BOLSAS E FINANCIAMENTOS

Financiamento

BOLSAS E ESTUDO OFERTADAS

O Instituto Infnet possui diferentes tipos de bolsas de estudo para graduações e pós-graduações presenciais. Cada uma delas é direcionada aos tipos de mérito que o aluno pode alcançar.

Veja abaixo como cada uma funciona e quais podem se aplicar a você.

Bônus vestibular infnet

  • Garantia ENEM inteligente

Garanta sua bolsa sem esperar pelo resultado do ENEM? Você pode ingressar obtendo uma bolsa mérito pelo nosso Vestibular. Caso seu resultado do ENEM seja publicado em até 6 meses após a sua matrícula e permita uma bolsa maior, garantimos esta bolsa para você.

PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)

O Instituto Infnet participa do Programa de Financiamento Estudantil (FIES), que se destina a estudantes matriculados em cursos de graduação presencial de instituições de ensino superior não gratuitas. O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC).

Solicitando o FIES, os estudantes podem ter seus estudos parcialmente financiados pelo governo federal, com o início do pagamento 18 meses após a conclusão do curso.

Para saber mais sobre o FIES e/ou se cadastrar, clique aqui.

Sobre o FIES

  • Poderá participar do processo seletivo do FIES, referente ao primeiro semestre de 2020 o estudante que, cumulativamente, atenda as seguintes condições:

Não. O FIES é exclusivo para o financiamento da primeira graduação.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES, no site http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br.

Para concorrer ao processo seletivo, é necessário que o estudante selecione um único curso e turno.

As vagas são limitadas e a definição das vagas disponibilizadas foi priorizada pela oferta em cursos superiores com conceitos de qualidade 5 (cinco) e 4 (quatro), em escala que vai de 1 (um) a 5 (cinco), nos termos do SINAES.

O Infnet não tem participação na definição do limite de vagas e para quais graduações serão ofertadas.

1 – Faça sua inscrição no FIES, através do site FIES Seleção, e aguarde o resultado do processo seletivo do programa;

2 – Após ser pré-selecionado na chamada única, conclua sua inscrição no endereço eletrônico do Portal do FIES;

3 – Valide as suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) no Infnet, em até cinco dias corridos;

4 – Após receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) da instituição de ensino, procure um banco para efetuar o financiamento. O prazo para essa etapa é de até dez dias. 

Para saber mais detalhes sobre como efetuar o financiamento, acesse este link.

O estudante pode consultar o resultado dos candidatos pré-selecionados na chamada regular, bem como a lista de espera, no FIES Seleção, e também com a CPSA no Infnet.

O estudante deve apresentar ao CPSA do Infnet a documentação especificada neste site, a partir da página 13 do arquivo. Os documentos exigidos estão previstos na Portaria Normativa MEC nº 10 de 2010.

Para efetuar o financiamento do FIES, é exigida a apresentação de um agente fiador. Nesse caso, existem dois tipos de fiança: a convencional e a solidária.

A fiança convencional é representada por um ou dois fiadores, escolhidos pelo futuro aluno. Já a fiança solidária é feita através de estudantes financiados pelo FIES 2020 reunidos em grupo de três a cinco participantes. Cada um deles se compromete como fiador solidário do valor total e individual dos demais.

Caso o aluno tenha renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio, ele pode recorrer ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC). Basta optar por essa modalidade na hora da inscrição na plataforma do FIES Seleção. Com essa opção, fica dispensada a exigência de fiador.

A sua inscrição será automaticamente cancelada e sua vaga será disponibilizada aos candidatos da lista de espera.

Fase de utilização: durante o curso, mensalmente, o estudante deve pagar a parcela restante dos encargos educacionais da instituição, referente aos serviços educacionais que serão prestados. 

Fase de carência: após a conclusão do curso, se o estudante não tiver uma renda fixa, o saldo devedor do financiamento é cobrado em prestações mensais de até R$ 150. Esse período dura até 18 meses.

Fase de amortização:  é o pagamento do saldo devedor após o término da graduação, nos valores e quantidades de parcelas acordadas com o banco. Lembrando que o pagamento do financiamento pelo FIES deve ser quitado em até catorze anos.

Vale lembrar que o FIES não tem um percentual de financiamento máximo. O valor é calculado de acordo com algumas variáveis da renda familiar mensal bruta per capita do aluno e os encargos educacionais cobrados pela instituição.

Para estudantes da modalidade FIES, a taxa de juros é zero. Já para estudantes na modalidade P-FIES, os juros serão de acordo com os do banco escolhido para o financiamento.

Por exemplo, um contrato pelo Itaú custa o valor da parcela mais 2,61% ao mês de juros sobre esse valor, pelos valores de hoje. É possível acompanhar as mudanças por este link.

*O Infnet não se responsabiliza pela sua aprovação no FIES. Porém, nos colocamos à disposição para lhe auxiliar em todo o processo através do e-mail: atendimento.fies@infnet.edu.br.

FINANCIAMENTO

O Instituto Infnet tem programas próprios ou com parceiros para o financiamento da sua pós-graduação.

Para ter mais informações e consultar sobre opções de financiamento estendido, siga até o final de atendimento eletrônico e converse com um de nossos consultores via Whatsapp.