Vestibular 2022

GRADUAÇÃO EM

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

A graduação em Engenharia de Computação forma engenheiros de alto nível capazes de projetar e desenvolver soluções computacionais complexas, incluindo o planejamento e construção de computadores, periféricos e sistemas que realizem a integração entre hardware e software.

INFORMAÇÕES

E VALORES

Esta página é para modalidade presencial, conheça nossa oferta na modalidade Live (EAD). 

A ÁREA DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

PROCESSO SELETIVO

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Transferência ou Portador de Diploma

Para quem já está na faculdade ou já se formou em outro curso. A seleção envolve entrevista, análise documental e curricular.

Esta Graduação é Oferecida na Modalidade Presencial

Esse é formato clássico das graduações! Você tem aulas presenciais com um corpo docente reconhecido com nota máxima pelo MEC. Suas aulas são na sede da Escola Superior da Tecnologia da Informação (ESTI), com acesso a laboratórios de ponta, uma super biblioteca focada em tecnologia e salas de estudo dedicadas aos alunos. Além disso, tem um computador só para você em todas as aulas para, na hora, colocar em prática o que aprendeu. A ESTI está praticamente em frente à estação de metrô da Carioca e a três quadras da estação de barcas da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.

Duração

Estima em cerca de cinco anos, divididos em 21 trimestres letivos.

Carga Horária

4.297 horas totais (3.570 horas em disciplinas obrigatórias / 400 horas de estágio supervisionado + 300 horas de atividades complementares / 27 horas em disciplinas optativas).

Início e horário

Julho de 2022, diariamente, no turno da manhã ou da tarde.

FUNDAMENTOS DO CURSO

100% em Laboratório

Computadores são ferramentas do dia a dia dos engenheiros. Se no seu trabalho você usa um micro para ajudá-lo nas tarefas diárias, por que não faria o mesmo em sala de aula? No Instituto, as aulas são em laboratório, com uma workstation por aluno. O Infnet inova e estabelece um novo padrão de qualidade, oferecendo o único curso de Engenharia da Computação 100% hands-on.

Orientação ao Mercado

O Engenheiro de Computação é frequentemente solicitado para administrar e desenvolver soluções integradas de hardware e software que contribuam para o processo industrial. Ele também costuma trabalhar na criação de tecnologias para smartphones, tablets e computadores. Quando formado no Instituto Infnet, tem como diferencial o domínio completo da engenharia de software, desde a concepção, passando pela análise, desenho da solução, implementação, testes e segurança. Ele atende à demanda por profissionais de sólida formação conceitual em hardware e software, mas com foco principal no mercado de trabalho e não na pesquisa acadêmica.

Software + Hardware

A graduação em engenharia da computação oferece uma sólida formação em planejamento e construção de computadores, periféricos e integração entre hardware e software, especialmente relacionadas à automação, incluindo assuntos atuais relacionadas a drones, inteligência artificial, machine learning, iOT, Big Data e Wearables. Ao final de sua graduação, o aluno pode também obter o diploma de Engenheiro de Software com um ano adicional de estudos.

Tecnologias de Ponta

O currículo cobre assuntos de ponta, exigidos pelo mercado, como as plataformas Java e .NET, além dos conteúdos de base, como Teoria da Computação, engenharia e arquitetura de software. Com isso, o aluno pode ingressar imediatamente no mercado de trabalho em posições valorizadas, mesmo sem experiência prévia.

CERTIFICAÇÕES ABORDADAS

70-486 Developing ASP.NET MVC Web Applications

70-480 [Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3]

Object Management Group

OMG Certified UML Professional

70-487 Developing Microsoft Azure and Web Services

Oracle Academy

1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer

Metodologia de ensino

Desenvolvemos uma metodologia de ensino baseada na utilização de projetos e competências. A combinação do Project Based Learning com o Competency Based Learning fornece um diferencial à nossa faculdade, permitindo cursos mais engajantes, pois você aprende construindo projetos e desenvolvendo as competências que realmente precisa no mercado de trabalho. 

É uma forma de aprender inovadora e moderna, alinhada com o que é feito em várias escolas de tecnologia internacionais.

matriz curricular

Faça o download do livreto e conheça
todas as nossas graduações.

