Bibliotecas de Programação para Desenvolvedores

Para início de conversa, você sabe o que é uma biblioteca e qual a função dela na programação?

Uma biblioteca é um conjunto de funções pré-escritas por outros programadores e que são usados no desenvolvimento de softwares, e possuem como principal função facilitar a programação, garantindo mais agilidade e menos erros durante o processo.

Com bibliotecas, é possível escrever códigos mais organizados e menores, assim como reduzir os erros.

Veja algumas das principais bibliotecas de programação:

jQuery

jQuery é uma biblioteca de JavaScript destinada a fazer com que páginas da web fiquem mais interativas, além de permitir a criação de scripts que tornem mais rica a experiência do usuário.

A biblioteca possui código aberto, por esse motivo sua base é constantemente incrementada pela comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo. Frequentemente são adicionados scripts, plugins e extensões que tornam os códigos ainda mais funcionais.

Entre suas vantagens estão a compatibilidade com qualquer sistema operacional, o suporte para CSS e HTML e o fato de poder ser usada em qualquer navegador.

TensorFlow

TensorFlow é uma biblioteca para o desenvolvimento e criação de modelos de aprendizado de máquina. Assim como o jQuery, possui seu código aberto, o que facilita sua atualização e melhora a base com a implementação de outros desenvolvedores.

A biblioteca foi inicialmente criada com o nome de DistBelief por uma equipe do Google responsável pelo desenvolvimento de deep learning e inteligência artificial denominada Google Brain.

Com a crescente popularidade do DistBelief o Google decidiu simplificar a biblioteca, reconstruindo ela e modificando seu nome para TensorFlow. Sua primeira versão foi lançada em 2017.

Entre suas vantagens estão a compatibilidade com diversas linguagens de programação, como Python, JavaScript, C++ e R, o fato de possuir integração com o Keras, uma API para Python e outras linguagens, além de oferecer visualização de dados com o TensorBoard, uma ferramenta robusta e exclusiva para criação de gráficos.

Um dos maiores destaques para o uso do TensorFlow é a possibilidade de criação de redes neurais para detectar e decifrar padrões e correlações, o que permite que usuários e empresas criem seus próprios modelos de machine learning.

NumPy

NumPy é uma biblioteca para Python baseada nos projetos Numeric e Numarray com o objetivo de reunir uma comunidade em torno de um único framework de processamento de arrays, sendo destinada a realizar operações em arrays multidimensionais denominados ndarray.

A biblioteca oferece operações rápidas para o tratamento e limpeza de dados, geração de subconjuntos e filtragens, estatísticas descritivas, manipulação de dados relacionais, manipulação de dados em grupos, entre outros tipos de processamento.

O Numpy também possui código aberto que, como já vimos, facilita o desenvolvimento da biblioteca através da contribuição de outros desenvolvedores.

Outras vantagens são as facilidades de execução de cálculos numéricos complexos, as operações realizadas serem mais velozes e o armazenamento ocupar menos memória.

React.js

A biblioteca funciona como base durante o desenvolvimento de aplicativos móveis ou de página única, construindo interfaces de usuário eficientes. Também permite a depuração e testes mais facilmente.

Além disso o React suporta JavaScript XML (JSX) que combina JS e HTML, ajudando na renderização de componentes com elementos aninhados, atributos, expressões JS, e declarações condicionais.

Facebook, Instagram e WhatsApp fazem uso do React.js

E aí, você utiliza alguma dessas bibliotecas de programação?

Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Andre Kischinevsky

Colocando o PBL em prática

Aprender fazendo é o que a instituição busca para os alunos ao implantar o PBL (Project/Problem/Portfolio Based Learning). O professor Cidcley Schmitt demonstra 100% de alinhamento à