Projetos são feitos por pessoas e os gerentes de projetos sabem que acima de qualquer metodologia ou ferramenta estão as pessoas e o próprio lado humano do projeto. Isso faz com que o gerenciamento dos usuários e demais stakeholders seja fundamental para o sucesso. De que adianta respeitar o orçamento, entregar no prazo um projeto de alta qualidade se o público interveniente rejeitar o produto ou serviço final? Mas isso não é tudo! Se o gerente de projetos não é exatamente um super-herói, quais são as principais características que esse profissional deve ter? Vamos à visão do portal PROFISSIONAISTI.com.br (veja mais em
https://goo.gl/CkNjCd):
Antecipação - Evitar problemas que comprometam os objetivos do projeto como prazo, orçamento e aceitação do usuário.
1. Organização - É difícil controlar tudo, por isso, priorizar o trabalho é uma atividade crítica de um gerente de projetos.
2. Condução - Inspirar, motivar e ser confiável: os profissionais do time e demais intervenientes esperam essas competências do gerente de projetos.
3. Comunicação - Comunicar sem usar e-mails, reuniões e apresentar relatórios de status é praticamente impossível. Um projeto precisa ser discutido, assim como ganhos e perdas necessitam ser previstos e alertados.
4. Pragmatismo - Excesso de análise pode atrasar um projeto. É preciso concentrar-se em realizar um trabalho bem feito com os recursos disponíveis.
5. Empatia - Se o projeto é feito por pessoas, a empatia é uma competência fundamental.