Infnet promove lives para apresentar a graduação em Ciência de Dados

O Instituto Infnet irá apresentar durante o mês de Fevereiro uma série de lives com professores da instituição, abordando o lançamento da nova graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Na última quarta-feira, 02, foi ao ar o primeiro encontro apresentado pelo prof. Fernando Ferreira – coordenador do curso – contou com a participação do prof. Cassius Figueiredo, cientista de dados e com mais de 25 anos de experiência em Gestão de Projetos.

Nessa primeira conversa, os professores apresentaram a área de trabalho de um cientista de dados, os principais aprendizados para quem está começando, o futuro da IA, a importância da programação no futuro e, claro, o bacharelado do Instituto Infnet.

Se você está interessado em se tornar um cientista de dados e tem dúvidas sobre o que deve saber antes de se inscrever, os professores frisaram que não precisa programar de primeira. O Infnet oferece toda a estrutura que você precisa para a sua aprendizagem.

O professor Cassius pontuou os conhecimentos que você irá aprender na graduação do Instituto Infnet: Você terá uma boa formação matemática, desde os conhecimentos básicos como cálculo e álgebra linear, passando por estatística e probabilidade. Também terá uma formação computacional de boa qualidade, aprenderá sobre ciência da computação e a infra estrutura de um banco de dados. Por último, irá conhecer toda a área de modelagem, entender os modelos, como funcionam e suas aplicações.

Ciência de Dados x Banco de Dados:

Uma das perguntas feitas pelo público da live foi sobre a diferença entre as duas graduações ofertadas pelo Infnet: Ciência de Dados e a graduação em Banco de Dados (BI e Big Data). A principal diferença são as aplicações de cada uma. Quando pensamos em banco de dados, pensamos na tecnologia, na modelagem da informação, mas não necessariamente no processamento dos dados. O trabalho do cientista de dados e do engenheiro de dados são complementares, já que a área de data science consome os dados modelados pelo data engineer. Outra diferença é que, enquanto o profissional de ciência de dados trabalha junto com a área de negócios, o profissional de banco de dados estará junto à equipe de TI.

A graduação em Ciência de Dados é uma faculdade para quem gosta de matemática, estatística e/ou solucionar problemas. E não pense que é uma área apenas para amantes de empresas de tecnologia. O Cientista de Dados é um dos profissionais mais procurados do mercado e pode atuar em qualquer segmento, como educação, saúde e até no mercado financeiro.

Esse bate-papo já está disponível integralmente no Youtube. Assista ao vídeo aqui:

Não quer perder a nossa próxima live? Ficou com alguma dúvida? Se inscreva no canal do youtube do Infnet, ative as notificações e prepare sua pergunta.. A próxima transmissão será quarta-feira, dia 9 de fevereiro às 19h! #VemProInfnet