ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Vida na escola

Inteligência Artificial vs Tiny AI

Uma das 10 tecnologias mais promissoras de 2020, segundo o MIT, é a “Tiny AI”. O que significa na Inteligência Artificial?

Primeiro, é necessário saber que a Inteligência Artificial vai além de algoritmos e máquinas que conseguem processar relações lógicas. Há também o machine learning, que permite que, por manipulação estatística de grandes volumes de dados, os algoritmos possam identificar tendências, padrões e relações.

Por exemplo, sem que sejam criadas regras claras de como identificar um gato em uma fotografia, é possível treinar-se um sistema para que ele, a partir de uma grande massa de fotos contendo gatos, consiga identificar gatos em outras fotos quaisquer.

Mas hoje os algoritmos da IA têm que recorrer a “big data”. E isso limita a velocidade e privacidade da própria IA.

É aí que entra a “Tiny AI”, uma busca por novos algoritmos, para que se possam chegar às mesmas conclusões utilizando uma quantidade de dados menor.

E, junto com a tecnologia, chegam oportunidades para os profissionais.

No Infnet, é possível aprender sobre o assunto na pós-graduação MIT em Inteligência Artificial e Machine Learning, com próxima turma em abril, coordenada pelo prof. Fernando Ferreira.

Para conhecer mais sobre a pós, clique aqui. Para ler a matéria na íntegra, acesse este link.