Vestibular 2022

GRADUAÇÃO EM

ENGENHARIA DE SOFTWARE

A graduação em Engenharia de Software forma engenheiros de alto nível para uma demanda concreta do mercado: profissionais capazes de projetar e desenvolver soluções computacionais complexas.

INFORMAÇÕES

E VALORES

Esta página é para modalidade presencial, conheça nossa oferta na modalidade Live (EAD). 

A ÁREA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

PROCESSO SELETIVO

PARA INGRESSAR NO CURSO, VOCÊ PRECISA PARTICIPAR DE UM PROCESSO SELETIVO OBRIGATÓRIO.
VEJA AS FORMAS DE INGRESSO DISPONÍVEIS

Vestibular

Inscreva-se, realize sua prova online e concorra a bolsas exclusivas para os primeiros colocados.

Nota do ENEM

Utilize seu resultado do ENEM para ingressar diretamente no curso e usufruir de bolsas, dependendo da sua pontuação.

Transferência ou Portador de Diploma

Para quem já está na faculdade ou já se formou em outro curso. A seleção envolve entrevista, análise documental e curricular.

Esta Graduação é Oferecida na Modalidade Presencial

Esse é formato clássico das graduações! Você tem aulas presenciais com um corpo docente reconhecido com nota máxima pelo MEC. Suas aulas são na sede da Escola Superior da Tecnologia da Informação (ESTI), com acesso a laboratórios de ponta, uma super biblioteca focada em tecnologia e salas de estudo dedicadas aos alunos. Além disso, tem um computador só para você em todas as aulas para, na hora, colocar em prática o que aprendeu. A ESTI está praticamente em frente à estação de metrô da Carioca e a três quadras da estação de barcas da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.

Duração

Quatro anos, divididos em 16 trimestres letivos.

Carga Horária

3.300 horas (2.168 horas/aula + 400 horas de estágio supervisionado + 200 horas de atividades complementares + 162 horas optativas de Inglês + 27 horas optativas de Libras).

Início e horário

Julho de 2022, diariamente, no turno da manhã ou tarde.

FUNDAMENTOS DO CURSO

100% em Laboratório

Computadores são as ferramentas do dia a dia dos desenvolvedores. Por que não usá-los da mesma forma, durante a graduação? No Instituto, todas as aulas da Engenharia de Software são em laboratório, com uma workstation por aluno. O Infnet inova e estabelece um novo padrão de qualidade, oferecendo a única graduação 100% prática do estado.

Orientação ao Mercado

O curso de engenharia de software atende à demanda por profissionais de sólida formação conceitual, mas com foco principal no mercado de trabalho e não na pesquisa acadêmica. A maior parte das graduações de alto nível em Engenharia de Software são mais voltadas para a pesquisa acadêmica do que para os métodos e tecnologias usadas no mercado. O curso, assim, contribui para o desenvolvimento da indústria de software no Brasil, e oferece uma oportunidade ímpar de carreira para seus alunos.

Visão Sistêmica

A graduação forma engenheiros de software com uma visão sistêmica das fases do processo de desenvolvimento de software, desde a concepção, passando pela análise, desenho da solução, implementação, testes e segurança.

Tecnologias de Ponta

O currículo cobre assuntos de ponta, exigidos pelo mercado, como as plataformas Java e .NET, além dos conteúdos de base, como Teoria da Computação, Engenharia e Arquitetura de Software. Com isso, o aluno pode ingressar imediatamente no mercado de trabalho em posições valorizadas, mesmo sem experiência prévia.

CERTIFICAÇÕES ABORDADAS

Microsoft Academy Program

70-486 Developing ASP.NET MVC Web Applications

Microsoft Academy Program

70-480 [Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3]

Object Management Group

OMG Certified UML Professional

Microsoft Academy Program

70-487 Developing Microsoft Azure and Web Services

Oracle Academy

1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer

Metodologia de ensino

Desenvolvemos uma metodologia de ensino baseada na utilização de projetos e competências. A combinação do Project Based Learning com o Competency Based Learning fornece um diferencial à nossa faculdade, permitindo cursos mais engajantes, pois você aprende construindo projetos e desenvolvendo as competências que realmente precisa no mercado de trabalho. 

