ESTI | Escola Superior da TI

ESCOLA SUPERIOR DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO INFNET

Metodologia de ensino

O que é PBL?

Durante a faculdade, você aprende o tempo todo realizando projetos. Praticamos o Aprendizado Baseado em Projetos, do inglês Project Based Learning (PBL). Trata-se de uma metodologia inovadora, cada vez mais usada no mundo. Ela dá ao aluno autonomia, na medida em que aprende desenvolvendo seu projeto. Também orienta o aprendizado para a construção, para o desenvolvimento, para a criação de soluções, tornando-o mais prático.  Trabalhando em projetos você também desenvolve competências interpessoais e a criatividade. Oferece a oportunidade de aprender com desafios do mundo real, similares aos que ele encontrará no mercado de trabalho, aumentando a retenção das competências e conceitos aprendidos.

Elementos-chave do processo

O QUE É CBL?

Trata-se do Aprendizado Baseado  em Competências, do inglês Competency Based Learning (CBL). É trocar as tradicionais grades de disciplinas, centradas nos conteúdos que o aluno deve aprender, pelas competências que o aluno deve desenvolver para exercer sua profissão no mercado de trabalho. O aprendizado durante o curso é orientado para o desenvolvimento de cada uma dessas competências. E no Instituto Infnet, essas competências são sempre trabalhadas dentro de projetos, o que as torna ainda mais reais e aplicadas.

Quando um curso no modelo CBL é desenvolvido, os educadores não começam a preparar um plano de aula baseado na escolha de conteúdos e leituras. Em vez disso, começam por identificar as competências necessárias para a atuação do profissional e, em seguida, selecionam os materiais e atividades para apoiar o aprendizado dos alunos em cada uma delas. No caso do Instituto Infnet, que usa paralelamente o método de aprendizado por projetos, normalmente esses materiais são atividades práticas, e não apenas leituras e vídeos.

O aluno progride no curso na medida em que adquire novas competências e torna-se apto para se formar quando domina todo o conjunto de competências necessárias para a nova profissão. Esse modelo é muito mais alinhado com o mercado de trabalho, pois as empresas podem ter certeza de quais competências o profissional formado domina.

PONTOS ESSENCIAIS DO CBL: