Vestibular 2023
GRADUAÇÃO EM
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
A graduação em Engenharia de Computação forma engenheiros de alto nível capazes de projetar e desenvolver soluções computacionais complexas, incluindo o planejamento e construção de computadores, periféricos e sistemas que realizem a integração entre hardware e software.
Esta página é para modalidade presencial, conheça nossa oferta na modalidade Live (EAD).
A ÁREA DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
PROCESSO SELETIVO
PARA INGRESSAR NO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, VOCÊ PRECISA PARTICIPAR DE UM PROCESSO SELETIVO OBRIGATÓRIO.
VEJA AS FORMAS DE INGRESSO DISPONÍVEIS
INFORMAÇÕES DO CURSO
Próxima Turma
Julho de 2023, diariamente, no turno da manhã.
Duração
Cinco anos, divididos em dez projetos semestrais.
Mensalidade
R$ 3.890,00
Bolsas de até 60% via Vestibular ou ENEM.
FUNDAMENTOS DO CURSO
100% em Laboratório
Em uma workstation por aluno, suas aulas serão práticas, de qualidade e com os melhores softwares do mercado.
Professores de Mercado
Você tem aulas com gente que desenvolve, empreende e além disso tem excelente formação acadêmica.
Certificações
A graduação ajuda na preparação para certificações válidas internacionalmente, de empresas como a Microsoft e a Oracle.
Alta Empregabilidade
Com um mercado em expansão, a área de Computação oferece cargos bem remunerados para profissionais bem qualificados.
Tecnologias de Ponta
Aprendendo as tecnologias mais desejadas do mercado, como Python, SQL, APIs, Data Science, HDL, entre outras, você se qualifica para ocupar vagas no Brasil e no Exterior.
Conecte-se
Estude e conviva presencialmente com profissionais de alto nível. Crie uma rede de contatos com professores e colegas que irão te auxiliar pelo resto da vida.
Software + Hardware
Aprenda desde o planejamento e construção de computadores até a integração entre hardware e software, com foco em automação, IA, Machine Learning, iOT, Big Data e Wearables. Torne-se também um Engº de Software adicionando um ano de estudo após sua formação!
Aprendizado Prático
Realize projetos e aprenda na prática. Nossa metodologia inovadora une o desenvolvimento de competências com a sua aplicação em projetos que simulam a realidade de mercado.
Projetos de Mercado
O aprendizado é construído ao redor de dez grandes projetos reais, baseados nos desafios iguais aos do mercado de trabalho. Você desenvolve uma sólida formação multidisciplinar em hardware e software, podendo trabalhar em diversas áreas.
CERTIFICAÇÕES ABORDADAS
70-486 Developing ASP.NET MVC Web Applications
70-480 Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3
OMG Certified UML Professional
70-487 Developing Microsoft Azure and Web Services
1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer
Metodologia de ensino
Desenvolvemos uma metodologia de ensino baseada na utilização de projetos e competências. A combinação do Project Based Learning com o Competency Based Learning fornece um diferencial à nossa faculdade, permitindo cursos mais engajantes, pois você aprende construindo projetos e desenvolvendo as competências que realmente precisa no mercado de trabalho.
É uma forma de aprender inovadora e moderna, alinhada com o que é feito em várias escolas de tecnologia internacionais.
