ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

10 profissões para trabalhar com ChatGPT

Um levantamento da consultoria de recrutamento PageGroup em parceria com o próprio ChatGPT listou as dez profissões que podem despontar com a chegada do chatbot da OpenAI.

Enquanto muitos profissionais temem que seus trabalhos estejam em risco com o avanço da inteligência artificial, as novas tecnologias prometem também criar novos cargos. “Tudo indica que o ChatGPT tornará o ambiente virtual totalmente novo e favorável a novas oportunidades de trabalho.”

Confira abaixo as oportunidades que podem surgir:

Data search concept using artificial intelligence chatbot ChatGPT, young businessman chatting with smart chatbot To find business economic information, artificial intelligence developed by OpenAI.

1. Gerente de Chatbot

Atua na gerência e no monitoramento da conversação entre o chatbot e o usuário. É responsável pela coleta, análise e melhoria contínua dos dados a fim de aperfeiçoar a experiência do usuário. Para esse cargo é necessário ter conhecimento técnico em inteligência artificial, machine learning e processamento de linguagem natural, experiência em gerenciamento de projetos e boa comunicação.

2. Desenvolvedor de Chatbot

Responsável por criar, projetar e implementar chatbots para diversos fins. Trabalha na criação de algoritmos de IA para reconhecer corretamente as intenções dos usuários, na integração dos serviços como APIs, armazenamento de dados e interfaces de usuário, em testes para garantir a segurança, performance e qualidade do conteúdo e na manutenção. O conhecimento em linguagens de programação como Java, Python, Ruby, entre outras, a experiência em desenvolvimento de software e habilidades para entender as necessidades do usuário são necessárias.

3. Técnico de Chatbot

Realiza ajustes e manutenção dos robôs de conversação. Geralmente desenvolve o diálogo do robô, programa suas respostas e ajuda a certificar que a ferramenta responde o usuário de forma apropriada. Para exercer essa função o conhecimento em tecnologias relacionadas a chatbots como machine learning, IA e processamento de linguagem natural e habilidades em programação são necessários, além de ser curioso e criativo.

4. Analista de Chatbot

Responsável por configurar e melhorar sistemas de chatbot para aprimorar a experiência do usuário. Também é encarregado pela análise dos dados gerados pelo chatbot para criar relatórios e detectar oportunidades de melhoria. O conhecimento técnico em programação e desenvolvimento de chatbots, habilidade para analisar dados dos usuários e identificar padrões para melhorar a experiência do chatbot são os principais para esse cargo.

5. Especialista em Inteligência Artificial

Desenvolve soluções para aprimorar a capacidade da máquina de aprender e raciocinar com autonomia. Cria, treina e testa sistemas de inteligência artificial para resolver problemas complexos. Sua atuação também envolve a concepção de algoritmos, modelos, protótipos e sistemas inteligentes, além do acompanhamento do progresso dos projetos e desenvolvimento de planos de atualização ou otimização dos sistemas. Como habilidades necessárias para esse cargo temos o conhecimento avançado em linguagem de programação como Python, R, Java, JavaScript, habilidades em matemática, estatística, algoritmos e estruturas de dados.

6. Designer de experiência do usuário de Chatbot (UX Designer)

Responsável por desenvolver soluções que melhorem a experiência dos usuários e ajudem os clientes a encontrar a informação que procuram de forma fácil e clara, o que inclui navegação intuitiva, fluxos de conversa claros, recursos visuais e jogos. É necessário ter conhecimento em design thinking e capacidade de identificar as necessidades e expectativas dos usuários do chatbot através de métodos de pesquisa e análise de dados.

7. Consultor de Chatbot

Ajuda os clientes a desenvolver, implementar e gerenciar chatbots inteligentes para melhorar a experiência do usuário. Trabalha diretamente com o cliente para compreender suas necessidades, desenvolver processos eficazes e propor soluções para problemas específicos. O conhecimento profundo das ferramentas e tecnologias necessárias para construir e manter chatbots, capacidade de análise e resolução de problemas são necessários neste cargo.

8. Engenheiro de Dados para Chatbot

Trabalha na construção e manutenção de algoritmos e bases de dados que permitem ao chatbot responder as perguntas do usuário. Cria modelos de aprendizado de máquina para otimizar o comportamento do chatbot e melhorar a experiência do usuário e também extrai, filtra e treina dados para chatbots. É preciso ter conhecimentos em Modelagem de Dados, APIs e integrações, além de experiência em linguagens de programação.

9. Desenvolvedor de Modelos de Aprendizado de Máquina para Chatbot

Cria algoritmos que permitem que os chatbots reconheçam e compreendam o contexto do diálogo entre usuários e robôs. Também é responsável por programar o chatbot para ajustar suas respostas às necessidades de informação dos usuários. Conhecimento em programação e experiência em Python ou R, estatística e matemática, ciência da computação e engenharia de dados são exigidos para esse cargo.

10. Pesquisador de Chatbot

Responsável por desenvolver e aprimorar os bots existentes, abrangendo coleta de dados, criação de estratégias para interação, estudo das melhores práticas do setor, aplicação de sistemas de inteligência artificial, além de avaliação das respostas e comportamentos do bot. Sua missão é criar um software interativo e intuitivo que proporcione experiências agradáveis e relevantes aos usuários e para isso é necessário ter conhecimento técnico sólido em áreas como inteligência artificial, machine learning e linguagem computacional, além de habilidades analíticas, comunicação clara e didática.