Qual a diferença entre Engenharia de Computação e Engenharia de Software?

Com o avanço tecnológico, mais profissões aparecem na área da computação.

Esse é o caso da “nova” Engenharia de Software, um curso que surgiu no Brasil há poucos anos.

O Engenheiro de Software é “o cara” da programação, mas vai muito além de só “codar”. Ele domina as técnicas para trabalhar em todas as fases do desenvolvimento de sistemas muito complexos e aplicativos diversos.

Um bom profissional desta área domina tantos as técnicas tradicionais de desenvolvimento em cascata quanto os métodos ágeis

Essa é uma área que não para de crescer. Cada vez mais gadgets tecnológicos são lançados ao consumo e, ao mesmo tempo, empresas precisam de sistemas cada vez mais complexos. A demanda por profissionais é gigante.

Mas é comum surgir uma dúvida: quero ser Engenheiro da Computação ou Engenheiro de Software? Onde termina um e começa o outro? Bem, vamos lá!

Engenharia de Software ou Engenharia da Computação? Qual a diferença?

O Engenheiro de Software aprende a desenvolver software de ponta a ponta, incluindo questões avançadas, como arquitetura de software, inteligência artificial, engenharia disciplinada, softwares escaláveis e gerência de mudanças.

E o Engenheiro de Computação? Qual a diferença? Ele aprende tudo isso, mas também uma base mais forte de matemática, com cálculo e álgebra, circuitos elétricos e eletrônicos, física, construção de microprocessadores, processamento de sinais e sistemas robóticos.

Os assuntos de Engenharia de Computação voltaram com força total com a chegada da “internet das coisas”, mais comumente chamada de IoT (“Internet of Things”), além barateamento dos sensores “inteligentes”, que permitiram a evolução de drones e similares. É comum encontrarmos Engenheiros da Computação trabalhando com robótica e eletrônica digital.

Engenharia de Computação é um curso mais longo. No Instituto Infnet, o aluno aprende tudo o que o Engenheiro de Software aprende e vai mais longe.

Quanto ganha um Engenheiro de Computação?

Os profissionais são tão procurados pelo mercado que em nossa última pesquisa com ex-alunos verificamos que 100% estão empregados e os formados nos últimos dois anos recebem um salário médio de R$9.584,40.

Resumo comparativo das Engenharias:

Engenharia de Software no Infnet:

1. Desenvolvimento Front-end
  2. Desenvolvimento Java
  3. Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais e Redes
  4. Desenvolvimento .NET
  5. Desenvolvimento Android
  6. Engenharia Disciplinada de Softwares
  7. Engenharia de Softwares Escaláveis
  8. Computação e Inteligência Artificial

Engenharia de Computação no Infnet:

Tudo o que é ensinado em Engenharia de Software, mais:

1. Sistemas Digitais IOT – Internet of Things
  2. Sistemas Digitais Embarcados
  3. Sistemas Robóticos

Cada item da lista acima dura um semestre de aulas – ou seja, Engenharia de Software pode ser feito em 4 anos, enquanto de Computação dura 5,5 anos.

Esse é um vídeo muito legal que explica sobre as Engenharias e suas diferenças:

Quanto ganha um programador - Excerto do Guia Robert Half
Engenharia de Computação
Andre Kischinevsky

Quanto ganha um programador?

Quer saber quanto ganha um programador, e quais cargos ganham mais? Em primeiro lugar, observe que um dos perfis mais valorizados na área é o