ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Faculdade de Gestão da TI

Gestão de Pessoas, Processos e Serviços da TI

Entregável do Bloco:
Diagnóstico e proposta de processos da área de TI de uma organização, trazendo a documentação de novos processos (usando BPMN e Itil) e indicadores que resolvem tal problema, perfil de cargos e contratos de desempenho.
Projeto de Bloco: Gestão de Pessoas, Processos e Serviços da TI
1 – Reconhecer de forma ampla os desafios da gestão da infraestrutura de tecnologia das informações nas organizações.
2 – Analisar casos de problemas de gestão de tecnologia da informação nas organizações.
3 – Compreender os fundamentos do gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia: qualidade, processos, indicadores de desempenho e metas.
4 – Aplicar os macroprocessos de Estratégia do Serviço, Desenho de Serviços, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.
5 – Aplicar o gerenciamento, a modelagem, a análise, o desenho, o desempenho e a transformação de processos de negócio, bem como a sua organização e gestão corporativa.
6 – Analisar e vivenciar situações práticas de situações de gestão de pessoas.
Fundamentos do Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia
1 – Compreender os fundamentos do gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia: qualidade, processos, indicadores de desempenho e metas.
2 – Criar POPs e fluxos padrão de processos.
3 – Criar gráficos de gestão à vista.
4 – Criar e apurar indicadores de desempenho para diferentes áreas, atividades e pessoas de uma organização.
5 – Criticar POPs, fluxos, gráficos e o gerenciamento da rotina como um todo em diferentes organizações.
Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL Foundations)
1 – Identificar os fundamentos do gerenciamento de serviços de TI.
2 – Explicar os macroprocessos de Estratégia do Serviço, Desenho de Serviços, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.
3 – Aplicar os macroprocessos de Estratégia do Serviço, Desenho de Serviços, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.
4 – Analisar a prática do gerenciamento de serviços de TI em diferentes organizações e contextos à luz dos processos e conceitos do ITIL.
5 – Analisar de forma contextualizada a adoção de ferramentas de suporte ao Itil nas suas várias dimensões.
Gestão de Processos BPM CBOK
1 – Identificar os fundamentos do gerenciamento por processos.
2 – Explicar o ciclo de vida do gerenciamento de processos.
3 – Aplicar o gerenciamento, a modelagem, a análise, o desenho, o desempenho e a transformação de processos de negócio, bem como a sua organização e gestão corporativa.
4 – Discutir a interação entre as tecnologias da informação e o BPM (Ferramentas de Modelagem e BPMS).
Gerenciamento de Pessoas em TI
1 – Explicar as principais questões da gestão de pessoas dentro das organizações.
2 – Propor estratégias de autodesenvolvimento profissional.
3 – Examinar situações envolvendo as melhores práticas da gestão de pessoas de acordo com o Gallup.
4 – Analisar e vivenciar situações práticas de situações de gestão de pessoas.
Certificações do Bloco:
O bloco apoia na preparação para os seguintes exames de certificação: ITIL Foundation e CBPP Certified Business Process Professional.

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