O Instituto concede bolsas de estudos regularmente através de programas governamentais, como o ProUni, e programas de financiamento, como o FIES. Além disso, há os programas criados pela própria instituição como o Estude Sempre, no qual os alunos obtêm bolsas de estudo cada vez maiores, na medida em que estudam no Infnet. Há também os programas de bolsas por mérito, como o Mérito e Necessidade, que oferece bolsas em graduação para alunos que demonstrem possuir mérito acadêmico e necessidade social; o Mérito no Vestibular, que depende da pontuação conquistada no vestibular do Infnet; e o Mérito no ENEM, pelo qual o candidato pode ficar isento de fazer o vestibular do Infnet, conforme pontuação conquistada nas provas do ENEM.

ImgConteudo2Responsabilidade

Em parceria com a Prefeitura e articulação com a Assespro, o Infnet formou centenas de jovens para atuarem no mercado de TI pelo projeto Forsoft, tendo sido inclusive premiado pelas Nações Unidas. Tratam-se de cursos gratuitos de Programação de Computadores, Administração de Sistemas e Inglês Instrumental voltado para a TI, para jovens com idade entre 18 e 24 anos que estejam no último ano do Ensino Médio. Esses jovens, apadrinhados por empresas que os contratam após o curso, têm fortes chances de seguirem carreira em TI e ascenderem socialmente.

Desde 2000, o Infnet realiza ciclos de palestras e mini-cursos abertos ao público, totalmente gratuitos, sobre temas relacionados aos seus cursos. Os ciclos de palestras dão o conhecimento inicial a milhares de profissionais e futuros profissionais que, de outra forma, não teriam acesso ao tipo de conteúdo oferecido. Já assistiram aos cursos mais de 50 mil pessoas, de todas as classes sociais com acesso à internet.

O Instituto já colaborou diretamente para projetos de ONGs como a Ação da Cidadania, COEP (Rede Nacional de Mobilização Social) e o Banco da Providência. Aproveitando-se do ciclo de palestras, o Infnet já arrecadou com seus alunos mais de 30 toneladas de alimentos, que foram doadas ao Instituto de Apoio e Assistência Social Casa do Papai Noel, ao Movimento Viva Rio e outras ONGs de igual seriedade.

ImgConteudoResponsabilidade

Os empreendedores do Instituto Infnet foram selecionados e reconhecidos pela ONG Instituto Empreender Endeavor após extenso processo seletivo internacional. Esta ONG apoia empreendedores com base em sua capacidade de ação e padrões de ética e responsabilidade social. Além disso, nossos empreendedores fazem parte de uma rede e apoiam a própria Endeavor e outros empreendimentos iniciantes, disponibilizando seu tempo para aconselhamento e troca de ideias. Em outras ações, como a iniciativa do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo e a parceria com a Associação dos Mentores do Brasil – ABMEN, o Instituto estende suas ações de responsabilidade social na direção da cultura do empreendedorismo, algo que seus fundadores acreditam que pode transformar profundamente a realidade social do país.

Os alunos do Infnet também são estimulados a aprender os valores éticos relacionados à responsabilidade social e sustentabilidade ambiental, em todos os programas de graduação. Diversos projetos ligados a causas como a TI Verde, a acessibilidade física e digital, a responsabilidade social ou mesmo serviços de utilidade pública vêm sendo formulados por alunos e professores.

Os alunos da graduação em Design Gráfico, por exemplo, elaboraram dois projetos para utilidade pública. O primeiro foi fazer o redesign do Museu do Paço Imperial, localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro. O segundo trabalho foi desenvolver um projeto sobre a sinalização e acessibilidade das paradas de ônibus localizadas na Avenida Rio Branco, também no Centro do Rio.

Em outras iniciativas, o Infnet também busca promover causas relacionadas à responsabilidade social, em conjunto com suas áreas de atuação, em escolas do ensino médio. Por exemplo, realizou várias edições do Concurso EcoBag, voltado para alunos de ensino médio. Neste concurso, os participantes devem criar uma arte com um tema socialmente responsável. Assim, além de conhecerem mais e se desenvolverem em sua área de interesse, também se envolvem com temas socialmente relevantes.

Em outras situações, o Instituto patrocina projetos culturais associados às suas áreas de atuação e com relação a causas socialmente relevantes, especialmente quando tais projetos envolvem membros do corpo docente ou discente.

O conjunto de ações e iniciativas relacionadas à responsabilidade social vem garantindo, ao longo dos anos, que o Infnet seja reconhecido como uma instituição socialmente responsável, obtendo o selo correspondente da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.