e Doutorado, e a participação em
concursos públicos.
CARGA HORÁRIA
2.689 horas, incluindo aulas, estágio, atividades
complementares e optativas.
DURAÇÃO
Estimada em 3 anos.
MEC
Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial
pela portaria nº266 de 27 de março de 2015.
SALAS DE AULA
100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial.
CORPO DOCENTE
Professores inseridos no mercado de games e
design, em estúdios de renome, agências de
design e comunicação e produtoras.
DESTAQUES
Efetivo desenvolvimento de jogos durante
a graduação, com motores de jogos como Game
Salad, Unreal Engine, Construct2, Game Maker,
dentre outras ferramentas.
PRINCIPAIS CARGOS
Game Designer, Projetista de Jogos, Produtor de
Jogos, Designer de Mecânica de Jogo, Designer de
Fase (Level Designer), Designer de Ambientação, Redator.
CURRÍCULO
Referenciais de acordo com o Catálogo Nacional
de Cursos Superiores de Tecnologia (MEC/SETEC)
e estudos do campo do game design.
MODALIDADE
Presencial: regime intensivo trimestral.
PARCERIA
Esta graduação é uma parceria da Escola de
Comunicação e Design Digital com a Escola
Superior da Tecnologia da Informação.
INFRAESTRUTURA
Para um bom desempenho nos softwares utilizados no curso, é necessário que você possua um computador com CPU Intel i5 ou superior, com pelo menos 8 gigabytes de memória e 500 gigabytes livres de espaço em disco. Uma placa de video 3D recente é recomendada.
Informações adicionais: clique aqui.