GRADUAÇÃO
FACULDADE DE
ENGENHARIA DE SOFTWARE
A Faculdade de Engenharia de Software prepara engenheiros capazes de projetar e desenvolver soluções de software complexas, dominando todas as etapas da construção de software de diferentes portes, usando diferentes tecnologias, arquiteturas, metodologias e estratégias de gestão de projetos.
Últimas vagas: Comece sua faculdade em 26/02
A ÁREA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Torne-se um Engenheiro de Software altamente capacitado na concepção e desenvolvimento de softwares complexos.
Na Faculdade de Engenharia de Software do Infnet você irá explorar todo o processo de desenvolvimento de software através da aprendizagem de softwares escaláveis, microsserviços, Cloud, métodos ágeis, Inteligência Artificial e muito mais.
A graduação também abordará as principais linguagens de programação exigidas pelo mercado, como JavaScript, Python, Java, SQL, NET e C#.
Confira mais informações no vídeo "Que profissão é essa? - Engenharia de Software!"
PERGUNTAS FREQUENTES
As aulas são 100% em laboratórios equipados com uma workstation por aluno, equipados com os softwares mais utilizados no mercado.
Com uma metodologia de ensino própria PBL+CBL, no curso de engenharia de software os alunos aprendem na prática. Desenvolvendo softwares complexos e usando arquiteturas, metodologias e estratégias diferentes.
A graduação é organizada em 16 trimestres letivos ao longo dos quatro anos, com um projeto de bloco por semestre, para colocar em prática tudo que foi aprendido, exatamente como é no mercado de trabalho.
Além disso, todas as aulas são gravadas. Possibilitando que, em casos de ausência, os alunos possam acessar e acompanhar as aulas, mesmo a distância, para assegurar que nenhum conteúdo seja perdido.
A graduação em Engenharia de Software prepara o aluno para carreiras como as de Engenheiro de Software, Analista de Sistemas, Arquiteto de Software, Analista de Qualidade de Software, Gerente de Projeto de Sistemas, Gerente de Sistemas, Projetista de Sistemas de Software e Projetista de Testes.
Formando profissionais qualificados para um mercado em expansão, o curso de Engenharia de Software projeta oportunidades em empresas de todos os portes, nacionais e internacionais.
Na cidade do Rio de Janeiro, Engenheiro de Software ganha entre R$ 10.991,29 e o teto salarial de R$ 21.267,77.
A média salarial fica em R$ 11.299,90 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.
Fonte: salarios.com.br
PROCESSO SELETIVO
Para ingressar no curso de Engenharia de Software você precisa participar de um processo seletivo obrigatório.
VEJA AS FORMAS DE INGRESSO DISPONÍVEIS
INFORMAÇÕES DO CURSO
Próxima turma
19/08/2024 nos turnos da manhã e da noite, com aulas diárias.
Duração
Quatro anos, divididos em 16 trimestres letivos.
Mensalidade
R$ 4.470,00
Bolsas de até 60% via Vestibular ou ENEM.
FUNDAMENTOS DO CURSO
APRENDIZADO PRÁTICO
Em uma workstation por aluno, suas aulas são intensamente práticas e com os melhores softwares do mercado.
Certificados Internacionais
A graduação ajuda na preparação para certificações válidas internacionalmente, de empresas como a Microsoft e a Oracle.
Networking
Estude e conviva presencialmente com outros profissionais de alto nível, crie uma rede de contatos com professores e colegas de estudo e destaque-se no mercado.
Projetos de Mercado
O aprendizado é construído ao redor de oito grandes projetos reais, baseados nos desafios iguais aos do mercado de trabalho.
Visão Sistêmica
Forma profissionais com uma visão sistêmica das fases do processo de desenvolvimento de software: concepção, desenho, implementação, testes e segurança.
Alta Empregabilidade
Com um mercado em expansão, a área de desenvolvimento precisa de profissionais qualificados, em cargos bem remunerados e há oportunidades em empresas de todos os portes.
Engenharia de Software
Você aprende de verdade a construir softwares complexos, de grande porte, usando diferentes arquiteturas, metodologias e estratégias, tornando-se um profissional disputado no mercado de trabalho.