Download
  • Interfaces com HTML e CSS
  • JavaScript
  • Interação Humano- Computador para Desenvolvimento Front-end Web
  • Frameworks Front-end e conexão com Back-end
  • Projeto: Desenvolvimento Front End

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos do Desenvolvimento Java
  • Orientação a Objetos com Java e UML
  • Desenvolvimento avançado de Sistemas com Java
  • Modelagem e Persistência de dados com UML e Java
  • Projeto: Desenvolvimento Java

 

            Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos de Desenvolvimento com C#
  • Fundamentos de Desenvolvimento de Aplicações Web ASP .NET
  • Desenvolvimento de Serviços Web e Windows Azure
  • Desenvolvimento de Aplicações Web ASP .NET MVC
  • Projeto: Desenvolvimento .NET

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
  • Fundamentos de programação com Python
  • Arquitetura de Redes de Computadores
  • Desenvolvimento Python para Sistemas Operacionais e Redes
  • Projeto: Arquitetura de Computadores, Redes e Sistemas Operacionais

 

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  • Fundamentos do Desenvolvimento Android
  • Design de Interfaces Android
  • Desenvolvimento Java: Android
  • Segurança, Monetização e Publicação de Aplicativos Android
  • Projeto: Desenvolvimento Android

 

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  • Matemática para Data Science e Machine Learning
  • Internet of Things (Iot)
  • Data Science
  • Data Analytics e Machine Learning em Iot
  • Projeto: Iot e Data Science

 

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  • Introdução à Matemática para o Processamento Digital de Sinais
  • Introdução ao Processamento Digital de Sinais
  • Matemática para o Processamento Digital de Sinais
  • Processamento Digital de Sinais
  • Projeto de Bloco: Processamento Digital de Sinais

 

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  • Matemática para Sistemas Embarcados 
  • Circuitos Elétricos e Eletrônicos
  • Projeto de Microprocessadores
  • Sistemas Embarcados
  • Projeto de Bloco: Sistemas Embarcados

 

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  • Fundamentos de Sistemas Robóticos com ROS
  • Fundamentos de Visão Computacional
  • Aplicações Robóticas com ROS
  • Veículos Autônomos
  • Projeto: Robótica

 

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  • Inteligência Artificial Simbólica: Fundamentos
  • Inteligência Artificial em Jogos: Fundamentos
  • Inteligência Artificial Simbólica: Lógica, Planejamento e Ação
  • Inteligência Artificial em Jogos: Decisão e Estratégia
  • Projeto: Computação e Inteligência Artificial

 

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  • Interfaces com HTML e CSS
  • JavaScript
  • Interação Humano-Computador para Desenvolvimento Front-end Web
  • Frameworks Front-end e conexão com Back-end
  • Projeto: Desenvolvimento Front End

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  • Fundamentos do Desenvolvimento Java
  • Orientação a Objetos com Java e UML
  • Desenvolvimento avançado de Sistemas com Java
  • Modelagem e Persistência de dados com UML e Java
  • Projeto: Desenvolvimento Java

 

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  • Fundamentos de Desenvolvimento com C#
  • Fundamentos de Desenvolvimento de Aplicações Web ASP .NET
  • Desenvolvimento de Serviços Web e Windows Azure
  • Desenvolvimento de Aplicações Web ASP .NET MVC
  • Projeto: Desenvolvimento .NET

 

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  • Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
  • Fundamentos de programação com Python
  • Arquitetura de Redes de Computadores
  • Desenvolvimento Python para Sistemas Operacionais e Redes
  • Projeto: Arquitetura de Computadores, Redes e Sistemas Operacionais

 

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  • Fundamentos do Desenvolvimento Android
  • Design de Interfaces Android
  • Desenvolvimento Java: Android
  • Segurança, Monetização e Publicação de Aplicativos Android
  • Projeto: Desenvolvimento Android

 

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  • Matemática para Data Science e Machine Learning
  • Internet of Things (Iot)
  • Data Science
  • Data Analytics e Machine Learning em Iot
  • Projeto: Iot e Data Science

 

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  • Introdução à Matemática para o Processamento Digital de Sinais
  • Introdução ao Processamento Digital de Sinais
  • Matemática para o Processamento Digital de Sinais
  • Processamento Digital de Sinais
  • Projeto de Bloco: Processamento Digital de Sinais

