Faculdade de Sistemas de Informação

Implantação de Processos de Operações e Logística

Entregável do Bloco:
Planejamento de uma solução completa de logística para a cadeia de valores de uma organização, com foco e detalhamento dos processos de negócio, visando integração da logística à de fornecedores e clientes utilizando sistemas de informação SAP que devem ser totalmente especificados e implementados para um processo completo incluindo customização via ABAP para atender às necessidades específicas da organização.
Fundamentos da Administração da Produção e da Logística
1 – Explicar a inserção da área de operações e logística no contexto das organizações.
2 – Descrever os principais conceitos e processos da administração da produção e da logística.
3 – Comparar os principais processos de logística em diversos tipos de organização
4 – Desenhar processos de produção e logística alinhados com indicadores de desempenho da organização.
Sistemas de Informações Gerenciais na Cadeia de Suprimentos
1 – Descrever os sistemas de informação mais comuns usados nas organizações;
2 – Explicar os benefícios e desafios da implantação de ERPs nas organizações;
3 – Implantar em um ERP processos de produção e logística integrados com processos de outras áreas.
Planejamento, Controle, Otimização e Desafios da Produção
1 – Descrever as relações da administração da produção e da logística com a responsabilidade ambiental.
2 – Descrever objetivos, técnicas e atividades de planejamento e controle.
3 – Planejar e controlar a cadeia de suprimentos.
4 – Planejar e controlar os estoques.
5 – Planejar e controlar a capacidade de produção.
6 – Planejar e controlar falhas e sua recuperação.
Implantação de Soluções Customizadas para a Cadeia de Suprimentos
1 – Implementar em um ERP uma solução de planejamento e controle da cadeia de suprimentos.
2 – Descrever a arquitetura e os principais conceitos para a customização de processos em um ERP.
3 – Implementar customizações em processos simples utilizando ABAP.
Projeto de Bloco: Implantação de Processos de Operações e Logística
1 – Analisar casos de administração da produção e logística.
2 – Levantar as necessidades de operação e logística para uma organização.
3 – Desenhar processos de operação e logística alinhados com as necessidades da organização
4 – Compreender a questão ética no relacionamento com fornecedores e clientes, analisando dilemas éticos, em especial aqueles relacionados a fornecedores;
5 – Implantar em um ERP processos de operação e logística para uma organização.
6 – Elaborar uma solução de planejamento e controle da cadeia de suprimentos para uma organização.
7 – Documentar sua solução implantada de planejamento e controle da cadeia de suprimentos.
8 – Implantar em um sistema de informação uma solução de planejamento e controle da cadeia de suprimentos para uma organização com processos customizados utilizando ABAP
Certificações do Bloco:
Este bloco não tem foco na preparação para certificações profissionais.

precisa de mais informações?

SAIBA MAIS SOBRE O DIA A DIA

Isto é tudo, obrigado! 😀