Full Stack
Torne-se um desenvolvedor full stack e aprenda desde o front-end, através da criação de interfaces de sites, softwares e aplicativos em geral, até o back-end, por meio da programação em servidores.
CERTIFICAÇÕES ABORDADAS
70-480 [Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3]
70-486 Developing ASP.NET MVC Web Applications
70-487 Developing Microsoft Azure and Web Services
OMG Certified UML Professional
1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer
METODOLOGIA DE ENSINO
Desenvolvemos uma metodologia de ensino baseada na utilização de projetos e competências. A combinação do Project Based Learning com o Competency Based Learning fornece um diferencial à nossa faculdade, permitindo cursos que engajam mais, pois você aprende construindo projetos e desenvolvendo as competências que realmente precisa para o mercado de trabalho.
É uma forma de aprender inovadora e moderna, alinhada com o que é feito em várias escolas de tecnologia internacionais.
MATRIZ CURRICULAR
Fundamentos do Desenvolvimento de Software
-
Programação Web
com HTML 5 e CSS 3 -
Programação Web
com JavaScript I -
Interatividade em
Páginas Web -
Programação Web
com JavaScript II -
Projeto de Bloco: Fundamentos do
Desenvolvimento de Software
Processamento de Dados
-
Visualização de Dados
e Introdução a SQL -
Programação
com Python -
Fundamentos de Modelagem
Relacional e SQL -
Python para
Dados -
Projeto de Bloco:
Processamento de Dados
Desenvolvimento Front-end com Frameworks
-
Mobile-first UI
com React -
Fundamentos
de React -
Desenvolvimento Mobile
com React Native -
Desenvolvimento Web
com React -
Projeto de Bloco: Desenvolvimento
Front-end com Frameworks
Desenvolvimento Back-end
-
Fundamentos de Desenvolvimento
com Java -
Fundamentos de Desenvolvimento
com C# -
Desenvolvimento de Serviços
Web e Testes com Java -
Desenvolvimento Web com
.NET e Bases de Dados -
Projeto de Bloco:
Desenvolvimento Back-end
Engenharia de Softwares Escaláveis
-
Desenvolvimento de Software
Ágil e Escalável com Microsserviços -
Algoritmos
Avançados -
Melhores Práticas
em DevOps -
Segurança no Processo
e Desenvolvimento de Software -
Projeto de Bloco:
Engenharia de Softwares Escaláveis
ENGENHARIA DISCIPLINADA DE SOFTWARES
-
Análise, Projeto e Construção
Disciplinada de Softwares I -
Melhores Práticas
de Codificação -
Análise, Projeto e Construção
Disciplinada de Softwares II - Refatoração
-
Projeto de Bloco: Engenharia
Disciplinada de Softwares
Ciência da Computação
-
Velocidade e Qualidade com
Estruturas de Dados e Algoritmos -
Sistemas Operacionais
com Linux e Python -
Estruturas de Dados
e Algoritmos Avançados -
Programação Distribuída com
Redes usando Linux e Python -
Projeto de Bloco:
Ciência da Computação
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E
MACHINE LEARNING
-
Inteligência Artificial:
Model LifeCycle -
Dados para Machine
Learning: Feature Engineering -
Inteligência Artificial:
Classificação -
Inteligência Artificial:
Clusterização -
Projeto de Bloco:
Inteligência Artificial e Machine Learning
MATRIZ CURRICULAR
- Programação Web com HTML5 e CSS3.
- Programação Web com JavaScript I.
- Interatividade em Páginas Web.
- Programação Web com JavaScript II.
- Projeto de Bloco: Fundamentos do Desenvolvimento de Software
- Visualização de Dados e Introdução a SQL
- Fundamentos de Programação com Python
- Fundamentos de Modelagem Relacional e SQL
- Fundamentos de Programação com Python II
- Projeto de bloco: Processamento de Dados
- Mobile-first UI com React.
- Fundamentos de React.
- Desenvolvimento Mobile com React Native.
- Desenvolvimento Web com React.
- Projeto de Bloco: Desenvolvimento Front-end com Frameworks
- Fundamentos de Desenvolvimento com C#.
- Fundamentos de Desenvolvimento com Java.
- Desenvolvimento de aplicações MVC com C#.