matriz curricular
Fundamentos do Desenvolvimento de Software
- Programação Web com HTML 5 e CSS 3
- Programação Web com JavaScript I
- Interatividade em Páginas Web
- Programação Web com JavaScript II
- Projeto de Bloco: Fundamentos do Desenvolvimento de Software
Processamento de Dados
- Visualização de Dados e Introdução a SQL
- Fundamentos de Programação com Python
- Fundamentos de Modelagem Relacional e SQL
- Fundamentos de Programação com Python II
- Projeto de Bloco: Processamento de Dados
Desenvolvimento Front-end com Frameworks
- Mobile-first UI com React
- Fundamentos de React
- Desenvolvimento Mobile com React Native
- Desenvolvimento Web com React
- Projeto de Bloco: Desenvolvimento Front-end com Frameworks
Desenvolvimento Back-end
- Fundamentos de Desenvolvimento com C#
- Fundamentos de Desenvolvimento com Java
- Desenvolvimento de aplicações MVC com C#
- Desenvolvimento de Serviços Web com Java
- Projeto de Bloco: Desenvolvimento Back-end
IoT, Data Science e Machine Learning
- Fundamentos para Análise de Dados
- Internet of Things
- Data Science
- Análise de Dados Aumentados para IoT
- Projeto de Bloco: IoT, Data Science e Machine Learning
Processamento Digital de Sinais
- Introdução à Matemática para Processamento Digital de Sinais
- Introdução ao Processamento Digital de Sinais
- Matemática para Processamento Digital de Sinais
- Processamento Digital de Sinais
- Projeto de Bloco: Processamento Digital de Sinais
Sistemas Digitais Embarcados
- Fundamentos de Eletrônica Digital
- Fundamentos do Desenvolvimento Assembly para ARM: Simuladores
- Sistemas Embarcados com FPGA
- Desenvolvimento Assembly para ARM: Wearables & IoT
- Projeto de Bloco: Sistemas Digitais Embarcados
Sistemas Robóticos
- Fundamentos de Sistemas Robóticos com ROS
- Fundamentos de Visão Computacional
- Aplicações Robóticas com ROS
- Veículos Autônomos
- Projeto de Bloco: Sistemas Robóticos
Engenharia de Softwares Escaláveis
- Desenvolvimento de Software Ágil e Escalável com Microsserviços
- Algoritmos Avançados
- Melhores Práticas em DevOps
- Segurança no Processo e Desenvolvimento de Software
- Projeto de Bloco: Engenharia de Softwares Escaláveis
Ciência da Computação
- Matemática Discreta e Lógica de Programação
- Algoritmos e Estruturas de Dados Avançados
- Arquitetura e Redes de Computadores
- Programação Distribuída
- Projeto de Bloco: Ciência da Computação
- Interfaces com HTML e CSS
- JavaScript
- Interação Humano-Computador para Desenvolvimento Front-end Web
- Frameworks Front-end e conexão com Back-end
- Projeto: Desenvolvimento Front End
- Fundamentos do Desenvolvimento Java
- Orientação a Objetos com Java e UML
- Desenvolvimento avançado de Sistemas com Java
- Modelagem e Persistência de dados com UML e Java
- Projeto: Desenvolvimento Java
- Fundamentos de Desenvolvimento com C#
- Fundamentos de Desenvolvimento de Aplicações Web ASP .NET
- Desenvolvimento de Serviços Web e Windows Azure
- Desenvolvimento de Aplicações Web ASP .NET MVC
- Projeto: Desenvolvimento .NET
- Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
- Fundamentos de programação com Python
- Arquitetura de Redes de Computadores
- Desenvolvimento Python para Sistemas Operacionais e Redes
- Projeto: Arquitetura de Computadores, Redes e Sistemas Operacionais
- Fundamentos do Desenvolvimento Android
- Design de Interfaces Android
- Desenvolvimento Java: Android
- Segurança, Monetização e Publicação de Aplicativos Android
- Projeto: Desenvolvimento Android
- Matemática para Data Science e Machine Learning
- Internet of Things (Iot)
- Data Science
- Data Analytics e Machine Learning em Iot
- Projeto: Iot e Data Science
- Introdução à Matemática para o Processamento Digital de Sinais
- Introdução ao Processamento Digital de Sinais
- Matemática para o Processamento Digital de Sinais
- Processamento Digital de Sinais
- Projeto de Bloco: Processamento Digital de Sinais
- Matemática para Sistemas Embarcados
- Circuitos Elétricos e Eletrônicos
- Projeto de Microprocessadores
- Sistemas Embarcados
- Projeto de Bloco: Sistemas Embarcados
- Fundamentos de Sistemas Robóticos com ROS
- Fundamentos de Visão Computacional
- Aplicações Robóticas com ROS
- Veículos Autônomos
- Projeto: Robótica
- Inteligência Artificial Simbólica: Fundamentos
- Inteligência Artificial em Jogos: Fundamentos
- Inteligência Artificial Simbólica: Lógica, Planejamento e Ação
- Inteligência Artificial em Jogos: Decisão e Estratégia
- Projeto: Computação e Inteligência Artificial
Ficha TÉCNICA ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
NOME DO CURSO
Engenharia de Computação
FOCO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Plataforma Java para aplicações. Cloud Computing, inteligência artificial, circuitos digitais, IoT, Data Science, Robótica e Automação.
DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO
Voltado para a formação de alta empregabilidade
nas áreas de engenharia de software e de hardware,
com tecnologias de uso corrente pelo mercado.
TIPO DO DIPLOMA
Graduação. Habilita para o exercício profissional
como Engenheiro de Software ou Engenheiro de
Computação e permite continuação dos estudos em
PósGraduação, MBA, Mestrado e Doutorado, e a
participação em concursos públicos
CARGA HORÁRIA
4.297 horas totais (3.570 horas em disciplinas obrigatórias / 400 horas de estágio supervisionado + 300 horas de atividades complementares / 27 horas em disciplinas optativas).
DURAÇÃO
Estimada em cerca de 5 anos.
O aluno que completar o curso de Engenharia de Computação e desejar obter também o diploma em Engenharia de Software deverá cursar um bloco da graduação de Engenharia de Software. Ou seja, o aluno pode obter ambos os diplomas em 23 trimestres letivos (cerca de 6 anos).
MEC
Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial
pela portaria nº1398 de 18 de setembro de 2009.
SALAS DE AULA
100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial. Nota
4,2 em 5 pelo MEC em infraestrutura, no
reconhecimento.
CERTIFICAÇÕES
Ajuda na preparação para as certificações: Oracle Java Programmer, OMG Certified UML Professional, Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3, Microsoft Web Applications, Microsoft Web Services.
CORPO DOCENTE
Reconhecido pelo MEC com nota 4,8 em 5,0
DESTAQUES
Forma profissionais prontos para trabalhar com
software, hardware e sistemas embarcados. O setor
de software no Brasil é um segmento de salários
altos e vagas sobrando. O salário médio de um
gerente de sistemas é de R$10 a 20 mil. Mesmo
estagiários ganham bolsas significativas: a bolsa
média de estágio em engenheria no Brasil é de
R$2.008,00 para alunos do último ano
(fonte: Exame/Robert Half)
PRINCIPAIS CARGOS
Engenheiro de Software, Desenvolvedor de
Sistemas Embarcados, Projetista de Hardware,
Analista de Sistemas, Arquiteto de Software, Analista
de Qualidade de Software, Gerente de Projeto de Sistemas,
Gerente de Sistemas, Projetista de
Sistemas de Software e Projetista de Testes.
CURRÍCULO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Referenciais da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC); Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Engenharias (MEC/CNE); Referenciais Curriculares
para Bacharelado e Licenciatura (MEC/SESu) e
Association for Computing Machinery (ACM), a
referência mundial para estudos da TI.
MODALIDADE
Presencial: regime intensivo trimestral.
precisa de mais informações?
empregadores dos nossos alunos
Estas são algumas das empresas em que alunos formados nas nossas graduações trabalham ou trabalharam
SAIBA MAIS SOBRE O DIA A DIA
Inscreva-se nos clubes de alunos do Instituto Infnet
O envolvimento em atividades extraclasse é uma das formas de um aluno conseguir aproveitar melhor a sua fase de estudante de graduação. Os clubes da
Feedback construtivo incentiva alunos
A partir de hoje teremos muita agitação e feedback aqui pelo Infnet! Nessa semana se inicia o segundo trimestre do ano letivo, e você pode
Instituto Infnet da adeus aos cadernos e adota aulas 100% laboratório desde 2007
Hoje de manhã, estava conversando com uma aluna que se transferiu para o Infnet depois de estudar três anos em outra instituição aqui do Rio.