É uma forma de aprender inovadora e moderna, alinhada com o que é feito em várias escolas de tecnologia internacionais.

matriz curricular

Faça o download do livreto e conheça
todas as nossas graduações.

Download
  • Interfaces com HTML e CSS
  • JavaScript
  • Interação Humano- Computador para Desenvolvimento Front-end Web
  • Frameworks Front-end e conexão com Back-end
  • Projeto: Desenvolvimento Front End

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos do Desenvolvimento Java
  • Orientação a Objetos com Java e UML
  • Desenvolvimento avançado de Sistemas com Java
  • Modelagem e Persistência de dados com UML e Java
  • Projeto: Desenvolvimento Java

 

            Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos de Desenvolvimento com C#
  • Fundamentos de Desenvolvimento de Aplicações Web ASP .NET
  • Desenvolvimento de Serviços Web e Windows Azure
  • Desenvolvimento de Aplicações Web ASP .NET MVC
  • Projeto: Desenvolvimento .NET

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
  • Fundamentos de programação com Python
  • Arquitetura de Redes de Computadores
  • Desenvolvimento Python para Sistemas Operacionais e Redes
  • Projeto: Arquitetura de Computadores, Redes e Sistemas Operacionais

 

            Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos do Desenvolvimento Android
  • Design de Interfaces Android
  • Desenvolvimento Kotlin: Android
  • Segurança, Monetização e Publicação de Aplicativos Android
  • Projeto: Desenvolvimento Android

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Análise, Projeto e Construção Disciplinada de Softwares I
  • Melhores Práticas de Codificação
  • Análise, Projeto e Construção Disciplinada de Softwares II
  • Refatoração
  • Projeto:Engenharia Disciplinada de Softwares

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Inteligência artificial simbólica: fundamentos
  • Inteligência artificial em jogos: fundamentos
  • Inteligência Artificial simbólica: lógica, planejamento e ação
  • Inteligência artificial em jogos: decisão e estratégia
  • Projeto: Computação e Inteligência Artificial

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Desenvolvimento de Software Ágil e Escalável com Microsserviços
  • Algoritmos Avançados
  • Melhores Práticas de DevOps
  • Segurança no Processo e Desenvolvimento de Software
  • Projeto: Engenharia de Softwares Escalonáveis

          Veja o conteúdo detalhado

  • Interfaces com HTML e CSS
  • JavaScript
  • Interação Humano-Computador para Desenvolvimento Front-end Web
  • Frameworks Front-end e conexão com Back-end
  • Projeto: Desenvolvimento Front End

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos do Desenvolvimento Java
  • Orientação a Objetos com Java e UML
  • Desenvolvimento avançado de Sistemas com Java
  • Modelagem e Persistência de dados com UML e Java
  • Projeto: Desenvolvimento Java

 

            Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos de Desenvolvimento com C#
  • Fundamentos de Desenvolvimento de Aplicações Web ASP .NET
  • Desenvolvimento de Serviços Web e Windows Azure
  • Desenvolvimento de Aplicações Web ASP .NET MVC
  • Projeto: Desenvolvimento .NET

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
  • Fundamentos de programação com Python
  • Arquitetura de Redes de Computadores
  • Desenvolvimento Python para Sistemas Operacionais e Redes
  • Projeto: Arquitetura de Computadores, Redes e Sistemas Operacionais

 

            Veja o conteúdo detalhado

  • Fundamentos do Desenvolvimento Android
  • Design de Interfaces Android
  • Desenvolvimento Kotlin: Android
  • Segurança, Monetização e Publicação de Aplicativos Android
  • Projeto: Desenvolvimento Android

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Análise, Projeto e Construção Disciplinada de Softwares I
  • Melhores Práticas de Codificação
  • Análise, Projeto e Construção Disciplinada de Softwares II
  • Refatoração
  • Projeto:Engenharia Disciplinada de Softwares