 

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  • Matemática para Sistemas Embarcados 
  • Circuitos Elétricos e Eletrônicos
  • Projeto de Microprocessadores
  • Sistemas Embarcados
  • Projeto de Bloco: Sistemas Embarcados

 

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  • Fundamentos de Sistemas Robóticos com ROS
  • Fundamentos de Visão Computacional
  • Aplicações Robóticas com ROS
  • Veículos Autônomos
  • Projeto: Robótica

 

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  • Inteligência Artificial Simbólica: Fundamentos
  • Inteligência Artificial em Jogos: Fundamentos
  • Inteligência Artificial Simbólica: Lógica, Planejamento e Ação
  • Inteligência Artificial em Jogos: Decisão e Estratégia
  • Projeto: Computação e Inteligência Artificial

 

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Ficha TÉCNICA ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

NOME DO CURSO

Engenharia de Computação

FOCO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Plataformas Java e .NET para aplicações. Cloud Computing, inteligência artificial, circuitos digitais, IoT, Data Science, Robótica e Automação.

DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO

Voltado para a formação de alta empregabilidade
nas áreas de engenharia de software e de hardware,
com tecnologias de uso corrente pelo mercado.

TIPO DO DIPLOMA

Graduação. Habilita para o exercício profissional
como Engenheiro de Software ou Engenheiro de
Computação e permite continuação dos estudos em
PósGraduação, MBA, Mestrado e Doutorado, e a
participação em concursos públicos

CARGA HORÁRIA

4.297 horas totais (3.570 horas em disciplinas obrigatórias / 400 horas de estágio supervisionado + 300 horas de atividades complementares / 27 horas em disciplinas optativas).

DURAÇÃO

Estimada em cerca de 5 anos.

O aluno que completar o curso de Engenharia de Computação e desejar obter também o diploma em Engenharia de Software deverá cursar um bloco da graduação de Engenharia de Software. Ou seja, o aluno pode obter ambos os diplomas em 23 trimestres letivos (cerca de 6 anos).

MEC

Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial
pela portaria nº1398 de 18 de setembro de 2009.

SALAS DE AULA

100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial. Nota
4,2 em 5 pelo MEC em infraestrutura, no
reconhecimento.

CERTIFICAÇÕES

Ajuda na preparação para as certificações: Oracle Java Programmer, OMG Certified UML Professional, Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3, Microsoft Web Applications, Microsoft Web Services.

CORPO DOCENTE

Reconhecido pelo MEC com nota 4,8 em 5,0

DESTAQUES

Forma profissionais prontos para trabalhar com
software, hardware e sistemas embarcados. O setor
de software no Brasil é um segmento de salários
altos e vagas sobrando. O salário médio de um
gerente de sistemas é de R$10 a 20 mil. Mesmo
estagiários ganham bolsas significativas: a bolsa
média de estágio em engenheria no Brasil é de
R$2.008,00 para alunos do último ano
(fonte: Exame/Robert Half)

PRINCIPAIS CARGOS

Engenheiro de Software, Desenvolvedor de
Sistemas Embarcados, Projetista de Hardware,
Analista de Sistemas, Arquiteto de Software, Analista
de Qualidade de Software, Gerente de Projeto de Sistemas,
Gerente de Sistemas, Projetista de
Sistemas de Software e Projetista de Testes.

CURRÍCULO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Referenciais da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC); Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Engenharias (MEC/CNE); Referenciais Curriculares
para Bacharelado e Licenciatura (MEC/SESu) e
Association for Computing Machinery (ACM), a
referência mundial para estudos da TI.

MODALIDADE

Presencial: regime intensivo trimestral.

OBSERVAÇÕES

Os blocos finais de graduação em Engenharia de Computação (últimos 3 anos do programa), em razão de suas características específicas necessárias para o aprofundamento dos temas tratados e da necessidade dos alunos de participarem de programas de estágio, são agendados apena no turnos Manhã 1 (7:00 às 9:30), iniciando sempre em abril e em outubro, não sendo oferecidos no turno da tarde. É importante lembrar que a Instituição pode alterar a oferta de classes em razão da disponibilidade de infraestrutura e demanda.

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