- Desenvolvimento de Serviços Web com Java.
- Projeto de Bloco: Desenvolvimento Back-end
- Estrutura de Dados e Algorítmos Avançados I
- Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
- Estrutura de Dados e Algorítmos Avançados I
- Arquitetura de Redes de Computadores
- Projeto de Bloco: Ciência da Computação
- Pré-processamento para Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial: Clusterização
- Inteligência Artificial: Classificação
- Implantação de Modelos de Inteligência Artificial (MLOps)
- Projeto de Bloco: Inteligência Artificial e Machine Learning
- Análise, Projeto e Construção.
- Disciplinada de Softwares I.
- Melhores Práticas de Codificação.
- Análise, Projeto e Construção Disciplinada de Softwares II.
- Refatoração.
- Projeto de Bloco: Engenharia Disciplinada de Softwares
- Desenvolvimento de Software Ágil e Escalável com Microsserviços.
- Algoritmos Avançados.
- Melhores Práticas em DevOps.
- Segurança no Processo e Desenvolvimento de Software
- Projeto de Bloco: Engenharia de Softwares Escaláveis
FICHA TÉCNICA ENGENHARIA DE SOFTWARE
NOME DO CURSO
Engenharia de Software
FOCO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
Plataformas Java e .NET para aplicações, Cloud Computing, fábrica de software, arquitetura de software, softwares escaláveis, softwares seguros, softwares de alto desempenho, inteligência artificial.
DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO
Voltado para a formação de alta empregabilidade na
área de engenharia de software, com tecnologias de
uso corrente pelo mercado.
TIPO DO DIPLOMA
Graduação. Habilita para o exercício profissional
como Engenheiro de Software e permite
continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA,
Mestrado e Doutorado, e a participação
em concursos públicos.
CARGA HORÁRIA
3.349 horas, incluindo aulas, estágio, atividades
complementares e optativas.
DURAÇÃO
Estimada em 4 anos.
MEC
Presencial: Autorizado pelo MEC pela portaria nº 611 de 30 de novembro de 2014. Reconhecido pelo MEC pela portaria nº 32, de 27 de março de 2023.
SALAS DE AULA
100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial.
Nota 4,5 em 5 pelo MEC em infraestrutura.
CERTIFICAÇÕES
Ajuda na preparação para as certificações: Oracle Java Programmer, OMG Certified UML Professional, Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3, Microsoft Web Applications, Microsoft Web Services.
CERTIFICAÇÕES
Prepara para 4 certificações oficiais dos principais
players de tecnologia.
CORPO DOCENTE
Professores com experiência prática de mercado.
DESTAQUES
Forma os profissionais mais valorizados do setor de
software, um segmento de salários altos e vagas
sobrando. O salário médio de um gerente de
sistemas é de R$10 a 20 mil. Mesmo estagiários
ganham bolsas significativas: a bolsa média de estágio
em engenharia no Brasil é de R$2.008,00 para alunos
do último ano (fonte: Exame/Robert Half).
PRINCIPAIS CARGOS
Engenheiro de Software, Analista de Sistemas,
Arquiteto de Software, Analista de Qualidade de
Software, Gerente de Projeto de Sistemas, Gerente
de Sistemas, Projetista de Sistemas de Software
e Projetista de Testes.
CURRÍCULO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
Referenciais da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC); Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Engenharias (MEC/CNE); Referenciais Curriculares
para Bacharelado e Lincenciatura (MEC/SESu) e
Association for Computing Machinery (ACM), a
referência mundial para estudos da TI.
MODALIDADE
Presencial: regime intensivo trimestral.
OBSERVAÇÕES
Os blocos finais de graduação em Engenharia de Software (últimos 2 anos do programa), em razão de suas características específicas necessárias para o aprofundamento dos temas tratados e da necessidade dos alunos de participarem de programas de estágio, são agendados apenas no turno da Noite, não sendo oferecidos no turno da manhã. É importante lembrar que a Instituição pode alterar a oferta de classes em razão da disponibilidade de infraestrutura e demanda.
EMPREGADORES DOS NOSSOS ALUNOS
Estas são algumas das empresas em que alunos formados nas nossas graduações trabalham ou trabalharam