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Inteligência artificial simbólica: fundamentos
  • Inteligência artificial em jogos: fundamentos
  • Inteligência Artificial simbólica: lógica, planejamento e ação
  • Inteligência artificial em jogos: decisão e estratégia
  • Projeto: Computação e Inteligência Artificial

 

          Veja o conteúdo detalhado

  • Desenvolvimento de Software Ágil e Escalável com Microsserviços
  • Algoritmos Avançados
  • Melhores Práticas de DevOps
  • Segurança no Processo e Desenvolvimento de Software
  • Projeto: Engenharia de Softwares Escalonáveis

 

          Veja o conteúdo detalhado

FICHA TÉCNICA ENGENHARIA DE SOFTWARE

NOME DO CURSO

Engenharia de Software

FOCO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Plataformas Java e .NET para aplicações, Cloud Computing, fábrica de software, arquitetura de software, softwares escaláveis, softwares seguros, softwares de alto desempenho, inteligência artificial.

DIRETRIZ DA INSTITUIÇÃO

Voltado para a formação de alta empregabilidade na
área de engenharia de software, com tecnologias de
uso corrente pelo mercado.

TIPO DO DIPLOMA

Graduação. Habilita para o exercício profissional
como Engenheiro de Software e permite
continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA,
Mestrado e Doutorado, e a participação
em concursos públicos.

CARGA HORÁRIA

3.349 horas, incluindo aulas, estágio, atividades
complementares e optativas.

DURAÇÃO

Estimada em 4 anos.

MEC

Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial
pela portaria nº 611 de 30 de novembro de 2014.

SALAS DE AULA

100% ministrado em laboratório, com uma
workstation por aluno, no formato presencial.
Nota 4,5 em 5 pelo MEC em infraestrutura.

CERTIFICAÇÕES

Ajuda na preparação para as certificações: Oracle Java Programmer, OMG Certified UML Professional, Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3, Microsoft Web Applications, Microsoft Web Services.

CERTIFICAÇÕES

Prepara para 4 certificações oficiais dos principais
players de tecnologia.

CORPO DOCENTE

Professores com experiência prática de mercado.

DESTAQUES

Forma os profissionais mais valorizados do setor de
software, um segmento de salários altos e vagas
sobrando. O salário médio de um gerente de
sistemas é de R$10 a 20 mil. Mesmo estagiários
ganham bolsas significativas: a bolsa média de estágio
em engenharia no Brasil é de R$2.008,00 para alunos
do último ano (fonte: Exame/Robert Half).

PRINCIPAIS CARGOS

Engenheiro de Software, Analista de Sistemas,
Arquiteto de Software, Analista de Qualidade de
Software, Gerente de Projeto de Sistemas, Gerente
de Sistemas, Projetista de Sistemas de Software
e Projetista de Testes.

CURRÍCULO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Referenciais da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC); Diretrizes Curriculares Nacionais para as
Engenharias (MEC/CNE); Referenciais Curriculares
para Bacharelado e Lincenciatura (MEC/SESu) e
Association for Computing Machinery (ACM), a
referência mundial para estudos da TI.

MODALIDADE

Presencial: regime intensivo trimestral.

OBSERVAÇÕES

Os blocos finais de graduação em Engenharia de Software (últimos 1,5 anos do programa), em razão de suas características específicas necessárias para o aprofundamento dos temas tratados e da necessidade dos alunos de participarem de programas de estágio, são agendados apenas nos turnos Manhã 1 (7:00 às 9:30, iniciando sempre em abril e em outubro) e Noite 2 (19:40 às 22:10, iniciando sempre em janeiro e em julho), não sendo oferecidos no turno da tarde. É importante lembrar que a Instituição pode alterar a oferta de classes em razão da disponibilidade de infraestrutura e demanda.

precisa de mais informações?

SAIBA MAIS SOBRE O DIA A DIA

Isto é tudo, obrigado! 😀