Você sabe o que é Flutter?

“Flutter é um Framework para o desenvolvimento de aplicativos mobile para IOS e Android”, explica o prof. Cidcley Schmitt. “O flutter, enquanto framework, facilita e agiliza o desenvolvimento de aplicações. E o mais bacana é que as aplicações criadas com o Flutter são nativas.”

Os apps criados no Flutter são compilados para a linguagem base do dispositivo, seja o Android ou o iOS, tendo acesso direto aos recursos do sistema, como câmera e memória. Isso otimiza desenvolvimento e desempenho, já que não há compiladores ‘intermediários’ para o uso destes recursos.

Show, né?

“Algumas das vantagens do Flutter são: otimização dos recursos e custos, estúdio de criação multiplataforma, excelente performance das aplicações e uma comunidade atuante em crescimento”, conclui Cidcley.

Tanto que para divulgar mais, a comunidade brasileira Flutterando lançou um curso gratuito no YouTube de como mexer no Flutter. São 27 vídeos curtos, com duração máxima de 5 minutos. Alguns tópicos abordados são: ambiente de desenvolvimento, sistema de widgets, stack, e mais.

Ah, vale lembrar que a linguagem de programação usada pelo Flutter é o Dart. Nos vídeos tem explicando.

Você tem mais alguma dica de como usar o Flutter? Deixe aí nos comentários! Bons estudos.