Pós-graduação
em docência


Práticas de Docência em Ambientes Tecnológicos

O Instituto Infnet oferece essa pós-graduação com o intuito de preparar seus professores para os desafios de se ministrar aulas em ambientes ricos em recursos tecnológicos.

O programa forma docentes que atendem à demanda das instituições de ensino por:

  • Planejamento de aulas práticas buscando a satisfação e aprendizagem do aluno.
  • Utilização de recursos tecnológicos.
  • Estratégias de avaliação das competências adquiridas.
  • Domínio da modalidade de ensino a distância.
  • Conhecimento de políticas e fundamentos educacionais.
  • Domínio de técnicas e teorias de aprendizagem que favoreçam a participação do aluno na construção do conhecimento.
  • Domínio do método de estudo de casos.

Programa do curso

Bloco 01

Ética, Processos e Legislação

Processos e Legislação Educacional

Legislação educacional. LDB. Elaboração de PPC. Regimento. Diretrizes do MEC sobre graduações tecnológicas. Autorização, reconhecimento e avaliação de cursos.

Ética na Educação

Educação, ética e moralidade. Discurso e prática na educação. Hierarquias e interlocuções em sala de aula. Citação não referenciada e direito autoral. O uso das mídias sociais. Legal e legítimo. Transparência e acessibilidade do professor. Democratização da informação. Diversidade, mediação de debates e outras intervenções docentes. Ética na avaliação. Estudo de casos.

Projeto de Bloco

Serão avaliados processos e legislação educacional contendo casos éticos para discussão e reflexão.

Bloco 02

(Re)Descobrindo a Sala de Aula: Satisfação Discente

Planejamento de Cursos com ênfase na Satisfação

Planejamento de cursos visando a satisfação do aluno. Estratégias de interlocução. Formas de abordagem. Estudo de caso e conceitos de Active Learning e Problem Based Learning. Educação e mercado.

Técnicas Semipresenciais

Ensino à Distância x Ensino Presencial. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Plataforma Moodle. Fóruns e atividades online. EAD e Ensino semipresencial. Tutoria na EAD. Compartilhamento de dados e direito autoral. EAD como complemento do Ensino Presencial.

Mediação de Cursos com ênfase na Satisfação

Ensinar a utilização de recursos tecnológicos para ministrar aulas com ênfase na satisfação. Uso avançado do Moodle. Compartilhamento de informações na rede. Mediação de fóruns. Utilização de recursos de som e imagem (cinema, fotografia, música) para mediação.

Aspectos Comportamentais na Sala de Aula

Didática e computador. Técnicas de apresentação. O uso das mídias sociais. Aspectos comportamentais do docente para alcançar a satisfação discente. Discurso e Postura.

Projeto de Bloco

Ministrar uma aula com boa satisfação, avaliada pelos demais alunos e por uma banca com os professores do bloco, adotando como instrumento um formulário além de avaliação.

Bloco 03

(Re)Descobrindo a Sala de Aula: Avaliação e Feedback

Avaliação Individual e Feedback

Avaliação cumulativa e diária; Registro de Conhecimentos Prévios e Registro de Conhecimentos Adquiridos. Elaboração de provas. Elaboração de trabalhos individuais. Notas e conceitos.

Avaliação em Grupo e Feedback

Elaboração e avaliação de trabalhos em grupo. Autoavaliação discente. Autoavaliação docente, estudos de caso de avaliações e feedbacks. Avaliação na EAD e a avaliação do docente realizada pelo aluno.

Projeto de Bloco

Elaborar boas avaliações de competências de alunos, avaliadas pelo coordenador do programa.

Bloco 04

(Re)Descobrindo a Sala de Aula: Aprendizagem

Planejamento de Cursos com ênfase na Aprendizagem

Planejar cursos visando a aprendizagem do aluno. Práticas de Active Learning e Problem Based Learning para aprendizagem, estratégias de nivelamento do corpo discente e seleção de conteúdo. Trabalho em grupo. Interdisciplinaridade.

Teorias e Técnicas de Aprendizagem

Processos cognitivos. O conceito de ensino-aprendizagem. Pedagogia e didática. Sujeito, tempo e aprendizagem. Interação e interlocução. Active Learning e Problem Based Learning. Educação e tecnologias. Educação formal e informal. Educação e cultura. Andragogia.

Mediação de Cursos com ênfase na Aprendizagem

Utilizar recursos tecnológicos como facilitadores da aprendizagem. Mediação de fóruns. Didática e computador. Estratégias de apresentação e instrumentalização para a produção de conhecimentos didáticos nas diversas áreas de atuação dos cursos. Utilização de exemplos práticos e cases como facilitadores para a aprendizagem. Criatividade e mediação.

Projeto de Bloco

Ministrar uma aula com bom ganho de aprendizado, avaliada pela diferença de aprendizado dos colegas medida por um exame aplicado antes e depois da aula (inspirado em exames do ENADE e de certificações conhecidas).

Bloco 05

Aperfeiçoamento Técnico

Livre escolha dentre outros módulos de Pós-Graduações oferecidas pelo Instituto Infnet.

TCC

Elaboração de monografia abordando os processos de planejmento, avaliação e mediação, de acordo com teorias de aprendizagem e dilemas éticos, aprendidos ao longo do curso.

Para obter mais informações ou matricular-se nessa pós-graduação, envie um e-mail para pos.rj@infnet.edu.br